domingo, 15 de abril de 2007

Manifestações culturais na Praça Luís de Camões

Projecto Memória assinala os 33 anos da revolução dos cravos

A Câmara Municipal de Lisboa, a EGEAC - Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural e o CEM - Centro em Movimento, promovem o “Projecto Memória – Comemorações dos 33 anos do 25 de Abril” que decorre de 25 de Abril a 1 de Maio, das 10h00 às 19h00, na Praça Luís de Camões, em Lisboa.
Estão agendadas exposições, desfiles, concertos, actividades de expressão criativa destinadas a crianças e idosos, intervenções de artistas plásticos, entre várias iniciativas culturais.

PROGRAMA:

25 de Abril a 1 de Maio, na Praça Luís de Camões
Das 10h00 às 19h00


Exposição “Murais Artísticos da Revolução” 25 fotografias alusivas aos murais artísticos da revolução, da autoria de Conceição Neuparth, cedida pelo Centro de Documentação do 25 de Abril.

Dia 25 de Abril

11h00 às 12h30 Encontro de bebés – brincadeiras na relva acompanhadas por professores.

12h00 às 13h00 Desfile e actuação do grupo coral Ganhões de Castro Verde. Do Largo do Carmo até à Praça Luís de Camões.

12h30 às 13h00 “Dança dos Bairros” – desfile e actuação de casais de marchantes representantes dos diversos bairros lisboetas (dois pares de marchantes representantes de 22 colectividades), acompanhados pelo Cavalinho. Desfile da Rua dos Fanqueiros à Praça Luís de Camões.

14h15 “Dança dos Bairros” Actuação na Praça Luís de Camões.

14h30 às 18h00 Instalação da “sala-de-estar memória” que acolhererá diversas conversas, histórias e depoimentos recolhidos no local.

16h00 Actuação da banda filarmónica ACULMA.

15h00 às 19h00 Actividades de expressão criativa com crianças (criação de origamis) e idosos (criação de flores em crochet).

Dias 26 e 27 de Abril
10h00 às 19h00

Actividades de expressão criativa com crianças e idosos, intervenção de artistas plásticos a partir dos materiais produzidos diariamente, instalação da “sala-de-estar memória” que acolhererá diversas conversas, histórias e depoimentos recolhidos no local.

Dia 28 de Abril

10h00 às 19h00
“Limpeza performativa” performances em redor da estátua.

12h00 às 19h00
Actividades de expressão criativa com crianças e idosos, instalação da “sala-de-estar memória” que acolhererá diversas conversas, histórias e depoimentos recolhidos no local.

Dia 29 de Abril

13h30 às 14h30
“Limpeza performativa” performances em redor da estátua.

14h00 às 19h00
Actividades de expressão criativa com crianças e idosos.

16h00 às 17h30
Dia Mundial da Dança – actuação de grupos de dança diversa

Dia 30 de Abril

10h00 às 19h00
Actividades de expressão criativa com crianças e idosos, intervenção de artistas plásticos a partir dos materiais produzidos diariamente, instalação da “sala-de-esta memória” que acolhererá diversas conversas, histórias e depoimentos recolhidos no local.

Dia 1 de Maio

12h00 às 13h00
“Limpeza performativa” performances em redor da estátua.

13h00 às 15h30
Piquenique aberto à população, com a participação de toda a equipa envolvida no evento.

16h00 às 17h00
Baile aberto à população com a participação da banda “Anónima Turavali” e de toda a equipa envolvida no evento.


Rommy Halifax e os seus blues


Dotado de uma voz que nos transporta através de décadas, Rommy Halifax é já um nome sonante no mundo do Jazz e do Blues.

«Bem-vindos à minha casa», gosta de dizer quando entra em palco.

Tanto nos grandes festivais de Jazz por onde passou, como sob a nuvem de fumo de bares mais intimistas, são os aromas da vida boémia e cosmopolita que tocam no íntimo deste “crooner” de nacionalidade holandesa.
Não gosta de comparações, mas não esconde a influência de Frank Sinatra.

Além de ser um entertainer nato, partilha com Sinatra aquilo que gosta de chamar «um modo de estar especial, em palco e na vida»: não raras vezes, faz-se acompanhar, para além da sua orquestra, de um cigarro e copo de Scotch – nunca com menos de 20 anos.

Espera que a audiência faça o mesmo, e se aproxime.

Tal como fazem os amigos, em sua casa.
O repertório de Rommy Halifax, tal como o whiskey, só podia ser “Vintage”.

É justamente daí que toma nome o seu primeiro álbum a solo, que encontra em Portugal o primeiro destino internacional depois do lançamento na Holanda.
“Vintage” foi gravado com uma banda de seis elementos, recuperando clássicos como “My Funny Valentine”, “It Had To Be You” ou ainda “A House is not a House”.

Os arranjos são repartidos entre Frits Landesbergen e Erik van der Luijt, mas Rommy Halifax intervém também nesta área, assinando as roupagens instrumentais de outro clássico: “Night and Day”, de Cole Porter.
Disco de memórias vivas, reinterpretadas ao estilo único de Rommy Halifax e a sua Fabulous Orchestra, “Vintage” será lançado no próximo dia 9 de Abril.

Tem o selo da holandesa Footloose, é licenciado e distribuído pela Elec3city Music e conta com o apoio da Rádio Europa Lisboa.
A opção de fazer o primeiro lançamento internacional do álbum em Portugal derivou da atmosfera única, que, segundo o cantor, existe no nosso país: «Portugal é provavelmente o único em toda a União Europeia onde os aromas antigos ainda existem nas ruas…

Pode-se fumar em quase todo o lado, as pessoas vivem a vida e mantêm a sua identidade.

Sinto-me em casa em Portugal, faz-me lembrar os tempos da minha juventude».



Margarida Rebelo Pinto dá voz ao seu mais recente romance na edição do seu primeiro audiolivro.



Uma carta de amor apaixonada e comovente que ensina os homens a acreditar no amor das mulheres.



“Há uma grande diferença entre ler, interpretar ou contar uma história.


O Diário da Tua Ausência conta uma história de amor universal e intemporal, a de uma mulher à espera de um homem.


Ao dizê-la, encontrei uma forma diferente de a escrever com a mesma paixão e a mesma fé que senti quando decidi passá-la para o papel no Inverno de 2004.”
(Margarida Rebelo Pinto)

O audiolivro de Diário da tua Ausência foi produzido por Elvis Veiguinha, com direcção de voz de Alfredo Brito e conta com um texto de apresentação da autoria de Pedro Abrunhosa.



Caldas de Monchique- umas Termas a visitar


Villa Termal das Caldas de Monchique líder do “Bem-Estar”


A Villa Termal das Caldas de Monchique – SPA Resort liderou o ranking da Associação das Termas de Portugal (ATP), na categoria “Bem-Estar”, em 2006.


As Termas de Monchique ocuparam a primeira posição em todos os trimestres do ano passado e contabilizaram um total de cerca de sete mil utilizadores.

Um aumento de 32,2 por cento face a igual período em 2005.
Associando os benefícios da água termal ao património recuperado e às inúmeras actividades de lazer, as Termas de Monchique têm vindo a inovar a oferta termal e dispõem de programas que se distanciam do termalismo clássico como: a Vinoterapia e Delícias do Chocolate e do Café.
A Villa Termal é constituída por hotéis em edifícios históricos recuperados, piscina exterior de água termal, balneário spa termal, salas de reunião, restaurantes, lojas e wine bar.

É o único Balneário Spa Termal existente no Algarve e faz parte do universo hoteleiro da Fundação Oriente.