terça-feira, 17 de abril de 2007

Queres gravar um disco?


Compõe o “HEAT de Verão” da Antena 3

GOMO está de volta com um novo desafio.
Se o teu sonho é ouvir a tua música na rádio, esta é a tua oportunidade.
Pega nas linhas que o Gomo compôs e faz o “HEAT DE VERÃO” da Antena 3.


Até dia 29 de Abril envia as tuas propostas e no dia 3 de Maio ficarás a saber se foste um dos seleccionados para, juntamente com o Gomo entrares em estúdio para a gravação do tema que irá tocar em todas os rádios e entrar no ouvido de todos os portugueses. E quem sabe até de alguns estrangeiros...


O que tens de fazer é bastante simples: Sozinho ou com a tua banda, faz o download das cinco linhas intrumentais (descarrega aqui) que o Gomo compôs e que servem de ponto de partida para este passatempo. Estas linhas que irás descarregar são a base do "Heat de Verão" e às quais deverás somar as tuas ideias, sejam elas um "reef" de guitarra para a introdução, uma linha de baixo para o refrão ou uma harmonia de voz para o primeiro verso.

Nada será de descurar, pois por vezes uma ideia, por mais pequena que seja, pode ser genial e preponderante para o sucesso de uma música.


Atenção que isto não significa que as sugestões do Gomo tenham que estar sempre presentes do princípio ao fim da música.

É natural que mediante a estrutura que fores idealizando intro, verso, bridge, refrão, etc), abdiques de algumas dessas linhas para somares as tuas propostas.


Podes enviar as sugestões de um ou mais instrumentos, de uma ou mais vozes - atenção que é obrigatório cantar em português -, de apenas um excerto ou da música completa, e em qualquer formato: MP3, WAV, AIF (CD) ou até em vídeo, para bestofgomo@sapo.pt ou para Lisboa Agência, Rua do Conde Redondo, nº 61, 3ºC, 1150-102, Lisboa.


À medida que as propostas forem chegando, o Gomo vai ouvindo e seleccionando aquelas que melhor se conjugam entre si e apesar do passatempo só terminar no dia 29 de Abril, fica um aviso: as escolhas começarão a ser feitas de imediato, por isso não esperes pelo último dia para participar ou correrás o risco de enviar uma proposta que já foi escolhida (guitarra ritmo ou baixo, por exemplo).


Escusado será dizer que quanto mais rápido enviares as tuas sugestões, maiores serão as probabilidades de entrares em estúdio com o Gomo para gravar o "Heat de Verão" da Antena3. É que depois de escolhidas as melhores ideias e os respectivos músicos, já não há volta a dar. Aqui ficam as explicações em vídeo dadas pelo próprio Gomo.

Vai a http://gomo.blogs.sapo.pt/ e participa até 29 de Abril.

Mais informações em http://antena3.rtp.pt/index.php?article=3962&visual=1 .

Livro Guia sobre fado escrito por espanhois


Um livro-guia sobre o fado, escrito por três espanhóis e destinado ao público espanhol, intitulado "El fado, desde Lisboa a la vida", foi ontem apresentado, no Museu do Fado, em Lisboa.
Com a chancela de uma editora portuguesa, a DG Edições, o livro, segundo um dos autores, Miguel Ángel Fernández Fernández, "propõe uma perspectiva sobre a história do fado, reflecte o momento actual, quer no que se passa em Lisboa, quer a sua projecção internacional".


Além de Miguel Fernández, crítico musical e funcionário da Câmara de Gijón, os outros dois autores são Ángel Garcia Prieto, psicólogo, já com dois títulos publicados, e Carmen Brañanova, música que integra, entre outros, os agrupamentos Sonatina Gijonesa e o Grupo Gijón de Pulso e Pua.
"Apaixonados pelo fado, decidimos dar a conhecer melhor aos nossos compatriotas, em primeiro lugar, este estilo musical que se reveste de grande intimismo mas também reflecte uma vivência urbana, sendo por isso universal", disse Miguel Ángel Fernández.
"É uma espécie de 'livro-guia', reflectindo a nossa própria visão", acrescentou.
Segundo Fernández, "há cada vez maior interesse, em Espanha, pelo fado" e sinal disso é o facto "de as emissoras de rádio passarem mais fados na sua programação".


O livro resulta "da nossa paixão e das várias visitas que fazemos à capital portuguesa", disse.
"Nessas visitas - assinalou - ouvimos e confraternizamos muito com fadistas, apreciadores, músicos e estudiosos, em diferentes casas de fado, e até locais onde o fado acontece".
A este grupo de autores juntou-se a fotógrafa Natacha Larchier, que desde há vários anos tem fotografado Portugal.


"El fado, desde Lisboa a la vida" divide-se em quatro partes: a história do fado e sua evolução, as suas relações com Lisboa e a literatura, os instrumentos de fado - seus executantes e fabricantes -e ainda a projecção internacional que tem.
No referente aos instrumentos de fado, a viola e a guitarra portuguesa por essência, os autores fazem a sua história e referem diferentes executantes actuais e também os fabricantes como Gilberto Grácio.


Relativamente à evolução do fado, Miguel Ángel Fernández, salientou o papel de Amália Rodrigues, que "representa o século XX e que o elevou ao mais alto grau como arte".
A criadora de "Foi Deus" é, na sua avaliação, "um cânone para agora e para o futuro, tendo conseguido cativar as plateias estrangeiras".


Para Fernández, "Amália foi essencial para o patamar em que se encontra actualmente o fado, que tem, aliás, muito caminho pela frente".
O autor considera ainda que o "futuro do fado, como canção cativante de plateias, está assegurado dado que é apaixonante, vive da entrega sincera dos seus intérpretes".

Agência Lusa

"Dot.com" nos dez primeiros do ranking




Em apenas 12 dias de exibição, DOT.COM, de Luís Galvão Teles, é já um verdadeiro sucesso.

Esta cibernética comédia portuguesa, em exibição desde dia 5 de Abril, atraiu até ao momento 15.432 espectadores às salas de cinema.

Assim, DOT.COM, com apenas 12 dias de exibição está já no oitavo (8º) lugar do ranking dos filmes nacionais (desde 01-01-2005), fonte: http://www.icam.pt/

Projecto "Acorda!" rende 16 mil euros para IPO

“Acorda!”
Lembram-se deste projecto?

Seis meses após o lançamento, os produtores e participantes do disco “Acorda!” entregam ao serviço de pediatria do Instituto Português de Oncologia de Lisboa um cheque no valor de 16.000,00 €, resultado da venda da 1ª edição.

Neste projecto participaram 60 bandas envolvendo algumas centenas de músicos representativos de uma nova geração.

A entrega é feita no fórum Fnac-Chiado, dia 17 de Abril às 13h00.

Esta verba destina-se a obras de ampliação do hospital de dia (serviço pediátrico) do Instituo Português de Oncologia em Lisboa.

Lefèvre vem a Portugal a presentar o seu livro


JEAN D’ORMESSON
Membro da ACADEMIA FRANCESA
EM LISBOA



Personagem fascinante, Jean d’Ormesson é um dos grandes nomes da França contemporânea e vem a Lisboa para apresentar, dia 18 de Abril às 18h30, no auditório do Instituto Franco-Português, o seu mais recente livro “A Criação do Mundo, agora editado pela Quetzal Editores.
Recebeu o Grande Prémio da Academia Francesa em 1971 pelo livro La Gloire de l’Empire.

Jean d’Ormesson nasceu em 1925.
Homem de letras, membro da Academia Francesa desde 1973, ex-director do jornal Le Fígaro (1974-1977), foi nomeado em 1950 Secretário-Geral Adjunto do Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas da Unesco que presidiu em 1972.
Oriundo de uma família da alta burguesia intelectual (conselheiros de estado, controladores gerais das finanças, embaixadores e parlamentares), recebeu uma educação privilegiada no respeito pelos valores tradicionais.
O seu pai, André Lefèvre, foi embaixador da Frente Popular e amigo de Léon Blum.

Jean Lefèvre, conde de Ormesson, passou a sua infância entre a Baviera e Munique, aí fazendo a descoberta da ascensão do nazismo.
Viveu ainda em Bucareste e no Rio de Janeiro. Fixou-se em Paris em 1943, onde estudou Letras, História e Filosofia.
Aluno brilhante, acumulou diplomas.
Frequentou a École Normale Supérieure, onde se diplomou e obteve a agregação.
Iniciou a sua carreira de jornalista.
A sua primeira prosa jornalística foi publicada em 1950 no Paris-Match.
Dirigiu o jornal francês Le Fígaro entre 1974 e 1977.

Como membro da Academia Francesa foi ele quem propôs a candidatura de Marguerite Yourcenar, aquela que foi a primeira mulher a ter assento na Academia.
Como filósofo, d’Ormesson impregnou-se do pensamento de Descartes, Hegel, Espinosa, Kant, Alain e Marx.
Como homem de letras, inscreve-se na tradição dos clássicos.

Os primeiros romances de Jean d’Ormesson datam dos anos 50 (“L’Amour est un plaisir” e Du côté de chez Jean”), mas é com « La Gloire de l’Empire » (Grande Prénio da Academia Francesa, 1971) que a sua carreira literária ganha expressão.

Aspirando a um mundo “tradicionalmente moderno”, como ele próprio diz, d’Ormesson coloca muito de si em todos os seus romances.
O novíssimo “A Criação do Mundo” que a Quetzal agora edita em língua portuguesa, é um livro de um género novo para ele e a crítica aguardava-o com enorme expectativa.

RESUMO DO LIVRO

Quatro amigos, um psiquiatra, um grande empresário, um professor de ciências e o narrador, passam anualmente oito dias de férias numa ilha do Mediterrâneo oriental. Edgar, o psiquiatra, levou com ele um manuscrito que um desconhecido, Simon Laquedam, paleógrafo e arquivista, lhe enviou.
O texto é intrigante e ele gostaria de saber o que pensam os seus amigos sobre ele. T
rata-se de uma mensagem de Deus à Humanidade onde este discorre, com grande humor, sobre a génese do universo.
Os quatro amigos decidem então fazer a leitura diária de algumas páginas…


Ricky Martin em Portugal


RICKY MARTIN ¬ ESTREIA EM PORTUGAL!!!


Dia 30 de Junho, o Pavilhão Atlântico recebe mais uma estreia em Portugal, que a Everything is New se orgulha de apresentar, o porto-riquenho mais famoso do mundo, Ricky Martin.Depois de Shakira ter encantado um Pavilhão Atlântico lotado, no dia 4 de Abril, é agora a vez do mais bem sucedido cantor latino da actualidade Ricky Martin trazer os ritmos quentes a Lisboa.A carreira de sucesso do cantor começou muito cedo, aos 12 anos, quando integrou os Menudo, uma boys-band latina que Ricky Martin, enquanto vocalista principal, ajudou a tornar num fenómeno internacional.

O primeiro álbum a solo, intitulado “Ricky Martin” foi lançado em 1991 e alcançou sucesso imediato na américa latina, com as vendas a ultrapassarem os 500 mil exemplares. O êxito do disco ficou, em grande parte, a dever-se ao single “Fuego Contra Fuego”.Passados apenas dois anos é editado “Me Amarás”, trabalho que cimentou a carreira do artista. Ao mesmo tempo, Ricky Martin, demonstrava que os dotes artísticos não se ficavam pelo canto com a participação, enquanto actor, na série americana “General Hospital”.


Depois de uma, bem sucedida, digressão mundial, o músico voltou as edições de estúdio. “Vuelve” foi o primeiro álbum de Ricky Martin a atingir a categoria de disco de platina na américa, com as vendas mundiais a ultrapassarem os oito milhões de cópias!A carreira como actor também continuava de boa saúde, com a participação na Broadway no papel de Marius Pontmercy numa adaptação do famoso “Os Miseráveis” de Victor Hugo.Em 1998, ganhou um Grammy para “Melhor Performance Latina” e criou o hino do Campeonato do Mundo que decorreria em França. “The Cup of Life” foi um êxito planetário, tendo alcançado o primeiro lugar do top em mais de seis países.Após sete anos como estrela maior nos países de expressão espanhola, Ricky Martin decidiu lançar o primeiro álbum em Inglês, tal como o primeiro, intitulado “Ricky Martin”.

Com a participação de convidados especiais, como Madonna, o álbum viria a tornar-se no maior êxito de sempre na carreira do artista. Apoiado no single “Livin’ La Vida Loca”, as vendas ultrapassaram o impressionante número de 17 milhões de cópias, alcançando o primeiro lugar em mais de quinze países e sete galardões de platina nos Estados Unidos!Desde então Ricky Martin editou álbuns em inglês, “Sound Loaded” e “Life”, em espanhol, “Almas del Silencio” e um MTV Unplugged, fez digressões mundiais, uma das quais intitulada “One Night Only” incluía espectáculos que esgotaram em duas horas (Itália e Finlândia) e actuou na cerimonia de encerramento do Jogos Olímpicos de Inverno, em Torino.


Para alem da carreira como músico, Ricky Martin é Embaixador da Boa Vontade da Unicef e criou uma fundação de caridade, a “Ricky Martin Foundation” para ajudar as crianças desfavorecidas de todo o mundo.


http://www.rickymartin.com/ ¬ www.myspace.com/rickymartin


Bilhetes à venda!
PLATEIA ¬ 35,00 Euros

BALCÃO 1 ¬ 42,00 Euros

BALCÃO 2 ¬30,00 Euros

Pavilhão Atlântico, El Corte Inglês, Casa Viola, ACP, Fnac, CTT, Agências ABEP e Alvalade,Ticketline: (Reservas: +351 707 234 234) e http://www.ticketline.sapo.pt/