terça-feira, 29 de maio de 2007

Festival de Marionetas e de Formas Animadas



Festival | FIMFA Lx7 – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas

Vários locais [31 de Maio a 10 de Junho]

FIMFA Lx7 traz à capital marionetistas de oito países diferentes

Dezasseis companhias de teatro reúnem-se em Lisboa

A partir de 31 de Maio e até 10 de Junho, Lisboa é palco do FIMFA Lx7 – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, uma iniciativa da Tarumba – Teatro de Marionetas, em parceria com a EGEAC - Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural. A capital recebe dezasseis companhias de teatro profissionais, provenientes do Brasil, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Portugal e Reino Unido, que apresentam as mais recentes criações no universo das formas animadas.

“The Great War” é o espectáculo de abertura da companhia holandesa Hotel Modern que decorre no Teatro Maria Matos. As suas produções são conhecidas pela mistura de teatro, artes plásticas, teatro de marionetas, teatro de objectos, música, cinema e performance, produzindo espectáculos inovadores e polémicos. Neste espectáculo é abordada a guerra e o tormentoso matrimónio entre a vida e a morte, juntando histórias, verdadeiras e inventadas, sobre a fragilidade do ser humano, com o recurso a maquetas em miniatura, câmaras digitais, marionetas e actores.

O Teatro de Marionetas do Porto marca, também, presença no Teatro Maria Matos com a sua mais recente produção, “Cabaret Molotov”. Um trabalho de experimentação que junta as marionetas e o circo. Homens-coelho, homens-bala, ursos ciclistas, caniches cantores, dançarinos e bailarinas que dançam ao som de valsas, tangos, polkas, tarantelas e velhas canções de Kurt Weil.

Outro dos palcos da 7ª edição do FIMFA Lx7 é o Museu da Marioneta, que recebe “Angel” da Companhia Duda Paiva (Holanda e Brasil). O espectáculo reúne dança, marionetas e a confissão de uma história de amor profano, experimentando técnicas novas e pioneiras que animam e estendem a linguagem corporal da dança e da coreografia.

No C.A.Ma – Centros de Artes da Marioneta, Laurence Bigot (França) apresenta o espectáculo “Le Petit Cirque”, um projecto sonoro complexo, feito de madeira, plástico, fios, energia e fragilidade.

“Diva” da companhia dinamarquesa, Sofie Krog Teater é o espectáculo de encerramento agendado para o Museu da Marioneta. Aqui tudo é possível, as marionetas movem os olhos e o teatro revela a sua misteriosa vida interior. Um teatro de marionetas de estilo livre misturado com poesia bizarra.

Para além da apresentação de espectáculos de sala, de pequenas formas e de rua, é desenvolvida uma componente laboratorial e experimental que permite a aproximação e troca de experiências entre criadores, workshops destinados a profissionais, exposições, ciclo de filmes, quinzena dos livros, conferências e outras actividades.

O teatro de marionetas, de objectos ou de formas animadas, impõe-se no século XXI como um dos espaços nucleares da criação contemporânea, num espaço irreverente e de liberdade artística. O FIMFA Lx7 lança o convite para a descoberta da marioneta do futuro.

Nota: programa com sinopses, fichas técnicas e biografias em anexo.

Destaques

FIMFA Lx 7

Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas

31 de Maio a 10 de Junho

“The Great War” – Hotel Modern (Holanda)

Teatro Maria Matos | 31 de Maio e 1 de Junho | 22h00

“Cabaret Molotov” – Teatro de Marionetas do Porto (Portugal)

Teatro Maria Matos | 2 de Junho às 22h00 | 3 de Junho às 17h00

“Angel” – Duda Paiva (Holanda e Brasil)

Museu da Marioneta | 5 e 6 de Junho | 22h00

“Le Petit Cirque” – Laurent Bigot (França)

C.A.Ma – Centro de Artes da Marioneta | 5 e 6 de Junho | 21h00, 23h00 e 24h00

“Diva” - Sofie Krog Teater (Dinamarca)

Museu da Marioneta | 9 de Junho às 22h00 | 10 de Junho às 17h00