sábado, 16 de junho de 2007

Novo livro de Onésimo Teotónio de Almeida



O mais recente livro de crónicas de Onésimo Teotónio de Almeida será apresentado na próxima Quinta-feira, 21, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto.

A sessão de lançamento de “Aventuras de um Nabogador & outras estórias-em-sanduíche” contará com a presença do autor e a apresentação de Arnaldo Saraiva, Professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
As “estórias ensanduichadas em crónicas”, como o autor as define, são fruto do seu “incontrolável prazer de as contar” e, com certeza, irão deliciar o leitor.
Onésimo Teotónio de Almeida nasceu no Pico da Pedra, S. Miguel, Açores, no dia 18 de Dezembro de 1946.

É Professor Catedrático no Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros da Brown University, Providence, Rhode Island, EUA.

Lecciona na Brown desde 1975. Doutorado em Filosofia pela Brown University (1980). A sua obra propriamente literária estende-se pelo conto, pela crónica e pelo teatro.
O escritor é já uma presença familiar ao público poveiro visto que nos acompanha desde a 1ª Edição do Correntes d’Escritas.

Rita Guerra em França


Nos 20 anos da Rádio Alfa
RITA GUERRA AO VIVO EM FRANÇA


Por ocasião das comemorações do 20º Aniversário da Rádio Alfa (“a rádio dos portugueses em França”), Rita Guerra actuará este Domingo ao vivo, com a sua banda, na Base de Loisirs de Créteil, nos arredores de Paris.
A organização prevê uma assistência de 30 mil pessoas e o espectáculo terá transmissão em directo pela RTP, para 140 países.

A prestação da cantora e a sua banda passará pelos temas “À Espera do Sol”, “Brincando Com o Fogo”, “Secretamente”, “Deixa-me Sonhar”, “Pormenores Sem a Mínima Importância”, “I Thought You Would Leave Your Heart With Me”, “Chegar a Ti”, “Perdida na Noite”, “Onde Tu Estiveres” e “Sentimento”.

Concertos de Verão na Fundação Oriente



De 20 de Junho a 18 de Julho
Concertos de Verão nos jardins da Fundação Oriente

A Fundação Oriente recebe a décima edição do Ciclo de Concertos de Verão, entre 20 de Junho e 18 de Julho.

Os espectáculos realizam-se todas as quartas-feiras, pelas 18h30, nos jardins da Fundação e têm entrada livre.
O ciclo tem início a 20 de Junho com um concerto do Coro de Câmara de Lisboa.

Formado em 1978, o coro é constituído por 20 jovens músicos que interpretam a capella, ou em colaboração com formações instrumentais, obras portuguesas e estrangeiras, do vasto período compreendido entre a Renascença e os nossos dias.
No dia 27 de Junho, é a vez da pianista luso-japonesa Yuki Rodrigues subir ao palco dos Jardins da Fundação.

Para além de um intenso trabalho de música de câmara para piano a quatro mãos e dois pianos, a jovem artista desenvolve trabalhos na área da criação de composições inspiradas nas melodias populares portuguesas e japonesas.
O Duo Ibéria, composto por Laurent Filipe (trompete) e Pedro Sarmiento (piano) apresenta o seu concerto no dia 4 de Julho.

Do repertório a apresentar constam obras do último cd, “East of the Moon”, bem como alguns inéditos.
Emilien Hamel (barítono) sobe ao palco a 11 de Julho, acompanhado à guitarra por Eurico Pereira.
O Ciclo de Concertos de Verão da Fundação Oriente termina a 18 de Julho, com um espectáculo da Orquestra “Os Violinos”.

Música nos Jardins da Fundação Oriente






Viagem pela canção popular nos jardins da Fundação Oriente



Os jardins da Fundação Oriente recebem um concerto do Coro de Câmara de Lisboa, dia 20 de Junho, pelas 18h30.


Trata-se do primeiro espectáculo, de entrada livre, inserido na 10ª edição do Ciclo de Concertos de Verão.
Formado em 1978, o coro é constituído por 20 jovens músicos que interpretam a capella, ou em colaboração com formações instrumentais, obras portuguesas e estrangeiras, do vasto período compreendido entre a Renascença e os nossos dias.
A canção popular marca presença no repertório, uma vez que se trata de uma das principais demonstrações da expressão cultural de um país.
Dentro do género de canção popular, foram escolhidas canções de embalar, de amor e dançadas, provenientes de Portugal, Angola, Islândia, Filipinas, Argentina, Cuba, Peru e Uruguai. Um contraste na harmonia, no estilo de composição e nos ritmos variados.

Concurso Fotográfico Worten

NOVOS TALENTOS WORTEN 2007
CONCURSO FOTOGRÁFICO AMADOR


As Noites Ritual com o patrocínio da Worten, organizam o Concurso Fotográfico Amador – Novos Talentos Worten 2007.

Concurso aberto a todos os amantes de Fotografia, com idade compreendida entre os 16 e os 30 anos, amadores, sem carteira profissional de fotógrafo e residentes em Portugal.

Os interessados podem efectuar o download do regulamento e respectiva ficha de inscrição em http://www.noitesritual.com/.

A data limite de recepção dos trabalhos até de 13 de Julho de 2007 e os 3 primeiros classificados serão premiados da seguinte forma:

1º Classificado:
- 1 Máquina Fotográfica Profissional;
- Inclusão dos trabalhos apresentados na exposição fotográfica inserida na programação das Noites Ritual 2007, que terá lugar na sala VIP do Pavilhão Rosa Mota nos dias 24 e 25 de Agosto;
- Acesso aos bastidores e à frente de palco das Noites Ritual 2007, como fotógrafo convidado com oferta de estadia e alimentação.

2º Classificado:
- 1 Máquina Fotográfica Digital

3º Classificado:
- Material Fotográfico





Ney Matogrosso no Teatro das Figuras



O Teatro das Figuras apresenta:

Ney Matogrosso
“Canto em qualquer canto”

Dia 20 de Junho, quarta-feira, 22h 00



NEY MATOGROSSO
CANTO EM QUALQUER CANTO
Pedro Jóia (violão e alaúde)
Ricardo Silveira (guitarra e violão)
Marcello Gonçalves (violão de sete cordas)
Zé Paulo Becker (violão e viola)



Ney acompanhado por quatro excelentes guitarristas entre os quais o português Pedro Joia, Ricardo Silveira, Marcelo Gonçalves, e José Paulo Becker.

Ney Matogrosso despe-se das extravagâncias de roupas e trejeitos, para centralizar a sua arte, apenas no canto.

Reportório muito variado, com compositores desde Chico Buarque a Marisa Monte e Tribalistas, passando pelos portugueses Pedro Jóia e Tiago Torres da Silva.

Para além disso há releituras de temas de várias épocas, desde os primordiais Secos & Molhados ( O doce e o amargo ) até temas da sua discografia individual dos anos 70 ( Ardente , Dos cruces , Retrato marron , Bandoleiro , esta numa versão magnífica) e 80 ( Tanto Amar , de Chico Buarque).

Um espectáculo definitivamente a não perder!!!!!


Produção: Espelho de Cultura - Produções Artísticas, Lda
Apresentação: Teatro Municipal de Faro Preço: 1ª Plateia - 45 € 2ª Plateia - 40 € [Sem descontos]

Marketing e Relações Públicas
http://www.teatromunicipaldefaro.pt/
96 672 01 69 289 888 121
Teatro Municipal de Faro
Horta das Figuras, EN 125
8000-518 Faro

O Regresso de Júlio Pereira


GEOGRAFIAS:
O Regresso de Júlio Pereira


O CD Geografias, à venda em Portugal a partir de 18 de Junho, e em Espanha edição Resistência, marca o reencontro de Júlio Pereira com o virtuosismo do músico que, num passado ainda recente, revolucionou o panorama da música instrumental portuguesa, nomeadamente com Cavaquinho, Braguesa e O Meu Bandolim.

Em mais de 30 anos de carreira assinou 15 discos de autor, 30 como produtor e mais de 50 como instrumentista para além dos inúmeros concertos em Portugal e na Europa e ainda como convidado de alguns artistas estrangeiros como The Chieftains, Pete Seeger e Kepa Junkera.

Passada esta última década onde assinou produções discográficas que consolidaram o seu percurso musical, é com este disco que Júlio Pereira retoma de forma renovada, o seu desempenho de multi-instrumentista singular reencontrando aquele que foi o seu primeiro instrumento musical: o Bandolim.

Acompanhado por Miguel Veras (viola) e Bernardo Couto (guitarra portuguesa), bem como pelas vozes convidadas de Sara Tavares e Marisa Pinto, Júlio Pereira percorre em Geografias sonoridades de mundos com muitas latitudes e padrões acústicos.

Mas, se há contextos locais e regionais de referência, neste disco cruzam-se na universalidade sem lugar da própria música.

Desafiante e surpreendente é, como acontece em Geografias, o encontro do bandolim mediterrânico, da guitarra portuguesa e do bouzouki celta com a obra plástica de Salomé Nascimento que assina esta capa de luxo.
O novo CD assinala, além disso, o regresso de Júlio Pereira ao palco.

É nele que assenta a construção do seu novo concerto, a apresentar a partir de Setembro em Espanha e Portugal.

Exposição de Fotografia de António Gamito