quarta-feira, 20 de junho de 2007

Luiz e a Lata em espectáculo



O grupo Luiz e a Lata surge na cena musical portuguesa em 2004 e, desde logo, se distingue pelo seu estilo “pop lusófono”.

A estruturas musicais “pop” são adicionadas influências da música tradicional de vários países lusófonos, nomeadamente de Portugal, do Brasil, de Angola e Moçambique, e de Cabo Verde, não só através da associação de ritmos, mas também através do uso de instrumentos como o acordeão, o cavaquinho e a guitarra portuguesa.


A simplicidade é também um atributo do grupo: simplicidade dos arranjos musicais e das letras; a realidade e o quotidiano sem acessórios desnecessários. Simples artesãos de palavras e de música - assim são os Luiz e a Lata.

Em 2005 é editado o primeiro álbum do grupo, “Andei…”, sendo que dois dos seus doze temas integram as bandas sonoras das telenovelas “Doce Fugitiva” e “Mundo Meu”.

Em Março passado o grupo participou no Festival da Canção com o tema “Ai pode”.

Da ainda curta carreira do grupo deve destacar-se o facto de terem sido convidados pelo artista inglês Craig David para fazer a primeira parte do seu concerto em Portugal, e a obtenção do prémio de banda revelação 2005, atribuído pela Central FM, a maior e mais importante rádio da zona centro do país.

Na próxima Sexta-feira, 22 de Junho, pela meia-noite, o grupo sobe ao palco do Templários Bar (Rua Flores do Lima 8-A; 1700 Lisboa Tel: 21 797 01 77) para apresentar a sua nova formação e alguns dos novos originais que integrarão o seu segundo álbum.

Luiz Caracol Voz e Guitarras
Ivo Costa Bateria e Percussão
André Moreira Baixo
Rui Carvalho Teclas e percussão

Feira do Artesanato no Estoril


De 21 de Junho a 2 de Setembro
FEIRA DE ARTESANATO DO ESTORIL

O presidente da Câmara Municipal de Cascais, António Capucho, e o presidente da Junta de Turismo da Costa do Estoril, Duarte Nobre Guedes, estão presentes na inauguração da Feira de Artesanato do Estoril, no dia 21 de Junho.
A feira mais antiga do país decorre até 2 de Setembro e conta com mais de três centenas de artesãos a trabalhar ao vivo, numa mostra das técnicas e tradições ancestrais do artesanato português.
A Feira de Artesanato do Estoril oferece oito espaços de restauração, com zonas de petiscos, padaria e pastelaria. A cozinha regional pode ser apreciada no decorrer do certame, durante as semanas gastronómicas de todas as regiões.
Os espectáculos são diários e abrangem as mais diversas manifestações musicais.


As noites de domingo a quinta-feira estão reservadas ao folclore e música popular; o fado marca presença todas as sextas-feiras, enquanto a ópera viva, sevilhanas e danças de salão animam os sábados.
À semelhança da edição anterior, foi criado um espaço infantil com monitores especializados, onde as crianças podem participar em ateliers e jogos.
Em 2007 são esperados cerca de 150 mil visitantes estrangeiros e nacionais nesta que é a maior feira de artesanato do país.

Viviane ao vivo


VIVIANE ao vivo

22 Jun ( 6ª feira) ONDA JAZZ (23h30)
23 Jun (sábado) FNAC Almada
(17h00) e FNAC Cascais (22h00)
24 Jun (domingo) FNAC Chiado (18h00)
25 Jun (2ª feira) FNAC Colombo (18h30)



Viviane editou em Abril o novo registo de originais, VIVIANE, que representa a sucessão lógica numa carreira consolidada pela experiência de dezassete anos de canções e pontuada por uma enorme simplicidade e entrega absoluta a esta “arte maior”.
De Viviane, já todos conhecemos a identidade, a atitude e registo únicos e inconfundíveis.

No próximo dia 22 de Junho (6ª f), pelas 23h30, Viviane estreia em Lisboa, no Onda Jazz, as canções do seu novo CD.
Segue-se uma tour promocional pelas FNAC’S Almada, Cascais, Chiado e Colombo.
Tal como no disco, as notas dominantes serão dadas pela guitarra portuguesa e pelo acordeão, que nos transportarão para o universo do Fado, do tango e da “mussete” francesa.
Canções em português interpretadas por uma das vozes mais carismáticas da música portuguesa.
Viviane afirma: “É tanta a luz que trago em mim ... “. Venham senti-la, ouvi-la e apaixonar-se. Outra vez...


Praça do Comércio acolhe Arraial Gay

Um breve apontamento

Junho 28 1969 - New York: O primeiro orgulho Gay do mundo, foi não um Carnaval ou parada mas uma rebelião violenta contra a repressão policial!
Os polícias de New York, habituados a invasões e apreensões regulares, foram surpreendidos quando homossexuais femininos e masculinos responderam, contra atacando e tomando posse das ruas!
Agora, uma vez por um ano, tomamos conta das ruas mais uma vez.
E enquanto o dia do orgulho Gay de muitas cidades se tornou um grande festival, noutros lugares continua difícil, violento ou ilegal.
Assim sendo aqueles que de nós podem sair á rua devem fazê-lo e mostrar nossa força, a nossa solidariedade e o nosso orgulho de sermos quem somos!

A EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural associa-se à 11ª edição do Arraial Pride, dia 23 de Junho, às 18h00, na Praça do Comércio, em Lisboa.
A iniciativa, que tem vindo a integrar a programação das Festas de Lisboa, procura promover a visibilidade da comunidade lésbica, gay, bissexual e transsexual e a integração na comunidade em geral.

Arraial Pride na Praça do Comércio

A edição deste ano conta com actuações musicais, dj’s, espectáculos de variedades e stands de associações e instituições de interesse social e humanitário e de bares, discotecas e restaurantes LBGT.
Será, ainda, distribuído material informativo e de prevenção, no que diz respeito a doenças sexualmente transmissíveis.

O Arraial Pride é a maior festa de orgulho LBGT do país, a organização é da responsabilidade da Associação ILGA Portugal, que se dedica à promoção e defesa da igualdade de direitos da comunidade LBGT.
Gay Pride em Itália

Comunidade homossexual mobiliza-se


Música, bandeiras arco-íris, trajes ousados e coloridos, alegria e muitas reivindicações.
Várias centenas de milhar de pessoas participaram este sábado, em Roma, numa Gay Pride para exigir que o governo italiano avance com a lei sobre as uniões de facto, criticada pela direita e pelo Vaticano.
Entre os manifestantes esteve o deputado travesti, Vladimir Luxuria, eleito pelo partido Refundação Comunista, que pede que a lei seja desbloqueada e debatida no parlamento.
As organizações de defesa dos direitos homossexuais apontam o dedo ao poder da Igreja católica e exigem igualdade, dignidade e laicidade.
O local final da marcha não foi escolhido por acaso.
A doze de Maio, a praça San Giovani acolheu os opositores do pacto civil de solidariedade num protesto para defender a família tradicional.
Os organizadores da Gay Pride, garantem que o dia da família foi este sábado, tendo em conta a presença de todo o tipo de grupos familiares que fazem parte da sociedade italiana.
Gay Pride em Jerusalém


A parada do Orgulho Gay ocorrerá na próxima quinta-feira em Jerusalém tal como estava previsto, confirmou nesta segunda-feira diante do Knesset (Parlamento) o chefe da polícia israelense Dudi Cohen, depois dos confrontos ocorridos à noite entre a polícia e judeus ortodoxos que protestavam contra o que chamavam de "manifestação indecente".
Pelo menos 24 pessoas ficaram feridas nos confrontos, e oito foram detidas pela polícia.
Na quinta-feira, em Jerusalém, um exército de 7 mil agentes da polícia e da guarda de fronteira estarão encarregados de proteger a Gay Pride Parade.
Um grupo de rabinos israelenses estão a organizar uma contra-manifestação que ocorrerá em simultaneo.



Gay Pride em Israel


Israel: Polícia autoriza Gay Pride apesar dos protestos.
A polícia israelita autorizou hoje a marcha Gay Pride, prevista para o final deste mês em Jerusalém, negando assim as pretensões para a inviabilizar defendidas pelos judeus ultra-ortodoxos.
Segundo o porta-voz da polícia israelita, Micky Rosenfeld, a iniciativa vai decorrer a 21 deste mês, estando, porém, ainda por definir se se tratará de uma marcha, como foi solicitado pelos organizadores, ou de qualquer outra manifestação.

«Vai haver um evento, mas ainda não sabemos se será uma marcha ou um encontro», afirmou Rosenfeld.
Os críticos à intenção do Gay Pride já ameaçaram resistir à decisão da polícia, argumentando que actos públicos ligados à homossexualidade «não têm qualquer cabimento numa cidade que é sagrada para os Judeus, Cristãos e muçulmanos».
Em 2006, elementos ligados aos judeus ultra-ortodoxos criaram vários incidentes ao longo de uma semana, depois de a polícia ter aprovado uma marcha no centro de Jerusalém, que acabou por se confinar a um estádio de futebol para evitar confrontos.

Fonte: Lusa

China censura Piratas das Caraibas




China censura «Piratas das Caraíbas» por «lesar chineses»



A terceira parte do filme «Piratas das Caraíbas», que estreou na China esta semana, foi censurada pelas autoridades locais por alegadamente «lesar a imagem dos chineses», afirmou hoje a agência oficial Xinhua.
A China Film Group Corporation, única empresa estatal autorizada a importar os 20 filmes estrangeiros permitidos por ano, inicialmente havia negado a censura a «Piratas do Caraíbas: Nos confins do Mundo».

Mais tarde, viria a admitir cortes, alegando, contudo, que apenas visavam cenas com muita violência.
Os cortes, que dificultam a compreensão da trama, afectam principalmente as cenas com o actor Chow Yun-fat, de Hong Kong.
Os 20 minutos de Chow na versão original foram reduzidos a metade na versão distribuída na China.
A maior cena censurada é a que apresenta o seu personagem, o pirata San Feng, recitando um poema clássico chinês, em cantonês.
Também foi eliminado o momento em que San Feng diz «Bem-vindos a Singapura», porque mostra a ilha como uma terra de piratas.
Segundo a imprensa chinesa, a cena já provocou protestos das autoridades de Singapura.