quinta-feira, 28 de junho de 2007

Concerto de abertura do Festival Rota dos Monumentos

"Clássicos do Cinema" abrem Festival Rota dos Monumento

Ontem, 28 de Junho, pelas 22h00,teve lugar, no Castelo de São Jorge, o concerto denominado “Clássicos do Cinema” que faz parte da 3ª edição do Festival Rota dos Monumentos e está integrado na programação das Festas de Lisboa 2007.
O projecto trouxe ao Castelejo um reportório dedicado aos compositores da Sétima Arte.
A apresentação esteve a cargo da convidada especial, Claudia Cardinale.

Os “Clássicos do Cinema” foram interpretados pela Orquestra Sinfónica dirigida pelo Maestro Christopher Warren e acompanhados de imagens projectadas nas muralhas do Castelejo.

Destacaram-se:

De Michel Legrand: “Verão 42”, “O Mensageiro” e “The Thomas Crown Affair”,
De Nino Rota: “Rocco e os seus Irmãos”, “O Leopardo”, “Clowns” e “8 ½”,
De Charlie Chaplin: “Luzes da Ribalta” e “Tempos Modernos”,
De Max Steiner: “Casablanca”
De Henry Mancini: “Breakfast at Tiffany’s” e “The Pink Panter”

Um concerto agradável de se seguir, com uma boa interpretação da orquestra, salientando-se a actuação dos solistas( a espaços).
O maestro Christopher Warren-Green esteve bem mas com pouco fulgor e vibração na direcção de peças musicais todas elas plenas de emotividade.
Dentro das muralhas do Castelo de S.Jorge recordaram-se temas que fazem e farão sempre parte da História do Cinema.
Ou não fosse a música parte integrante e condutora de um filme como afirmou Claudia Cardinale na conferência de Imprensa realizada pela manhã.

O Festival continuará até Setembro com espectáculos diversificados e em diversos locais do país.

Livro de Marsilio Cassotti vai ser apresentado no pròximo dia 3 de Julho


Infantas de Portugal Rainhas de Espanha

de Marsilio Cassotti


SINOPSE

Entre 1165 e 1816, onze infantas de Portugal foram rainhas de Espanha.

A primeira, a infanta Urraca, filha de Afonso Henriques, que com o seu casamento contribuiu para a independência de Portugal, mas que, apesar de uma boa relação com o marido e do nascimento de um herdeiro, teve de se separar por ordem do Papa.

A infanta Maria, que ajudou o seu marido a vencer a batalha do Salado, se bem que este mantivesse uma relação adúltera, com a qual nem Santa Isabel de Portugal, avó da infanta conseguiu acabar.

A infanta Beatriz, que por ambição de sua mãe, Leonor Teles, foi o motivo da batalha de Aljubarrota.

A infanta Joana, irmã de Afonso V, que se viu obrigada a casar com um príncipe supostamente homossexual, sendo a «Excelente Senhora» fruto deste casamento.

Ou as mães lusitanas de Isabel, a Católica e Filipe II de Espanha, que ao educar os seus filhos num ambiente tão português, levaram-nos a ambicionar a conquista do reino materno. Chegando a Maria Isabel de Bragança, a quem se deve a fundação do Museu do Prado e que viveu amargurada pelo desprezo do marido, acabando por morrer vítima de uma cesariana ordenada pelo rei.

BIOGRAFIA

Marsilio Cassotti estudou Ciências Políticas e Relações Internacionais na Universidade Católica de Buenos Aires e Línguas no Instituto Católico de Paris.
Durante vários anos, foi director de uma colecção de História pertencente a uma importante editora de Barcelona, e é autor de pesquisas fundamentais sobre mulheres como a princesa Éboli, esposa do português Rui Gomes da Silva, membro da casa da imperatriz Isabel de Portugal; a «Excelente Senhora»; a duquesa de Alba, mecenas de Goya; e a rainha Maria Luísa de Parma, avó da infanta Maria Isabel de Bragança.
Baseada numa sólida investigação histórica, esta obra aborda também a vida privada destas infantas. As histórias de vida de onze infantas que enriqueceram a história de Portugal na amada /odiada Espanha.
Marsilio Cassotti está em Portugal para a apresentação do seu livro no próximo dia 3 de Julho.
Hardmusica.com foi falar com este escritor e saber das razões do tema escolhido.
Para M.Cassotti falar das mulheres portuguesas na realeza espanhola foi uma forma de transmitir o muito que essas mulheres levaram à cultura daquele país. Desde músicos como Domenico Scarlatti a pintores como Domingos Sequeira, as Infantas portuguesas, porque os tinham como mestres, levavam-nos na sua "bagagem" enriquecendo deste modo o panorama cultural espanhol.
Cassotti, que prepara um próximo livro sobre as mulheres da realeza no período da Idade Média ,gosta de escrever sobre mulheres porque são as que menos são objecto de análise.Por outro lado pensa que o universo da vaidade não é feminino mas sim masculino, pelo que o universo feminino é mais sedutor e misterioso obrigando a uma intensa pesquisa.
Leia-se o livro e conclua-se o que por bem se achar.

Campeonato do Mundo de Vela Olímpica - Programação Cultural

De 29 de Junho a 13 de Julho decorre, na Fortaleza de Cascais, o Event Village, um espaço que compreende áreas de lazer, espectáculos, eventos culturais e estruturas de apoio aos Campeonatos do Mundo de Vela Olímpica Cascais 2007.

Durante este período, a organização espera receber cerca de 5000 visitantes por dia.

Destinado a receber os 1800 atletas e respectivas equipas e patrocinadores, mas também aberto ao público em geral, o Event Village pode ser visitado todos os dias, das 11h às 02h, entre o período da competição.

Pela praça principal do espaço – Sailing Square -, vão passar vários artistas de renome como os STEREO ADDICTION, o Bruno Leprete dos CAFÉ DEL MAR, responsável pela animação da Summer Party da Central Models, e JOSÉ CID. O grupo de performance EXOS, conhecido pelas suas actuações excêntricas e originais, actua durante duas noites no Event Village, com dois espectáculos diferentes e inéditos.

A cerimónia de abertura oficial do Campeonato do Mundo de Vela Olímpica Cascais 2007, tem lugar no dia 2 de Julho, a partir das 21.30, composta por um desfile de atletas, um espectáculo multimédia num ecrã de água sobre a Baía de Cascais e um concerto dos The Gift.

Destinado a receber os 1800 atletas e respectivas equipas e patrocinadores, mas também aberto ao público em geral, o Event Village pode ser visitado todos os dias, das 11h às 02h, durante o período da competição internacional.
No Event Village existiram as seguintes estrutura de lazer para os velajadores e público e geral:
Sailing Square - local onde se encontram os stands dos sponsors do certame. Durante o dia, a esplanada destina-se aos velejadores que, através de um ecrã gigante, podem acompanhar as últimas informações sobre as provas. Á noite, funciona com espaço de animação e lazer.

Área de esplanada – Local onde são servidas refeições ligeiras ao grande público, que tem a oportunidade de desfrutar de uma vista privilegiada para o ambiente da competição.

Área Vip - é constituída por uma tenda com dois andares (única em eventos nacionais) em que o primeiro piso compreende uma área de lazer, com bar e duas esplanadas. O andar superior contempla um restaurante panorâmico VIP, restaurante esse onde os convidados têm acesso a refeições buffet. Durante a noite o local é reservado aos patrocinadores para a realização dos cocktails ou jantares.

ISAF Louge (Federação Internacional de Vela) – área exclusiva do ISAF, situada na varanda.

5D Lounge –Bar Club, local de charme, onde se realizam as festas mais exclusivas dos Campeonatos de Mundo de Vela Olímpica Cascais 2007


Programa:

28 de Junho: Cerimonia de abertura da Fortaleza de Cascais
29 de Junho: Praça Super Bock DJ Yen Sung e Stereo Addiction
30 de Junho: Praça Super Bock DJs Vasco Oliveira e Tó Ricciardi
02 de Julho: Cerimónia Oficial de Inauguração dos Campeonatos do Mundo de Vela Olímpica Cascais 2007


Contamos actualizar o programa, muito em breve.




Claudia Cardinale está em Lisboa







CLAUDIA CARDINALE




Claudia Cardinale nasceu na Tunísia e iniciou a sua carreira cinematográfica após ter ganho um Concurso de Beleza em 1957.

No início da sua carreira foi praticamente dirigida pelo produtor Franco Cristaldi.

Contudo foi a partir dos anos 60 que Claudia Cardinale se impôs no meio cinematográfico; notáveis são os desempenhos em “Il Gattopardo” ou”Rocco e i suoi fratelli” de Visconti, “8 ½” de Fellini ou “Once upon a time in the West” de Sergio Leone.
A sua passagem por Hollywood ficou célebre em filmes como “Circus World”,”The Pink Panther” ao lado de Peter Sellers ou “The Hell with Heroes”.
Memoráveis representações são sem dúvida “Vaghe stelle dell’Orsa” de Visconti, onde interpreta o papel de uma sobrevivente do Holocausto que mantém uma relação incestuosa com o irmão, ou “La Storia” de Luigi Comencini, onde Cardinale protagoniza o papel de uma viúva na Segunda Guerra Mundial.
Ao longo da sua carreira a actiz foi galardoada com diversos prémios , com especial destaque para a Palma de Ouro do Festival de Cannes(1963), ou o Leão de Ouro do Festival de Veneza(1994).
Em 1999, Claudia Cardinale foi nomeada pela UNESCO, Embaixadora da Boa Vontade, sendo reconhecida a sua acção humanitária a favor das mulheres desfavorecidas.




Claudia Cardinale está em Lisboa para apresentar o Concerto que abrirá o Festival Rota dos Monumentos.


Em conferência de Imprensa realizada esta manhã num Hotel da capital, e onde o Hardmusica.com marcou presença ,a artista falou da sua carreira e dos seus projectos.


Claudia trabalhou com os mais conhecidos e reconhecidos realizadores de cinema como Fellini, Visconti, Sergio Leone. À pergunta de se era difícil trabalhar com eles, a resposta foi um largo sorriso e : " Eles gostavam muito de mim". Trabalhar com estes directores foi para Claudia um privilégio.

Para esta actriz,os realizadores são a essência de um filme. Eles desenham as personagens e os actores terão de seguir esse esboço. Para Claudia tal atitude é fácil porque rapidamente se molda e se transforma na personagem pretendida pelo realizador.

A artista continua a trabalhar tanto no cinema e no teatro , estando em preparação uma peça de Tenessee Williams e outra de Pirandello.


Na sua outra faceta, Embaixadora da Boa Vontade, nomeada pela Unesco, foca as suas intervenções na Ambiente e na descriminação feminina nalguns paises islâmicos.
O apelo à Juventude para que se preocupe com os problemas do Ambiente e da necessidade da sua preservação é outra das suas vertentes de intervenção.












Ciclo «A Cor do Som: Recitais e Concertos TAGV»



TRIO MEDITERRAIN no TAGV


Inserido no ciclo « a cor do som: recitais e concertos TAGV », o Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra, recebe no dia 1 de Julho o TRIO MEDITERRAIN.
Este trio é constituído por músicos profissionais oriundos de Espanha, Portugal e França, todos eles radicados em Berlim, cidade onde este grupo de música de câmara foi fundado em 2002.
Com um repertório abrangente e variado que inclui obras originais e transcrições de compositores como Mozart, Beethoven, Brahms, Schumann, Zemlinsky, Bruch ou Villa-Lobos, o Trio Mediterrain realizou concertos e participou em festivais de música importantes em países como Espanha, Itália, Suiça, Alemanha, Portugal, Argentina, Chile e Brasil, recebendo as melhores críticas tanto do público como da imprensa.
O TRIO MEDITERRAIN gravou em directo para a televisão brasileira “Globo”, para a Rádio Bósnia “BH1” e, em Maio de 2005, para a “RDP – Antena 2” num concerto que incluiu a estreia mundial do “Trio em Si menor” do compositor português José Viana da Mota, obra revista e transcrita pelo próprio grupo.
A abordagem de música contemporânea é outra das prioridades do grupo e um exemplo da concretização deste objectivo é o recente lançamento de um CD com obras inéditas e dedicadas ao grupo por compositores contemporâneos portugueses.

Programa


I
Ludwig van Beethoven (1770-1827)
Gassenhauer-Trio em Si bemol Maior, op.11
Allegro con Brio
Adagio
Thema: Pria Ch’io L’Impegno


Mikhail Glinka (1804-1857)
“Trio Pathétique” em Ré menor (1832)
Allegro moderato
Scherzo: Vivacissimo
Largo
Allegro con spirito


II
Alexander von Zemlinsky (1871-1942)
Trio em Ré menor, op.3
Allegro
Andante
Allegro



Ficha Artística
Bruno Borralhinho - violoncelo
Laura Ruiz Ferreres - clarinete
Kim Barbier - piano


Organização
TAGV com o apoio Reitoria da Universidade de Coimbra

Preço normal 10,00€
Preço estudante e sénior 8,00€
Espectáculo com desconto para AMIGOS TAGV

Clássicos do Cinema no Castelo de S.Jorge

Claudia Cardinale apresenta “Clássicos do Cinema”

Sons da Sétima Arte no Castelo de São Jorge


Hoje, 28 de Junho, pelas 22h00, o Castelo de São Jorge recebe a iniciativa “Clássicos do Cinema” que faz parte da 3ª edição do Festival Rota dos Monumentos e está integrada na programação das Festas de Lisboa 2007.
O projecto traz ao Castelejo um reportório dedicado aos compositores da Sétima Arte.

A apresentação está a cargo da convidada especial, Claudia Cardinale.

Os “Clássicos do Cinema” serão interpretados pela Orquestra Sinfónica dirigida pelo Maestro Christopher Warren e acompanhados de imagens projectadas nas muralhas do Castelejo.

Destacam-se Michel Legrand: “Verão 42”, “O Mensageiro” e “The Thomas Crown Affair”, Nino Rota: “Rocco e os seus Irmãos”, “O Leopardo”, “Clowns” e “8 ½”, Charlie Chaplin: “Luzes da Ribalta” e “Tempos Modernos”, Max Steiner: “Casablanca” e Henry Mancini: “Breakfast at Tiffany’s” e “The Pink Panter”.

Animação na noite no Bico

Mais uma noite animada no BICO

Festival de Música dos Açores começa amanhã



O Festival MusicAtlântico volta aos Açores, a partir de 28 de Junho e estende-se até 9 de Julho.


Como linha condutora da programação, a 8ª edição do Festival MusicAtlântico vai ser dedicada à VOZ e ao riquíssimo repertório escrito para aquela que é a expressão musical mais “original”, de entre todas – a voz humana.
Com uma componente vocal destacada, o Festival apresenta-se nas nove ilhas dos Açores com propostas musicais diversificadas, onde a voz é o veículo artístico principal.
Um total de 17 concertos, de 28 de Junho a 9 de Julho, nas nove ilhas dos Açores, 12 dias de celebração da voz como instrumento primordial da história da música.
Os famosos THE SWINGLE SINGERS farão o concerto inaugural, no Teatro Micaelense a 28 de Junho, com um programa que inclui peças de Bach a Tom Jobim.

O festival prosseguirá com a ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA (2 programas diferentes, que inclui o Pico no seu itinerário), o MEDIAE VOX ENSEMBLE (música sacra medieval) os L’ARPEGGIATA, que voltam aos Açores depois do enorme sucesso que obtiveram em 2004, os ingleses KING’S SINGERS e os corsos BARBARA FORTUNA com Cânticos tradicionais da Córsega à cappela.

Destaque ainda para a presença nos Açores do soprano ELISABETE MATOS, a mais internacional de todas as cantoras portuguesas, que tem actuado com Plácido Domingo e com as mais importantes orquestras e maestros da actualidade na Europa e EUA, incluindo no Metropolitan de Nova Iorque e no Alla Scala de Milão.

Vans Club Tour em espectáculo



VANS / EASTPAK CLUB TOUR 2007c/ Strike Anywhere (EUA)Tara Perdida Devil In MeHumbleSK6 29 de Junho - Casino Velho de Vilamoura (Algarve)


Depois do sucesso em 2006, a Xuxa Jurássica Produções apresenta mais uma edição da mais intensa tournée de punk/hardcore que alguma vez passou pelo nosso país, a Vans Club Tour.
Este ano e fruto de uma parceria com a Eastpak, a tournée apresentar-se-á sob o nome de Vans/Eastpak Club Tour 2007.

À semelhança do ano passado, a Vans/Eastpak Club Tour realizar-se-á em duas datas, sendo uma a 29 de Junho no Casino Velho de Vilamoura, no Algarve e outra a 30 de Junho no Incrível Almadense , em Almada, durante as quais subirão ao palco representantes do que de melhor se faz no circuito punk e hardcore nacional e internacional.

Este ano e a encabeçar o cartaz estarão os norte-americanos Strike Anywhere que trazem na bagagem um novo trabalho de originais, já aclamado pela critica, intitulado "Dead FM".

A acompanhar o tão ansiado regresso a Portugal dos Strike Anywhere estará a mais importante banda do circuito punk nacional, os grandes Tara Perdida ; a mais recente revelação do hardcore nacional, os Devil In Me , e ainda os Humble.

Do concurso de selecção de bandas para a Vans/Eastpak Club Tour 2007 saíram vencedores os SK6 (que acabaram por se juntar à familia Xuxa Jurássica e que marcarão presença nas duas datas), os Triplet (que completam o cartaz do Algarve) e os Fitacola (que completam o cartaz de Almada).

De recordar que da primeira edição fizeram parte os norte-americanos Mad Caddies e os portugueses Tara Perdida, Devil In Me, Humble, Easyway, No Time To Waste e All From 86, entre outros.--BIOGRAFIAStrike AnywhereFormação:Garth Petrie - BaixoMatt Smith - GuitarraMatthew Sherwood - GuitarraEric Kane - BateriaThomas Barnett - VozFormados em Richmond, em 1999, os Strike Anywhere trazem de volta ao hardcore e ao punk uma atitude politica e uma mentalidade activista, sendo regularmente comparados quer nas suas visões quer no seu som a nomes como Avail ou 7 Seconds. Depois do EP de estreia "Chorus Of One", editado em 2001, os Strike Anywhere (nome retirado de um antigo tema dos Inquisition) juntaram-se à editora Jade Tree que lhes viria a lançar "Change Is A Sound", o seu álbum de estreia, em Agosto de 2001. "Exit English" sucedeu-lhe em 2003 e uma compilação de material raro, "To Live In Discontent", em Janeiro de 2005.Ainda em 2005 a banda conquista a atenção de Fat Mike (NOFX) que rapidamente os convida para a sua editora, Fat Wreck Chords, na qual, em 2006, lançam o seu mais recente trabalho de originais, "Dead FM". "It rules when a band smokes their old material with a new release.

Sure, there's plenty to like about previous Strike records - it's just that Dead FM is better than any of them." in Alternative Press."It's about change, social, personal and political. It's about punk as a social force, not a style or clique. It's about everything that made punk so righteous so long ago. It's about time people started paying attention to Strike Anywhere."