quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Novo livro surge na Póvoa do Varzim

“Meu Coração” é o título

do primeiro livro de poesia de Carla Martins





Vai ser apresentado dia 15, pelas 21h30, no Diana Bar.


A jovem escritora licenciada em História pela Faculdade de Letras do Porto vê agora, através do projecto “Literatura em Movimento”, realizado o seu grande sonho de publicação de uma obra. Desde muito nova se evidenciou na sua vida o gosto pela escrita, tendo já participado em concursos literários, nomeadamente, no Jornal de Notícias onde já foram publicados alguns poemas da sua autoria.
“Meu Coração” está estruturado em três fases temáticas que marcam um percurso de abertura ao exterior.

A passagem “dum egocentrismo desenfreado” a uma “reflexão acerca de seres humanos na particularidade” marcam o percurso de escrita de Carla Martins neste livro.

A primeira fase engloba poemas sobre si que eram guardados à medida que os escrevia; na segunda fase refere-se aos outros, descrevendo vivências e modos de ser de quem a rodeia.

A terceira fase intitula-se Eu, os Outros e o Universo e inclui poemas como, “Mãos de Deus”, dedicado a todos os artistas incompreendidos, “O ciclista”, uma homenagem ao ex-atleta de ciclismo Joaquim Gomes, e “Porto de Abrigo”, um poema dedicado a todos os homens do mar, motivo para o lançamento do livro na nossa cidade de tradição marítima.
“Meu Coração” é a primeira edição do Letras, mascote de incentivo à Leitura criada pelo projecto “Literatura em Movimento” promovido por Maria do Deserto, ilustradora do livro.

Centro Cultural de Belém continua Fora de Si

A INCRÍVEL TASCA MÓVEL
Pela Piajio Associação Cultural




10, 11 e 12 de Agosto 21h30 às 24h00 Ringue do CCB
Preço único: 5€




Numa atmosfera barroca de glamour popular e inspirada no cruzamento entre a tasca, a feira e o café concerto, o público é convidado a saborear as “especialidades da casa”, os sons e os ritmos da língua portuguesa captados e misturados tal como os ouvimos no nosso país.

Com capacidade para 200 pessoas, esta Incrível Tasca é composta por sete estruturas metálicas, onde a luz dos lustres e das gambiarras delimitam a fronteira entre público e privado, entre tradição e inovação, entre a arte e os copos de três.

Durante três noites insólitas, o quinteto musical O’QUESTRADA (originário de Almada) e os ANÓNIMA NUVOLARI (os italianos mais lisboetas do país) aliam o acordeão, a guitarra portuguesa, o contrabaixo, a guitarra rítmica e o canto a uma mistura de géneros que se fundem na tradição do fado, funaná, ska, pop, ritmos africanos e canção francesa.

Música em Montemor o Novo


Citemor
Festival de Montemor o novo

Noite Cubana no Maxime

Os ritmos quentes e contagiantes das noites cubanas
podem ser desfrutados sexta-feira dia 10 de Agosto no Cabaret Maxime.



Nesta noite vamos ter concerto com LOS CUBOS (pode saber mais sobre eles em www.myspace.com/loscubos3d), danças latinas, mantendo a tradição das raízes cubanas com ritmos de salsa, merengue, boleros, entre outros, para contagiar o público.

Estes ritmos prolongar-se-ão até às 4.00 com pista aberta animada por DJ's.

Tudo isto, claro, bem "temperado" com muitos daiquiris, mojitos e cubas livres patrocinados pela Havana Club.
Haverá também petiscos e produtos cubanos com o "Alto Patrocínio" da Embaixada de Cuba.

A Noite Cubana está integrada nas comemorações dos 440 anos da Junta de Freguesia de S. José

O bilhete é 10€ com direito a uma bebida Havana Club.

Casa da Música oferece convites-Veja o que fazer




A Casa da Música têm o prazer oferecer aos visitantes do e-Cultura.pt convites duplos para



Ricardo Parreira Ana Moreira
11 de Agosto (Sábado) 22h00, Praça




Ricardo Parreira é um jovem intérprete com provas dadas que acaba de editar o seu primeiro disco, um tributo ao mestre da viola Fernando Alvim com o título Nas veias de uma guitarra .

A sua carreira inclui já espectáculos com nomes como Camané, Mísia e Argentina Santos.

Toca neste concerto precisamente com Fernando Alvim, figura chave na obra do nome maior da guitarra portuguesa: Carlos Paredes.


Ana Moura apresenta na Casa da Música o seu terceiro álbum, Para além da Saudade, passando tanto pelos fados tradicionais como por novas composições e poemas.

A cantora de Sou do fado, sou fadista, e agora de Os Búzios, vem somando êxitos tanto nas salas mais prestigiadas da Europa como nos EUA e Oriente.http://www.anamoura.com/w.anamoura.com/




Raquel Tavares Carlos do Carmo
12 de Agosto (Domingo) 22h00, Praça




Prémio Revelação Feminina 2006 (Fundação Amália Rodrigues), Raquel Tavares é, aos 22 anos, presença regular nas Casas de Fado lisboetas, integrando o elenco da Casa de Linhares.

A forte identificação com o fado mobiliza e inspira todos os que a rodeiam na criação do espectáculo História de uma Cantadeira em que é musa e personagem principal.


Carlos do Carmo uma nova abordagem a três dos mais históricos e criativos compositores do fado - Armandinho, Joaquim Campos e Marceneiro -, enriquecendo a sua música com as palavras de Maria do Rosário Pedreira, Nuno Júdice, Fernando Pinto do Amaral, José Manuel Mendes e Júlio Pomar, autores consagrados que se estreiam neste universo. Este projecto será apresentado em primeira-mão na Casa da Música.http://www.carlosdocarmo.com/






Participe em www.e-cultura.pt

Festival de Verão em Alcácer do Sal



A kalimodjo organiza
Festival de Verão gratuito em Alcácer do Sal


Durante os dias 9, 10, 11 e 12 de Agosto, o cidade de Alcácer do Sal terá uma Semana da Juventude em formato de Festival de Verão, com a particularidade de ser totalmente gratuito.
A meio de um circuito de festivais, como o de Músicas do Mundo (Sines), o Festival de Zambujeira do Mar e o Festival de Reggae (Sagres), a produtora Kalimodjo, em colaboração com o municipio de Alcácer do Sal, proporciona também uma semana inédita em que o público poderá assitir a concertos, workshops, demonstrações ou ainda participar em diferentes actividades radicais.
Os visitantes podem acampar gratuitamente durante os quatro dias, assistir a concertos como de Sam The Kid, Freestylers (U.K.), Irmãos Catita, Vicious 5, D3O ou Elektro Fighterz e realizar, por exemplo, um slide sobre o Rio Sado ou mesmo uma corrida Down Town pela cidade.