sábado, 3 de novembro de 2007

Percussão no S. Jorge


“Pulsar Vital” é um espectáculo musical feito por crianças a favor de crianças. Em palco estarão jovens dos 10 aos 16 anos, que têm vindo a desempenhar um trabalho notório na área da percussão desde 2002.

O espectáculo parte de uma investigação sonora de ritmos e objectos do quotidiano, explorando também o corpo como instrumento.

O grupo Pulsar nasceu do trabalho desenvolvido na disciplina de grupo de percussão do Conservatório de Música Jaime Chavinha em Minde. O grupo Pulsar tem vindo a apresentar-se em diversos eventos e festivais de percussão de âmbito Nacional.

Criação e concepção: Marco Santos Intérpretes: Ana Beatriz, Antonieta Manha, Bruna Silva; Daniel Martins, Daniela Pinote, Filipe Jorge, Ines Gaivoto, João Vicente, Marco Santos, Marisa Silva e Tomé Carvalho Luz: Carlos Ramos Som: José Fortes e Rui Guerreiro Vídeo: Ana Pesquita Design Gráfico; Ana Pesquita e André Luz
Produção: Marco Santos


Pulsar Vital:
Cinema São Jorge
3 de Novembro
22h00
Bilhetes: 10€ 50% de desconto para menores de 12 anos.

Conheça o seu filho


O LIVRO DA CRIANÇA

DE Mário Cordeiro
Subtítulo: Do 1 aos 5 anos

SINOPSE

Em O Livro da Criança, o pediatra Mário Cordeiro fala-nos das crianças do 1 aos 5 anos. Embora não tenhamos memórias vivas deste período, trata-se de uma fase marcante das nossas vidas, já que é nestas idades que se estabelecem os princípios e valores, o sentimento social e a segurança afectiva.

Em que os neurónios se organizam como nunca mais na nossa vida, e em que o cérebro fisicamente se desenvolve em dependência com o ambiente, o afecto, as regras e o contexto familiar e social.
É também neste período que se dá a importante passagem da linguagem pré-simbólica para a linguagem simbólica.

Para além da alimentação ou da higiene, sempre fundamentais quando se fala de uma criança, do 1 aos 5 anos há outras questões que preocupam os pais: - Como lidar com uma birra? - Como ensinar o meu filho a deixar as fraldas? - O que fazer quando as refeições se tornam intermináveis? - Como acompanhar o meu filho na escola? - O que fazer quando pedem chocolates, gomas e refrigerantes? – Quando deve o meu filho começar a aprender uma segunda língua? - Há «horas de ir para a cama»? - Como controlar as horas em frente da televisão? – Como posso explicar ao meu filho que não posso comprar tudo o que ele quer? – Como descodificar o choro, a agressividade, a raiva?

BIOGRAFIA

Mário Cordeiro, um dos mais prestigiados pediatras nacionais, é professor auxiliar de Saúde Pública na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e membro da Sociedade Portuguesa de Pediatria e da British Association for Community Child Health.
Foi membro da Comissão Nacional da Mulher e da Criança e da Comissão Nacional dos Direitos da Criança. tendo representado o país em diversos comités especializados da União Europeia e trabalhado com o governo do Reino Unido.
. Autor da obra indispensável O Grande Livro do Bebé.
. Não é somente um manual de instruções, mas um livro indispensável para ficar a conhecer os novos desafios e as necessidades do vosso filho.
. Respostas a questões do dia-a-dia, com uma linguagem clara e prática.
. Guia com casos reais.

Cristina Branco canta Zeca Afonso

Cristina Branco define o seu novo álbum, "Abril", a editar a 05 de Novembro, como "uma perspectiva feminina de José Afonso, que não procura trazer nada de novo e apenas lembrar”.


Este álbum, constituído exclusivamente por temas do repertório de José Afonso, surge depois de um ciclo de espectáculos que Cristina Branco realizou este ano no Jardim de Inverno do Teatro S. Luiz, em Lisboa.

"Vim para estúdio mais amadurecida e experimentada nos temas que têm arranjos do Ricardo Dias mas em que afinal todos os músicos participaram.

"Canto Zeca Afonso pelo ideal que representa de humanidade, simplicidade e pela qualidade do seu trabalho", disse a cantora à Lusa.

"Qualquer músico tem de, obrigatoriamente, passar por Zeca Afonso e reflectir sobre aquilo que ele nos deixou", acrescentou.

Um trabalho idêntico ao que realizou sobre Amália Rodrigues, com o facto de a música de José Afonso a ter acompanhado desde sempre, disse.

A escolha das músicas "não será a mais óbvia" afirmou a cantora, todavia em "Abril" encontramos temas emblemáticos de Zeca, como "Menino d'Oiro" ou "Venham mais cinco".

No total são 16 canções, abrindo o álbum com "Menino d'Oiro" e encerrando com "Chamaram-me cigano", passando por "Redondo vocábulo" deque Cristina tinha já feito uma recriação num álbum anterior, "A morte saiu à rua" ou "Índios da Meia Praia".

"É curioso que desde o meu primeiro álbum o José Afonso esteve sempre presente, a sua poesia e música foram para mim sempre recorrentes", acrescentou.

Ao lado de Cristina Branco, Prémio Amália Rodrigues Internacional 2006, estão os músicos Ricardo Dias (piano), Bernardo Moreira (contrabaixo), Alexandre Frazão (bateria) e Mário Delgado (guitarras).

"Uma panóplia de músicos de excepção", disse Cristina Branco, que salientou ainda a participação de João Moreira (trompete) e "a experiência emocionante de cantar" com do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra.

"Este álbum - afirmou - é também uma viagem pelo imaginário contestatário, do gira-discos, do canto amigo".

Por outro, acrescentou a artista, "cantar Zeca Afonso é procurar uma autenticidade, nós não trazemos nada de novo, frise-se, apenas queremos lembrar".
Este novo álbum, com a etiqueta da Universal Music, será ponto de partida para uma ronda de espectáculos pelo país, a partir de 07 de Dezembro, que culminará na sala principal do Teatro S. Luiz, em Lisboa.
Dia 07 de Dezembro Cristina Branco canta José Afonso no Teatro Gil Vicente em Coimbra, dia 13 em Viana do Castelo, no Sá de Miranda, no dia seguinte em Santa Maria da Feira, no Europarque, dia 15 em Braga no Theatro Circo e, finalmente, dia 17 em Lisboa no Teatro S. Luiz, onde tudo começou.

José Afonso, falecido a 23 de Fevereiro de 1987, aos 57 anos, foi, com Adriano Correia de Oliveira, umas das figuras centrais da canção de intervenção em Portugal.
O cantautor destacou-se também como intérprete da balada e do fado de Coimbra. Enquanto compositor procurou inspiração na música popular portuguesa, que usou como "canção de combate" ao regime deposto em 25 de Abril de 1974.
"Galinhas do mato" foi o seu último álbum de originais, publicado em 1985.

Cristina Branco conquistou já vários galardões em Portugal, França e Países Baixos. Até hoje editou já nove álbuns e o DVD "Cristina Branco live - a tribute to Amália Rodrigues".
FONTE:Lusa

AOK no Festival da Punk Tailor



Os AOK actuam hoje, pelas 16:30h, na Colectividade Vendedores de Jornais, em Santos-o-Velho, Lisboa.

O concerto insere-se no primeiro Festival da Punk Tailor, loja online de street wear, cujo cartaz inclui mais 5 bandas nacionais: One Hundred Steps, Blacksunrise, For The Glory, Men Eater e If Lucy Fell.

Os bilhetes custam 10€.

Do alinhamento do concerto dos AOK, para além das músicas do EP-CD "Histórias de Sempre", vão também constar vários temas novos, entre os quais "Há Sempre Uma Saída", cuja versão demo já está disponível no myspace da banda em: www.myspace.com/angryoddkids.

Mais informações sobre o festival em www.myspace.com/punktailorlive.

Depois dos MTV vem o concerto



PREÇOS
Plateia em Pé – 20,00 Euros
Balcão Nível 1 – 25,00 Euros
Balcão Nível 2 – 15,00 Euros

LOCAIS DE VENDA
Pavilhão Atlântico – www.pavilhaoatlantico.pt
FNAC – www.fnac.pt(Cascais, Almada, Chiado, Colombo, Norte Shopping, Stª Catarina, Gaia, Shopping, Algarve Shopping, Coimbra e Madeira)
El Corte Inglés (Lisboa, Gaia)
Agência ABEP
Agência Alvalade
Casa Viola (Rua Augusta, Areeiro, Colombo)
ACP (R. Rosa Araújo, CC Colombo, Amoreiras).
Ticketline - www.ticketline.pt
Reservas - 707 234 234
Reservas - 214 346 304

Trikibiki, Pier Bucci e Freshkitos em Vizela


Freeform Five no Budha da Póvoa do Varzim


Sábado dia 3 pelas 23h

Escola Superior de Dança com espectáculo


Ciclo ‘Próxima Vaga’



No cumprimento duma das missões do Ensino Superior e dos seus próprios objectivos – os quais perspectivam uma crescente abertura e ligação com a comunidade -, a Escola Superior de Dança (ESD) realiza, no decorrer do ano lectivo de 2007/2008, mais uma série de espectáculos com início no próximo dia 7 de Novembro no ‘átrio’.

O primeiro destes eventos tenta, por um lado, dar corpo à realização dum ciclo, denominado ‘Próxima Vaga’, com o qual se pretende criar mais uma via de apoio aos estudantes que concluíram a licenciatura em dança na ESD; por outro lado, pretende ser uma forma diferente de acolhimento aos alunos recém-chegados à Escola.

Porque a disponibilização de espaços para ensaio e a oportunidade de apresentações públicas de trabalhos, habitualmente, carece de intervenção de terceiros, a qual nem sempre é acessível a quem concluiu recentemente os seus estudos, decidiu a ESD realizar uma série de espectáculos em que apresentará obras coreografadas por ex-alunos.

Estas obras tanto poderão ser aproveitadas de experiências desenvolvidas no âmbito do plano curricular, quanto poderão resultar de convite para criações especialmente concebidas para o ciclo em questão.

No dia 7 de Novembro, pelas 21h00, serão apresentados, no ‘átrio’, o vídeo-dança IIB, realizado por António M Cabrita, com coreografia de Luís Marrafa, e as coreografias entstellung de Catarina Gonçalves, 90 graus de Rita Aveiro e Limites de Luís Marrafa.

A entrada é gratuita.



4ª feira, dia 7 de Novembro de 2007
21h00 ‘átrio’ - Rua de ‘O Século’, nº 89-93
Escola Superior de Dança