segunda-feira, 26 de novembro de 2007

11ª Semana[d]ança no TAGV Coimbra

11ª Semana[d]ança

Teatro Académico de Gil Vicente
Coimbra
Dia 29 de Novembro, 17h00 – 19h00
Dia 30 de Novembro, 15h00-17h00; 17h00-20h00
Dia 1 de Dezembro, 15h00-17h00; 17h00-19h00




Stephanie Maher é bailarina, coreógrafa e formadora na área da dança. É conhecida pela sua forte fisicalidade, criando nos seus trabalhos uma mistura original de intimidade, sensibilidade e humor. O seu trabalho foi apresentado nos E.U.A., Alemanha, Holanda e Reino Unido.
Após a sua formação em dança clássica e Moderna no New York BFA Dance SUNY Purchase, dedicou-se ao estudo de improvisação, voz e contacto-improvisação na cidade de S. Francisco. De 1989-1993 colabora como Bailarina e coreógrafa com a companhia da dança de Margaret Jenkins. Em 1995 fundou a companhia “CORE” com Keith Hennessy, Jess Curtis, Stanya Kahn e Jules Beckman, e foi produtora dos eventos no espaço 848 na cidade de S.Francisco, onde colaboraria intensivamente com Kathleen Hermesdorf.
Em 1998 muda-se para Berlim onde continua a dedicar-se à formação de bailarinos e a organizar eventos nesta área nos estúdios K77, em Berlim, e no Festival de Ponderosa Tanz/Land, em Stolzenhagen, Alemanha, sendo directora artística de
ambas as estruturas.
Ensina regularmente contacto improvisação, “Partnering and Flying” e “Alignment & Upside Down Techniques” na Alemanha e nos Estados Unidos.

Contacto Improvisação
Experimentar em dueto como usar o toque, forma, estrutura e a criatividade de outro corpo para nos movimentarmos em conjunto.
Desenvolver padrões seguros da técnica de CI (contacto improvisação) que nos permitam: cair, rolar, posições invertidas ou segurar/apanhar outro corpo no tempo e espaço apropriados.
Aprender a escutar, conhecendo as nossas limitações e mudanças de corpo para corpo, levar-nos-á a novas formas e amplitude de movimentos.
Duetos Aéreos
Treinar o corpo a lançar-se de posições invertidas no chão para os braços de um
parceiro e eventualmente para posições em movimento aéreo.
Aprender a usar o corpo como fonte de sustentação estrutural. O corpo como ponto de contacto e de apoio para movimento com o outro. Partindo de uma maior consciencialização entre os braços e o peso a ser suportado, desenvolveremos formas mais eficientes desta forma de movimento a dois. Desenvolver conforto e confiança em posições invertidas e em quedas do corpo no espaço.
Formadora Stephanie Maher
Produção Vânia Gala
Apoio TAGV, Pavilhão de Portugal e Casa da Cultura
Público-alvo Jovens (maiores de 15 anos), estudantes universitários, artistas e público em geral que manifestem interesse nesta área.
Valor da inscrição 45,00 €
Informações
Teatro Académico de Gil Vicente
teatro@tagv.uc.pt
http://www.uc.pt/tagv
http://blogtagv.blogspot.com/
Bilheteira
Informações e reservas
Horário 17h00-22h00
Telefone 239 855 636

O Coronel Pássaro

O Coronel Pássaro


O Coronel Pássaro
Teatro Académico de Gil Vicente
Coimbra
Dias 28 e 29 de Novembro às 21h30

Um jovem médico, destacado para um asilo psiquiátrico instalado num antigo convento, algures nos Balcãs, tem a seu cargo alguns casos de psicose tão interessantes quanto inofensivos. É inverno e tanto psiquiatra como doentes estão entregues à sua sorte, isolados no meio da neve e dos lobos, sem aquecimento, sem comida e sem medicamentos. Vivem acantonados numa única divisão para se protegerem do frio. A situação é já insustentável quando um avião da ONU, perdido o rumo no meio de uma tempestade de neve, lança ajuda humanitária sobre o convento julgando tratar-se de uma povoação na Bósnia. Os fardos lançados contêm mantimentos e uniformes militares. A partir desse momento, um dos pacientes, ex-coronel do exército russo, há três anos fechado no mais absoluto mutismo, assume o comando da pequena comunidade transformando-a numa «unidade de combate avançada» disposta a integrar as fileiras da NATO. Os pássaros em migração são, do ponto de vista destes doentes, o meio para estabelecer o contacto com as chefias daquela organização na Europa e os dias passam-se a observar o céu esperando uma resposta. O jovem psiquiatra assiste a esta verdadeira metamorfose incapaz de formar uma opinião sobre as vantagens ou desvantagens clínicas desta nova «realidade» vivida pelos doentes. Até porque o seu percurso pessoal dentro das normas de uma estrita normalidade se lhe afigura agora destituído de sentido. Finalmente, decide abandonar o convento integrando a nova «unidade militar», rumo a Estrasburgo, num velho jeep pintado com as cores da Nato e respectiva bandeira. Dois ou três anos depois, a pequena comunidade deambula pelas ruas e praças da Europa vivendo das moedas que o seu comportamento excêntrico arranca aos bolsos dos transeuntes. Acredita apesar de tudo que os pássaros são a melhor forma de enviar mensagens e vive de olhos postos no céu...

Ficha técnica
O Coronel Pássaro
Autor Hristo Boytchev
Encenação e Tradução Fernando Mora
Cenografia e Figurinos José Carlos Faria
Música Carlos Alberto Augusto
Iluminação António Plácido
Assistente de encenação Octávio Teixeira
Elenco Isabel Lopes, Carlos Borges, José Eduardo, Jorge Estreia, Pedro Ramos, Victor Correia, Victor Santos, António Plácido e Octávio Teixeira
Co-produção Teatro da Rainha, Centro Cultural de Belém e Odivelcultur–Teatro da Malaposta
Público-alvo a partir dos 12 anos
Duração: c. 1h20
Preçário
Preço normal 10,00 €
Preço estudante e sénior 8,00 €
Preço escolas 3,00 €
Preço Amigo/a TAGV 5,00€
Informações
Teatro Académico de Gil Vicente
teatro@tagv.uc.pt
http://www.uc.pt/tagv
http://blogtagv.blogspot.com
Bilheteira
Informações e reservas
Horário 17h00-22h00
Telefone 239 855 636

Vídeo-dança II B

O vídeo-dança II B realizado por António M Cabrita e coreografado por Luís Marrafa, e estreado no dia 7 de Novembro no átrio da escola superior de dança foi seleccionado para algumas mostras que decorrem em Portugal.

No dia 26 de Novembro será exibido no jardim de Inverno do teatro municipal São Luiz em Lisboa, no festival Dança sem Sombra. No dia 1 de Dezembro, no festival Temps d’Image será exibido no Espaço Eira.

Este projecto desenvolvido pela Licenciatura em Dança da Escola Superior de Dança, exibe dois corpos em confronto através do movimento, criando uma relação indefinida, que nos transporta para sentimentos de ajuda ou disputa, num movimento dinâmico e agressivo.

A concepção inicial é de Luís Mafarra, com a colaboração fundamental de António M Cabrita, viabilizando assim recuso ao vídeo, num projecto em que a coreografia por si só não bastaria. Para co-interpertar este projecto Catarina Gonçalves foi a escolhida, devido a sua cumplicidade e identificação na fiscalidade e dinâmica de movimento.

As filmagens decorreram em varias localidades como a Avenida da Liberdade, Parque das Nações em Lisboa, Barreiro e na localidade de Gesso.

Museu do Fado aberto À Noite

O Museu do Fado prolonga o horário de abertura ao público, em Novembro, até às 22h00, no âmbito da exposição temporária À Noite, criada a partir do mais recente álbum de Carlos do Carmo.

Para além das telas originais de Júlio Pomar, que retratam Carlos do Carmo, podem ver-se os inéditos de José Luís Tinoco (Insónia), Júlio Pomar (Fado do 112 e A Guitarra e o Clarim), Nuno Júdice (À Noite e Lisboa Oxalá), Maria do Rosário Pedreira (Pontas Soltas e Vem, Não Te Atrases), Fernando Pinto do Amaral (Madrugada e Vou Contigo Coração), José Manuel Mendes (Fado dos Meus Fados) e Luís Represas (Enredo).

Duas projecções sobre a vida e obra de Carlos do Carmo, a partir do DVD inédito O Fado de uma Vida de Rui Pinto de Almeida, completam a exposição sobre o mais recente trabalho do fadista, prestes a cumprir 45 anos de carreira.

Carlos do Carmo apresentou, recentemente, no Museu do Fado, o seu mais recente trabalho discográfico, Á Noite, que reúne textos inéditos de Nuno Júdice, Fernando Pinto do Amaral, Maria do Rosário Pedreira, Júlio Pomar, Luís Represas, José Luís Tinoco e José Manuel Mendes, para as músicas de fados tradicionais da autoria de Armandinho, Joaquim Campos e Alfredo Marceneiro.

Em Dezembro, a mostra pode ser visitada de terça-feira a domingo, até às 18h00.

Horários de visita: Novembro – 3.ª a domingo-10h00 às 22h00 / Dezembro – 3.ª a domingo - 10h00 às 18h00

4ª TEMPORADA DE “NIP/TUCK”

A Fox Life estreia a 4ª temporada da polémica série “Nip/Tuck”. Trata-se de uma das séries mais elogiadas pela crítica americana, que conta com um Globo de Ouro para Melhor Série Dramática (2005), entre outros prémios.

A série, que já se tornou um fenómeno a nível internacional, revela a vida de Sean McNamara e Christian Troy, cirurgiões plásticos, amigos e sócios da McNamara/Troy, uma clínica estética de prestígio em South Beach, na Flórida.

Sean, um pai de família aparentemente conservador, dá-se conta que seu sucesso financeiro não é capaz de encobrir os seus problemas domésticos, incluindo o seu relacionamento com Julia (Joely Richardson), a sua mulher desiludida, e Matt, o filho problemático. Assim como ele, Christian, solteiro e promíscuo, está a descobrir a pouco e pouco que a carreira lucrativa e a boa aparência não lhe trazem mais satisfação emocional, algo comprovado pela sua relação fracassada com a sensual e confiante Kimber Henry.

Na estreia da quarta temporada, Sean e Christian comemoram a realização de uma cirurgia histórica para a clinica e recebem uma oferta deveras interessante do paciente Burt Landau, um rico empresário interessado em fazer um implante de testículos maiores. Enquanto isso, Julie faz uma triste revelação a Sean sobre o filho que está para nascer, uma notícia que o deixa cheio de medo e dúvidas. A nova temporada conta com uma série de participações especiais, entre as quais se destacam a da atriz francesa Catherine Deneuve e de Brooke Shileds.

“Nip/Tuck” tem gerado controvérsia por lidar com questões polémicas como a homossexualidade, a transexualidade ou o incesto bem como os temas da juventude eterna e perfeição física. A série retrata estes temas universais, com humor quanto baste, ao mesmo tempo que nos confronta com a forma como as nossas sociedades vêem a velhice como uma praga, os pequenos defeitos do corpo como uma vergonha e quase elegem o Botox como uma necessidade primária. Uma chamada de atenção para o debate acerca da cirurgia estética e o seu papel na busca da felicidade.

Gossip Gril estreia no AXN


O AXN estreará no próximo dia 26 de Novembro, em primeira mão e em exclusivo, uma nova série da Warner Bros., intitulada Gossip Girl. Estreada no canal norte-americano CW a 19 de Setembro deste ano, situou-se como a série dramática nº 1 entre o público adolescente. Com apenas dois meses de intervalo desde a sua estreia nos EUA, o AXN vai estrear Gossip Girl, uma série que é a sensação da nova temporada norte-americana, uma história com enormes possibilidades de exploração em multiplataformas como a criação de comunidades e blogues na Internet, telemóveis e outros suportes multimedia utilizados habitualmente pelos jovens.

Baseada na bem sucedida série de novelas para jovens de Cecily von Ziegesar, a produção executiva esteve a cargo de Josh Schwartz e Stephanie Savage. A série arranca quando as estudantes, um grupo de adolescentes privilegiadas de Manhattan, ficam a saber que Serena Van der Woodsen (Blake Lively), a rapariga mais conhecida das festas do Upper East Side de Nova Iorque, regressou à cidade. E sabem-no através do blogue da arqui-conhecida, mas também ultra reservada Gossip Girl.

Ninguém conhece a identidade desta rapariga, mas todos, neste complicado e exclusivo círculo vicioso, confiam no seu website e nas suas mensagens de texto. Inclusive o melhor amigo de Serena, Blair Waldorf (Leighton Meester), fica surpreendido ao descobrir que Serena pôs fim ao seu exílio voluntário num internato para regressar a Manhattan.

Manter-se actualizado em relação às amizades que mudam constantemente, às invejas e aos ciúmes, e a tudo o que se passa neste rico e complicado mundo não é tarefa fácil, mas é isso mesmo aquilo que a Gossip Girl faz melhor.