terça-feira, 8 de janeiro de 2008

2ª Temporada de “The 4400: Os Escolhidos”

Depois de desvendado o véu sobre o que terá acontecido aos 4400 desaparecidos, o mundo mudou para sempre. Na nova temporada de “The 4400: Os Escolhidos” – que chega à Fox no dia 8 de Janeiro - ficaremos a conhecer os efeitos e consequências de um acontecimento extraordinário.

Um ano depois dos eventos passados em Highland Beach revelarem que foram humanos vindos do futuro que raptaram os 4400 indivíduos, o mundo é um lugar muito diferente.

O agente da National Threat Assessment Command (NTAC), Tom Baldwin, passou os últimos 12 meses sentado atrás da secretária: um castigo pelos seus actos de insubordinação que, apesar de tudo, se revelaram factores determinantes para desvendar o mistério em torno dos 4400. Kyle, filho de Tom, tem estado sob observação por parte da NTAC, onde foi submetido a numerosos testes e interrogatórios que não conduziram a mais informação. Diana Skouris, a antiga colega de Tom, apela a Nina Jarvis, a nova pessoa à frente da Pacific Northwest Division da NTAC, para permitir que Tom volte ao trabalho de campo. Para além disso, Diana adoptou Maia Rutledge como sua filha, mas desconhece que a criança raptada ainda conserva um poder que lhe pode trazer problemas: Maia é assaltada por visões que lhe permitem prever o futuro.

Entretanto, Richard Tyler, Lily Moore e a sua bebé Isabelle, agora com seis meses de idadem vivem num refúgio isolado na montanha, escondidos tanto de Jordan Collier como da NTAC. Collier proclamou-se como líder dos 4400, e está prestes a abrir o primeiro ‘4400 Center’, um local destinado a outros regressados, bem como a qualquer pessoa que queira conhecer mais ou explorar a incrível experiência por que passaram os 4400 indivíduos.

Estreia: Terça, 8 de Janeiro às 21h30 / Emissão: Terça às 21h30 / Repetição: Quarta às 19h10

4ª Temporada de “Donas de Casa Desesperadas”

A Fox Life estreia no dia 8 de Janeiro, às 21h50, a 4ª temporada do fenómeno internacional “Donas de Casa Desesperadas” - uma temporada que traz novas caras, novas rivalidades e novas traições a Wisteria Lane. “Donas de Casa Desesperadas” é uma das séries mais aclamadas pela crítica internacional, já galardoada com 6 Emmys, onde se inclui o de Melhor Série de Comédia e um Golden Globe para Melhor Comédia para Televisão.

“Donas de Casa Desesperadas” é uma comédia negra sobre a percepção da familia, das relações pessoais e da vida profissional, na realidade das sociedades modernas. Tudo isto a partir de um ponto de vista peculiar e muito especial: o feminino.

A série acompanha a vida de cinco mulheres – Bree, Lynette, Susan, Edie e Gabrielle - que habitam em Wisteria Lane, um bairro suburbano nos Estados Unidos. Com personalidades muito distintas, estas mulheres fazem o impossível para estarem bem com a vida. Tudo começou quando Mary Alice Young abandonou o seu lar perfeito, no mais agradável dos subúrbios americanos, Wisteria Lane, e pôs fim à própria vida. Agora, ela mostra-nos os pormenores escondidos no dia-a-dia da família, dos amigos e dos vizinhos, acompanhando tudo do seu ponto de vista ‘elevado’. Mary Alice sabe mais agora do que quando era viva, e partilha os deliciosos segredos destas cinco mulheres, que vivem no, aparentemente perfeito subúrbio de Wisteria Lane.

A nova temporada vem apimentar Wisteria Lane, depois de concordar em fugir com Carlos na noite em que se casava com Victor, Gabby recebe uma chamada do ex-marido e actual amante para a informar que Edie tentou comenter suicídio. Lynette tenta esconder de todos que padece de cancro, apesar de todo os seus fios de cabelo terem caído. Bree, por sua vez, continua a esconder o facto da sua filha estar grávida ao fingir que é ela própria a mulher grávida. Uma antiga amiga de Susan, volta ao bairro após 12 anos, deixando as cinco amigas em alvoroço com o seu feitio competitivo e perfeccionista. O subúrbio americano vai ver, ainda, a chegada de um sofisticado e citadino casal gay. O aprumado Bob e o atrevido Lee, entusiastas da arte moderna, vêm alegrar a vida de Susan.

Estreia: Terça, 8 de Janeiro às 21h50 / Emissão: Terça, às 21h50 / Repetição: Quarta às 18h30 e Domingo às 14h15

António José Teixeira coordena as Regras do Jogo


O novo director da SIC Notícias, António José Teixeira, vai estar à frente do novo programa de debate do canal, intitulado A Regra do Jogo.

A estreia do formato está marcada para hoje, dia em que o canal noticioso do universo SIC assinala o seu sétimo aniversário.

António Barreto e José Miguel Júdice vão marcar presença no novo programa de debate, uma ideia original de António José Teixeira em que serão quinzenalmente debatidos três temas da actualidade.

O formato será exibido em directo às terças-feiras a partir das 23 horas, alternando a sua emissão com o programa de entrevistas Dia D, conduzido por Ana Lourenço.

A proibição de fumar e a segurança alimentar, o tratado europeu assinado em Lisboa e os rendimentos dos gestores são os três temas escolhidos para o programa de estreia.

Andorra em fotografia na Faculdade de Letras de Lisboa




A Embaixada de Andorra e a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa têm o prazer de
convidar V. Ex.ª para a inauguração da exposição fotográfica “Vall del Madriu, Perafita-Claror”,
que se realizará no dia 9 de Janeiro de 2008, pelas 18h00, no Átrio da Biblioteca.


“ Vall del Madriu, Perafita-Claror”


Classificado pela UNESCO em 2004 como
Património Mundial, na categoria de Paisagem Cultural


Átrio da Biblioteca 9 a 15 DE JANEIRO

O PORTUGAL JAZZ está de volta à estrada

Festival Itinerante de Jazz
PORTUGAL JAZZ
11 de Janeiro às 21:30
Centro de Artes do Espectáculo
Portalegre
O Portugal Jazz chega ao ano de 2008 com uma mão cheia de concertos. Se o ano de 2007 vai ficar marcado como o ano da sua estreia, na cidade de Felgueiras a 4 de Maio, o ano de 2008 representa a sua força e importância no panorma cultural do país, arrancando já na próxima sexta-feira,com uma programação em que a qualidade continua a ser um dos mais importantes critérios.
A cidade que vai inaugurar o Portugal Jazz no novo ano é Portalegre, cidade que em Fevereiro vê acontecer a sua VI edição do Portalegre JazzFest - Festival Internacional de Jazz de Portalegre, no Centro de Artes do Espectáculo.



Ponto de Escuta
www.sofiaribeiro.com
www.myspace.com/demuthribeiroduo

Para consulta das galerias de fotos e artigos Portugal Jazz 2007 viaje até ao endereço www.portugaljazz.org

Concepção e Produção - JACC - Jazz ao Centro Clube de Coimbra
www.jacc.pt

Informações

PORTUGAL JAZZ 2008
www.portugaljazz.org
Mail geral@portugaljazz.org
Telefone +351 239 837 078

Buraka Som Sistema em reportagem na RTP




Chamam-lhe kuduro progressivo.

O baptismo fez-se pela mão dos Buraka Som Sistema, projecto que une produtores musicais portugueses e angolanos. Juntos desde 2006, exploraram o kuduro, ritmo angolano pouco valorizado, mas muito dançado pelos jovens dos subúrbios de Lisboa.

2007 foi o ano da expansão nacional e internacional dos Buraka Som Sistema, com participações nos mais importantes festivais do mundo. Potenciados pela Internet e pelas actuações ao vivo, a ascensão foi tão fulgurante como a batida tribal do kuduro.

Hoje pelas 21h , “Em reportagem” acompanha a vida dos Buraka Som Sistema: os bastidores dos espectáculos, as viagens, o trabalho de estúdio.


Mas vai mais longe.


Mostra a “fonte de inspiração”, os locais onde o kuduro se expressa: nas festas caseiras, nas associações de bairro da periferia lisboeta, nas escolas de dança ou até... nos ginásios.


Uma visita ao mundo das danças africanas e à mistura cultural da grande Lisboa.

Retrato contemporâneo que contrasta com o estereótipo português do fado e da melancolia. Porque para milhares de pessoas fazer a festa é um imperativo… e celebrar a liberdade da dança uma saborosa descoberta.

Como os Buraka recriam o kuduro” é uma reportagem de Ana Luísa Rodrigues, com imagem de Hugo Melo e edição de Clara Cruz.

Hangares do Vendaval apresentado em Coimbra

Hangares do Vendaval
De Luís Serguilha

Teatro Académico de Gil Vicente
10 de Janeiro às 18:00

Apresentação da obra a cargo de Manuel Portela


Hangares do Vendaval são abrigos das palavras / poesias / experimentações poéticas. Os abrigos das palavras-vendavais que compõem a tessitura poética de Luís Serguilha: vários compartimentos de onde surge a sua comunicação poética, num projecto experimental de poesia contemporânea.Cada compartimento-hangar-poesia abriga vendavais compostos de grupos de palavras enfeixados em campos semânticos que, tal como o título do livro, são paradoxos, um tipo especial de metáforas. Hangares do Vendaval oferece ao leitor uma leitura-jogo: ele tem a liberdade de se ater a um grupo de palavras e entusiasmar-se em redescobrir associações ou círculos semânticos a partir daí.

Luís Serguilha
Coordena uma academia de actividades físicas e de danças urbanas. Leccionou educação física. Foi atleta de competição nas modalidades de andebol e râguebi.Colaborou durante vários anos nas Jornadas de Arqueologia Investigação da Cultura Castreja.Foi um dos pioneiros das "Bibliotecas de Jardim".
É autor de diversos textos criativos sobre literatura contemporânea brasileira, entre os quais: Sampistas Apocalípticos; Círculos da planagem; «Distância», de Virna Teixeira; Visita: Objectiva do Cosmopolitismo sobre o Risco-Silêncio do desassossego escultórico da Poeta Virna Teixeira; "Inescrito" transatlântico; Cristalografias do subsolo; Noir; Simbologia nativaBibliografia do autorHangares do Vendaval; O Périplo do Cacho; O Outro; Lorosae Boca de Sândalo; O Externo Tatuado da Visão; O Murmúrio Livre do Pássaro; Embarcações; A Singradura do Capinador; Entre NósPrémios Prémio de Literatura Poeta Júlio Brandão

Informações
Teatro Académico de Gil Vicente Coimbra
Telefone: 239 855 630 _ Fax: 239 855 637
Bilheteira: 17h00-22h00 _ segunda a sábado _ telefone: 239 855 636

À conversa com… CARLOS FIOLHAIS em Coimbra

À conversa com… CARLOS FIOLHAIS
9 de Janeiro às 18:00

Biblioteca Municipal de Coimbra(sala de empréstimo)






sobre "dez livros de física para toda a gente"


À conversa com…
Ciclo de encontros de periodicidade mensal a realizar ao longo do ano em curso na Biblioteca Municipal de Coimbra.
Conversas de fim de tarde, de carácter informal e descontraído, protagonizadas por diversas personalidades ligadas à cidade de Coimbra e a diferentes áreas de conhecimento e sectores de actividade: ciências, literatura, fotografia, música, história, jornalismo, teatro, entre outras.
ACESSO GRATUITO

Informações
Casa Municipal da Cultura de Coimbra

Telef. 239 702 630
Fax 239 702 496
www.cm-coimbra.pt
cultura@cm-coimbra.pt



Golden Globe Awards foi cancelada



Cancelada a transmissão da cerimónia

de entrega dos

Golden Globe Awards

Foi hoje confirmado pela HFPA (Hollywood Foreign Press Association) que a cerimónia de entrega dos Golden Globe Awards, com transmissão em directo prevista para a madrugada da próxima segunda-feira pelo AXN, foi cancelada, devido à greve dos argumentistas norte-americanos em vigor desde o passado mês de Novembro.

Os vencedores serão no entanto dados a conhecer numa conferência de imprensa de uma hora de duração, prevista para o mesmo dia da cerimónia agora cancelada.
O AXN vê-se assim confrontado com a necessidade de rever a sua programação para esse dia, transmitindo o filme “Zona de Impacto”, que conta com Bruce Willis e Sarah Jessica Parker nos principais papéis.
Os responsáveis do canal afirmam ainda: “Estamos muito atentos a tudo o que se relaciona com a greve dos argumentistas nos Estados Unidos, para que tenha o menor impacto possível na programação do AXN”.


ZONA DE IMPACTO


Bruce Willis dá vida a Tom Hardy, um detective de elite da brigada de homicídios de Pittsburgh que, no entanto, não é capaz de aceitar a versão oficial sobre quem é na realidade o assassino do seu pai. O confronto com os seus superiores fará com que seja relegado no seu trabalho quando acusa um colega de ser um assassino em série. A partir desse momento, dedicará todos os seus esforços a demonstrar que aquilo que diz é verdade, enquanto o assassino continua com os macabros crimes.

Um filme repleto de acção e tensão, enquadrado na obscura cidade de Pittsburgh e os seus húmidos canais. Bruce Willis está, uma vez mais, no seu melhor, neste papel de polícia com poucas contemplações. O realizador, Rowdy Herrington, retrata com precisão o lado negro de personagens que, em certos momentos, não se sabe de que lado da lei estão. E tudo isto com um ritmo intenso e um enredo cheio de suspense que não dá um único momento de trégua ao espectador. Willis contém-se apenas graças à sua colega, agente interpretada por Sarah Jessica Parker (popularizada pelo seu papel na série de televisão O Sexo e a Cidade) que, naturalmente, termina por ajudá-lo a encontrar o assassino.


Título original: Striking Distance
Ano de produção: 1993
País de produção: EUA
Duração: 97 minutos
Género: acção
Realização: Rowdy Herrington
Intérpretes: Bruce Willis, Sarah Jessica Parker, Dennis Farina