quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Rabih Abou-Khalil em Portugal

Compositor e mestre do oud, Rabih Abou-khalil, vem a Portugal dar dois concertos, o primeiro no Centro Cultural de Vila Flor dia 18 de Janeiro as 22.00H, e o segundo na Culturgest em Lisboa no dia seguinte as 21,30H.

Rabih Abou-khalil é um dos músicos mais prolíficos da world music. Estudou música Árabe e Europeia no Conservatório de Beirute, bem como em Aleppo e Damasco. Em 1978, por causa da guerra civil do Líbano, forçado a sair do seu país, foi para Munique, onde estudou flauta clássica na Academia de Música dessa cidade. A preocupação analítica relativa à tradição clássica europeia permitiu-lhe compreender a música árabe de um ponto de vista exterior e teórico, dando-lhe a descobrir a possibilidade de operar em simultâneo com sistemas musicais divergentes.

Com uma discografia extensa e mais de 500.000 cd´s vendidos em todo o mundo, Rabih Abou-Khalil é considerado um compositor e instrumentista vanguardista que se encontra entre os artistas de maior sucesso no mercado de jazz europeu. Em 1999 recebeu cinco prémios da German Phono Academy. As participações de Khalil em festivais de jazz internacionais e nas mais prestigiadas salas de espectáculo do mundo são inúmeras.

Os concerto apresentados em Portugal, tem como ponto de partida o CD Journey to the Centre of an Egg e junta um dos mais conhecidos pianistas de jazz europeus, o alemão Joachim Kühn e o excelente percussionista Jarrod Cagwin, que desde há muitos anos faz parte de bandas de Abou-Khalil e conhece profundamente os ritmos turcos, árabes e africanos.

Em Journey to the Centre of an Egg pela primeira vez Abou-Khalil compõe em colaboração, escrevendo com Kühn todas as faixas do CD. O resultado, segundo John Kelman escreve em All About Jazz, é o álbum de cruzamento de culturas mais livre e mais bem sucedido de todos os que Rabih já gravou

2ª temporada de “Betty Feia”

A 2ª temporada de “Betty Feia” tem estreia marcada na Fox Life para o dia 16 de Janeiro, às 21h00. Galardoada com um Emmy e um Golden Globe para Melhor Actriz de Comédia em 2007, America Ferrera volta a interpretar “Betty Suarez”, que, apesar de pouco atraente, tenta vingar no mundo das publicações da moda. De salientar que a ex-Spice Girl, Victoria Beckam, tem uma participação especial nesta temporada. Mas ainda antes da estreia, fique a conhecer os bastidores da série no programa especial “InFANity”, que terá ínicio às 20h25.

Poucas pessoas conhecem, na realidade, a inteligente e trabalhadora Betty Suarez . Com pouca apetência para o ‘estilo’, no mundo da moda, Betty é aquela peça que não se consegue encaixar em lado nenhum.

Quando um famoso director entrega a liderança da sua conceituada revista ‘Mode’ - a Bíblia da indústria da alta costura -, ao filho Daniel, contrata também Betty para ser sua assistente – porque ela é a única mulher com quem Daniel nunca pensaria em ter um caso amoroso, especialmente quando tem de trabalhar com as belas e sensuais Alexis Meade e Wilhelmina Slade.

Nenhum dos dois está por dentro da complexo mundo ‘fashion’, mas juntos formam uma equipa formidável contra aqueles que só usam roupa de estilistas extravagantes e que esperam ansiosamente pelo falhanço de Betty e Daniel no panorama ‘fashion’ de Nova Iorque.


Estreia: Quarta, 16 de Janeiro às 21h00 / Emissão: Quarta às 21h00 / Repetição: Quinta às 17h40 e Sábado às 19h20

Óscar e a Senhora Cor-de Rosa no Teatro Nacional de D.Maria II




Óscar e a Senhora Cor-de Rosa


Estreia amanhã, no teatro Nacional de D.Maria II, esta peça de Eric-Emmanuel Schmitt, que tem como intérprete Lídia Franco.


Óscar é uma criança de dez anos internada com leucemia. Uma doença por demais conhecida e que nem sempre a ciência consegue combater. A vida tem como sombra a morte mas maior dor para Óscar é a solidão do hospital.


Assim o seu encontro com a "Senhora Cor-de Rosa" faz renascer o desejo de viver e traz-lhe a serenidade e o amor que irão enriquecer e preencher os seus últimos dias.


E esta é a dádiva de Óscar.Admiramo-lo pela sua simplicidade, pela sua coragem, pela forma como se recusa a sucumbir à dor e à solidão.


Para Lídia Franco este é o papel que acontece uma vez na vida de um actor. Trata-se de um texto maravilhoso, segundo disse ao Hardmusica.com, e com uma encenação excelente.


E acrescenta: o protagonista é o Óscar, mas vai-se dando uma simbiose entre ele e a Vóvó Rosa

Graças ao Óscar ela vai descobrir a alegria e o amor que andavam arredados da sua vida, desde há muito.


Lídia Franco é Óscar, a senhora Cor-de Rosa, e todos os outros habitantes do hospital. Uma interpretação soberba, que nos transporta ao mundo de Óscar e com ele viver a sua felicidade, a sua solidão, o seu amor e a sua morte.


Um espectáculo que aconselhamos e que merece a vossa presença no Teatro Nacional de D.Maria II.









Manuela Azevedo e seu CLÃ 6ª feira em Tomar

CLÃ
18 de Janeiro de 2008
Cine-Teatro Paraíso às 22:00
Tomar


Informações e reservas tel. 249 329 190
Bilhetes à venda em www.plateia.pt

Workshop de turismo, grátis, abre BTL08



A Bolsa de Turismo de Lisboa, a maior feira de Turismo nacional, inaugura hoje a sua 20ª edição.

Pelas 17h e com a presença do Ministro da Economia e Inovação, Manuel Pinho e o Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, será oficialmente inaugurada.

No âmbito da feira, às 11h, no Auditório 1 do Centro de Reuniões da FIL será apresentado o estudo sobre o Turismo Interno, promovido pela Associação Nacional das Regiões de Turismo (ANRET).

Neste workshop, com entrada livre, será não só apresentado o estudo nacional como abordado o enquadramento do turismo interno face ao turismo internacional e ainda o volume de turismo interno em cada país da União Europeia.

Além do balanço deste tipo de turismo em Portugal, a sessão irá destacar a sua importância para a economia nacional e as tendências de evolução com base num estudo sobre o sector, a sua segmentação por tipo de dormidas, motivação de viagem, regiões de maior procura turística nacional, sazonalidade, entre outros temas.

Outro dos pontos analisados pelo estudo a ser apresentado pela ANRET é o peso do alojamento privado neste tipo de Turismo.

A análise promovida pela ANRET também se debruça sobre a influência da conjuntura económica nas decisões e escolhas dos locais de viagem para os turistas nacionais no território português.
Este estudo apresenta um conjunto de recomendações que visam aumentar o número de turistas nacionais a fazer férias em Portugal, através de parcerias público/privadas.