terça-feira, 29 de janeiro de 2008

SANGRE FLAMANCA

Roda de Choro de Lisboa

“MV & EE with The Golden Road” no Theatro Circo

“MV & EE with The Golden Road” é a “jam band” que a 1 de Fevereiro (23h59) sobe ao palco do Pequeno Auditório do Theatro Circo para apresentar temas que fazem deles uma das referências da actualidade. “Gettin’ Gone”, a mais recente encarnação dos “The Golden Road” de Matt Valentine e Erika Elder, consubstancia-se no “folk” luminoso dos anos 60 e 70, pequenos excertos de “rock” de garagem e em duas vozes que, através de conjugações sem limites, dão origem a um som épico e intimista.

Num registo de “rock” psicadélico e “folk” de formas clássicas, “Gettin’ Gone” surge como um trabalho mais ortodoxo e distante da estranheza que caracterizava discos anteriores. Acompanhados por “The Golden Road”, Matt Valentine e Erika Elder, que fazem questão da companhia de Zuma, «o cão toca-sinos», trazem a Braga temas como “Susquehanna (Sole Art Trample)”, “Mama My”, “Yje Birdem” ou “Day and Night”, dignos exemplares do seu característico “folk” psicadélico que propõem ao ouvinte uma viagem «pelos vastos céus da Califórnia».

Aclamado como «um dos novos músicos mais brilhantes da cena internacional», o guitarrista, poeta e cantor Matt Valentine iniciou em meados da década de noventa, enquanto elemento dos míticos “Tower Recordings”, uma carreira musical alimentada pelos sons tradicionais do passado e por uma forma muito particular de entender a música. Dissoluto o projecto “Tower Recordings”, Matt Valentine mudou-se para Vermont e dedicou-se a algumas edições através do selo “Child Of The Microtones”, maioritariamente limitadas a 99 exemplares e de que resultam alguns discos de maior visibilidade.

Com a instrumentista e cantora Erika Elder, ao lado de quem criou o projecto “MV & EE”, Valentine já editou vários trabalhos com as designações “MV & EE Medicine Show”, com Bummer Road e, mais recentemente, em formato “big band” com os “The Golden Road”.

Ingressos, a 8 euros, disponíveis nas bilheteiras do Theatro Circo.

Prémios Rádio Clube/ Jornal Metro 07

Gala de Entrega dos Prémios
junta os melhores de 2007 no Teatro Tivoli
Decorreu ontem a Gala de Entrega dos Prémios Rádio Clube / Jornal METRO 07 no Teatro Tivoli, em Lisboa. Durante três meses o Rádio Clube Português e o jornal METRO nomearam as personalidades que se evidenciaram em Portugal e no estrangeiro e os prémios respectivos foram ontem entregues.
Convém salientar que os vencedores foram escolhidos pelos ouvintes do Rádio Clube Português e pelos leitores do Jornal METRO que votaram semanalmente no seu candidato favorito.
E o resultado foi o seguinte:
Prémio Cidadania - Fernando Nobre, Presidente da AMI
Prémio Desporto - Vanessa fernandes, praticante de trialto
Prémio Economia - Zeinal Bava, Vice-Presidente da Portugal Telecom, SGPS
Prémio Jovem do Ano - João Guerreiro - Vencedor das Olipíadas Ibero-Americanas de Mate mática
Prémio Ciência e Pensamento - Mónica Bettencourt Dias, cientista e investigadora
Prémio Autarca do Ano- João Rocha, Presidente da Câmara Municipal de Serpa
Prémio Cidadão Anónimo- Padre Lino da Silva, Presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade
Prémio Ambiente - José Maria Saraiva, Associação Cultural dos Amigos da Serra da Estrela
Prémio Cultura - Mariza, fadista
Prémio Internacional - Al Gore
Prémio Política - Ângelo Correia
Foi ainda distinguida um figura maior da vida nacional. Contactado telefonicamente este Homem máximo das Letras portuguesas perguntava insistententemente. " Mas porque me homenageiam? Ainda não me disseram e eu preciso saber para explicar às pessoas"
Esclarecido mas não convencido JOSÉ SARAMAGO desligou agradecendo e prometendo uma vinda a Portugal aquando da inauguração da Exposição com o seu nome.

Flamenco, o cartão de visita de Espanha estreia quinta-feira no Auditório dos Oceanos-Casino Lisboa

TABLAO, o bailado flamenco,
no Auditório dos Oceanos
TABLAO, segundo o seu criador António El Pipa, como espectáculo de flamenco, é o melhor cartão de visita de Espanha no exterior.
Conforme disse ao hardmusica.com, " o flamenco é o que de mais puro e mágico existe na música espanhola". É o seu melhor cartão de visita.
António El Pipa pretende com este espectáculo que as " confusões " que surgem em alguns espectáculos de Flamenco sejam definitivamente clarificadas no espírito de quem sente e ama o Flamenco.
Nascido em Jerez de la Frontera, de uma das famílias ciganas mais conhecidas do bairro de Santiago, António El Pipa segue a tradição da sua gente.
Neste espectáculo, a surpresa será a actuação de sua tia Juana la del Pipa.
António El Pipa é um homem apaixonado pelo flamenco que dança, mais do que isso é um homem apaixonado pelo flamenco que é a alma do seu povo, da sua região, a Andaluzia e do seu país ,a Espanha.
O espectáculo estará no Auditório dos Oceanos de 31 de Janeiro a 2 de Fevereiro 2008, a partir das 22 horas.

José Pinto Ribeiro substitui Isabel Pires de Lima

Perfil do novo ministro da Cultura



José António de Melo Pinto Ribeiro, novo ministro da Cultura, nasceu a 9 de Setembro de 1946, em Moçambique, estudou na escola alemã do Porto, licenciou-se em Direito e tem feito carreira como jurista.

Foi fundador e presidente da Direcção do Fórum Justiça e Liberdades, associação destinada ao estudo, promoção e defesa dos direitos cívicos em Portugal.

Estudou ainda no Liceu Normal de D. Manuel II, no Porto, antes de ingressar na Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa, onde estudou entre 1964 e 1969.


Recebeu o prémio Gulbenkian para melhor aluno em ciências jurídico-económicas.

Iniciou depois actividades de docente, primeiro no Instituto Superior de Economia, onde foi assistente entre 1971 e 1980, depois na Faculdade de Direito de Lisboa e mais tarde na Universidade Autónoma de Lisboa, sempre na área do Direito Comercial.

Deu ainda aulas no Instituto Superior de Ciências do trabalho e da Empresa e na Faculdade de Direito da Universidade Nova de lisboa.

Como advogado, Pinto Ribeiro tem estado ligado à área da banca.

Entre 1974 e 1990 foi assessor jurídico, responsável pela área internacional, do Banco Português do Atlântico e prestou assessoria jurídica a vários financiamentos estrangeiros a empresas portuguesas.

Desde Setembro de 1985 que é representante da Associação Portuguesa de Bancos no Comité Jurídico da Federação Bancária da União Europeia.

Segundo o curriculum vitae distribuído pelo gabinete do primeiro-ministro, Pinto Ribeiro elaborou vários projectos de diplomas legais para o Governo da República e para os governos dos Açores, da Madeira e de Macau sobre empresas públicas bancárias, sociedades comerciais e legislação respeitante ao chamado «Plano Mateus».

Actualmente exercia funções de Administrador da PT Multimédia e da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea-Colecção Berardo.

Para além do português, o novo ministro fala alemão, inglês, francês, espanhol e italiano e é Grande Cavaleiro da Ordem da Liberdade.