quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

A Mente do Homem Casado

O FX estreia a “A Mente do Homem Casado” no dia 30 de Janeiro. A série apresenta um olhar divertido aos desafios colocados pelo casamento nas sociedades modernas, de um ponto de vista exclusivamente masculino.

Micky, Jake e Doug são colegas de trabalho envolvidos em casamentos de longa duração, mas que têm opiniões muito diferentes acerca do que faz esta instituição milenar funcionar. Poderão os homens casados sobreviver aos tempos modernos? Hoje, há mais responsabilidades… obrigações... e tentações. Em pleno séc. XXI, está a ficar cada vez mais difícil para o género masculino manter-se casado e feliz. Valerá a pena tentar?

“A Mente do Homem Casado” é uma refrescante série com a chancela HBO, que mostra o que realmente se passa no interior da mente dos homens casados.

A história gira à volta de Micky Barnes, jornalista em Chicago; Jake Berman é o colega de trabalho de Mike que acha que “o que ela não sabe não a pode magoar”; e Doug Nelson é precisamente o oposto de Jake e aconselha Micky a adicionar muitos ramos de flores e livros de ajuda ao casamento. Donna é a paciente e muito sofredora mulher de Micky, já que o jornalista partilha a redacção com a jovem e sexy assistente Missy, uma verdadeira tentação. Randall Evans é o editor do jornal e chefe de Micky.

Estreia: Quarta, 30 de Janeiro às 22h55 (duplo episódio) /Emissão: Quarta às 22h55 (duplo episódio) / Repetição: Quinta às 18h30 (duplo episódio)

À Procura de Shakespeare

A peça "À Procura de Shakespeare", de José Lobato, com estreia no Teatro Armando Cortez - Casa do Artista no dia 1 de Fevereiro e transmissão em directo para todo o mundo através da TVNet ( www.tvnet.pt).

A estreia online é um feito inédito na história do teatro português. Os bilhetes para a temporada estarão à venda a partir dodia 9 de Fevereiro, através da Ticketline.

Depois da temporada em cartaz no Teatro Armando Cortez, de 1 de Fevereiro a 1 de Março, a peça entrará em digressão.

TEATRO NEGRO NACIONAL DE PRAGA

O prestigiado e conhecido Teatro Negro Nacional de Praga, leva ao Centro Cultural Olga Cadaval um trabalho elaborado livremente a partir dos conhecidos contos infantis “Alice No País das Maravilhas” de Lewis Carol e as “Viagens de Gulliver” de Jonathan Swift.

Recorrendo à arte da magia e aos truques de teatro negro, aos efeitos multivisuais originais, às películas animadas e aos actores, os espectadores são levados a conhecer gigantes, anões, polvos dançantes, flores que cantam ou figuras de xadrez revividas e enquanto Alice voa muito próximo dos espectadores, encolhe-se e desaparece, Gulliver visita os continentes mais extravagantes cheios de criaturas e coisas desconhecidas. Alice é uma jovem que procura um violino roubado no reino atrás do espelho. Ela vive aventuras incríveis e encontra criaturas maravilhosas, muda de aspecto e entra em situações extravagantes.

«As viagens de Gulliver» é a história de um marinheiro que esteve a navegar durante muitos anos pelos mares e que regressa ao seu país natal. Traz notícias de mundos desconhecidos, de terras sem descobrir e de estranhas criaturas que habitam nelas. É fustigado por propagar heresias mas os seus vizinhos ignorantes ficam boquiabertos quando vêem as provas das suas viagens.

Este é um espectáculo único a não perder tanto por crianças como por adultos.

Digressão nacional de «Os Melhores Sketches dos Monty Python»

Desde a sua estreia em Setembro que António Feio, Bruno Nogueira, Jorge Mourato, José Pedro Gomes e Miguel Guilherme têm feito rir plateias esgotadas no Auditório dos Oceanos no Casino Lisboa com Os Melhores Sketches dos Monty Python.

Traduzidos e adaptados por Nuno Markl, Os Melhores Sketches dos Monty Python são uma selecção feita a partir do espólio deixado por este grupo de humoristas britânicos, que provam que o bom humor não tem prazo de validade. Hoje e sempre, os Monty Python são gargalhadas garantidas!

Durante o mês de Fevereiro, estarão em digressão nacional, passando por vários palcos nacionais. A data das actuações é a seguinte:

CAE Figueira Foz - 1 Fevereiro
Teatro José Lúcio da Silva - Leiria - 8 Fevereiro
Teatro Virgínia - Torres Novas - 9 Fevereiro
Teatro Municipal Bragança - 17 Fevereiro
Coliseu do Porto - 19 a 23 Fevereiro
Teatro Municipal Guarda - 29 Fevereiro

Mostra do Cinema Alemão no S.Jorge

Mostra de Cinema de Expressão Alemã

KINO no Cinema São Jorge

A decorrer no Cinema São Jorge entre os dias 30 de Janeiro e 6 de Fevereiro, KINO - Mostra de Cinema de Expressão Alemão pretende dar a conhecer ao público português a grande diversidade da cinematografia de expressão alemã, nomeadamente através da apresentação de filmes que não entram no circuito de exibição comercial.

Realizado pelo Goethe-Institut, em colaboração com o ABC Cineclube e co-produção EGEAC, KINO – palavra que em alemão designa Cinema – é o sucessor do Festival de Cinema Alemão de Lisboa, que agora se alarga com a exibição de produções originárias da Áustria, Luxemburgo e Suiça.

O Festival tem como curador o jornalista e crítico alemão Andreas Kilb e é composto por 17 longas metragens, incluindo também um ciclo dedicado à “Nova Escola de Berlim”, programado por André Dias.

A “Nova Escola de Berlim” é um movimento cinematográfico, sem regras definidas, que teve a sua origem na dffb (Deusche Film- und Fernsehakademie), uma academia independente de cinema na dinâmica cidade de Berlim. Os jovens realizadores alemães seguidores da “Nova Escola de Berlim” têm-se destacado em vários festivais com um cinema fluído e narrativo, baseado numa fotografia límpida e em argumentos que espelham o mal-estar social e pessoal das nossas sociedades capitalistas.

O realizador Christian Petzold fará a apresentação de dois filmes seus, nomeadamente WOLFSBURG (2002) e GESPENSTER (2005).

Na sessão de abertura de KINO, uma produção austríaca – “Die Fälscher/Os Falsificadores”, em ante-estreia nacional.




KINO:

Ø Cinema São Jorge
Ø 30 Janeiro > 6 de Fevereiro

Sérgio Godinho com novo disco após 6 anos

Seis anos após a publicação de um álbum de originais, Sérgio Godinho acaba de regressar ao mercado discográfico com o CD “Ligação Directa”.

Este regresso acontece com um disco ao vivo, gravado no Teatro Maria Matos por ocasião dos concertos ocorridos entre os dias 16 e 20 de Maio de 2007, em cinco datas completamente esgotadas.

Este espectáculo teve como ponto de partida o último disco de originais de Sérgio Godinho, “Ligação Directa”, editado no final de 2006.
Recordamos que “Ligação Directa” foi escolhido como Disco do Ano pelo Blitz, tendo ainda levado Sérgio Godinho a conquistar o Globo de Ouro para Melhor Intérprete Individual desse ano.

Com a peculiar subtileza a que nos habituou, o “cantautor” oferece-nos dez novas cantigas com “ligação directa” a um dia-a-dia cada vez mais desesperante, ou a um desencanto cada vez maior pela realidade recente, como “Às Vezes o Amor”, “Só Neste País” ou “O Velho Samurai”, fazem parte do alinhamento deste disco grandes clássicos da história da música nacional, como “Com Um Brilhozinho nos Olhos”, “Espectáculo”, “Arranja-me Um Emprego” ou “O Primeiro Dia” ou ainda temas recuperados e rearranjados para estas apresentações – “Dias Úteis”, “Homem-Fantasma” ou ainda “Quatro Quadras Soltas”.

“É Tão Bom”, o primeiro single, é também uma das surpresas deste “Nove E Meia No Maria Matos”, um tema inicialmente composto para a série televisiva “Os Amigos de Gaspar” mas que tem ganho vida nova nas apresentações ao vivo.

Um tema emblemático para os fãs mais jovens de Sérgio Godinho.

Sérgio maneja a palavra até à exaustão, eleva o lugar-comum ao patamar da poesia, revitaliza o sinónimo, dignifica o trocadilho, requalifica o calão…

Ao longo de 35 anos de carreira construída com serena humildade e invulgar elevação, Sérgio Godinho surpreende-nos porque, permanecendo fiel a padrões estéticos e ideológicos irrevogáveis para qualquer pessoa de bem e de bom gosto, concilia exemplarmente a audácia da novidade, com a coerência de princípios própria de quem acredita num mundo melhor.

Num tempo em que se enaltece, incentiva e pratica a vacuidade de ideias e o desleixo da intervenção cívica, exemplos como o de Sérgio Godinho assumem especial importância, designadamente junto de criadores mais jovens que olham para o futuro com perigosa apatia.Estabeleçamos, pois, com carácter de urgência, “Ligação Directa” a Sérgio Godinho!

A acompanhar Sérgio Godinho em palco estiveram, como habitualmente, Os Assessores:

Nuno Rafael: direcção musical, guitarras, programação e coros
Miguel Fevereiro: guitarras, percussão e coros
João Cardoso: piano, teclados e coros
Nuno Espírito Santo: baixo e coros
Sérgio Nascimento: bateria, percussão e coros
Sara Corte-Real: coros, teclados e percussão
João Cabrita: sopros e coros



http://www.youtube.com/v/fPhC5j9ybwo&rel=1"> name="wmode" value="transparent">http://www.youtube.com/v/fPhC5j9ybwo&rel=1" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="355">