domingo, 23 de março de 2008

ESPECIAIS “4400 – OS ESCOLHIDOS”

Não perca o final da 2.ª temporada de “4400 – Os Escolhidos”, a série que acompanha o destino de 4400 indíviduos que depois de desaparecerem por mais de meio século regressaram misteriosamente numa bolha de luz. Apesar de ninguém do grupo ter envelhecido fisicamente, muitos voltaram com habilidades especiais desde o poder de prever o futuro a reflexos instantâneos. A National Threat Assessment Command é a agência do governo responsável por vigiar os regressados e descobrir tudo acerca dos 4400.

Emissão: Sábado, dia 22 de Março, às 18h20

Episódio 9: ‘Rebirth’
Episódio 10: ‘Hidden’
Episódio 11: ‘Lockdown’

Emissão: Terça-feira, dia 25 de Março, às 21h30

Últimos episódios da 2.ª temporada
Episódio 12: ‘The Fifth Page’
Episódio 13: ‘Mommy’s Bosses’

II Festival das Companhias

Um conjunto de 11 trabalhos dramáticos desenvolvidos entre 25 e 30 de Março, quatro debates sobre várias dimensões da criação teatral e uma exposição intitulada “O que é o teatro?” são as acções em que se consubstancia o II Festival das Companhias.

Organizado pela Companhia de Teatro de Braga, em parceria com o Theatro Circo e com o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Braga, o II Festival das Companhias Descentralizadas dá continuidade a um projecto surgido em 2006, no contexto de “Faro - Capital Nacional da Cultura”, e tem por objectivo principal a apresentação do trabalho artístico teatral produzido fora dos grandes centros urbanos e o incentivo à reflexão e debate sobre questões como as condições de criação e circulação, formação de públicos, financiamento ou projectos de internacionalização.

Os Trockadero de Monte Carlo em lLisboa

SHORT SCREENING - 3ª sessão



O novo circo regressa ao
Centro Cultural de Belém





QI QIAO BAN


As Sete Pranchas da Astúcia



Um espectáculo imaginado por Aurélien Bory


Quarta-feira a Domingo >> 26 a 30 de Março >> Grande Auditório

O CCB reabre as portas ao novo circo e acolhe no palco do Grande Auditório um projecto inventivo de Aurélien Bory, criado especialmente para ser interpretado por um grupo de acrobatas da cidade chinesa de Dalian.

Inspirado pelo milenar jogo chinês Qi Qiao Ban – ou em português As Sete Pranchas da Astúcia – Aurélien Bory concebe um conto visual moderno em que os acrobatas se fundem em gigantes geométricos que invadem o palco para os transformar em figuras completamente novas. O resultado é um espectáculo viciante para o olhar e aliciante para a mente.

Tangram Novo Circo Acrobatas Chineses

…acolhi com entusiasmo a ideia de ir encontrar artistas chineses da cidade de Dalian, cujo nível acrobático é um dos melhores do mundo. Posteriormente imaginei compor com eles um conto visual moderno, inspirando-me no sentido mais desenvolvido da metáfora. Escolhi, como base do espectáculo e como único cenário, um jogo que data da antiguidade chinesa, descoberto na Europa no fim do séc. XIX: o tangram, ou em chinês qi qiao ban, que significa as sete pranchas da astúcia.

Aurélien Bory


Dias 26, 27, 28 e 29 (4ªf a Sábado) >> às 21h.
Dia 30 (Domingo) >> às 16h.

Preços >> de 5€ a 20€.


AURÉLIEN BORY

Aurélien Bory nasceu em 1972. Vive e trabalha em Toulouse. Depois dos estudos em ciência que nunca terminou, tornou-se malabarista e formou-se em encenação no teatro Tattoo de Malden Matéric. Em 1999, foi co-fundador da Companhia 111, que posteriormente dirigiu. Durante cinco anos, criou e realizou uma trilogia sobre o espaço, IJK, Plan B e Plus ou moins l’infini, em colaboração com Phil Soltanoff, encenador nova-iorquino. Participou em cada um destes três espectáculos, que se encontram ainda em digressão depois de mais de 500 apresentações por todo o mundo. Em 2007 os seus projectos levam-no à China para apresentar a sua sétima criação. Concebeu As Sete Pranchas da Astúcia a 1 de Dezembro de 2007 em Dalian.


QI QIAO BAN


Qi qiao ban é um jogo solitário chinês. É composto por sete elementos geométricos que, justapostos de uma certa maneira, formam um grande quadrado, mas variando as posições, permite reproduzir um grande número de figuras geométricas. Algumas das figuras são muito representativas de relações matemáticas e geométricas, ligando os diferentes elementos.


FICHA ARTÍSTICA


Concepção, cenografia e encenação: Aurélien Bory
Com: DING Hong, JIANG Huimin, AN Liming, YU Yingchun, SUN Ruichen, CHEN Jianhui, TAN Zuoliang, LIU Yu, LI Liang, QU Aiguo, ZHANG Deqiang, WANG Wentao, ZHANG Benchuan, CHE Hu.
Produção: Scènes de la Terre / Cie. 111
Co-Produção : Théâtre de la Ville / Paris
Direction de la Culture / Dalian
Equinoxe, Scène Nationale / Châteauroux

Residência : La Coupole - Scène nationale de Sénart.
Com o apoio de: Ministère de la culture/Direction Régionale des Affaires Culturelles Midi-Pyrénées, Région Midi-Pyrénées, Ville de Toulouse, Conseil Général de la Haute-Garonne, CulturesFrance.
La Cie 111 – Aurélien Bory têm o apoio da Fondation BNP Paribas para o desenvolvimento dos seus projectos.

Rui Vargas no Sound Mamede


Centro de Artes e Espectáculos de Guimarães