domingo, 30 de março de 2008

Indie Rock em Lisboa e Porto com os Editors

Os Editors vêm a Portugal para dois concertos no Campo Pequeno e no Coliseu do Porto dias 2 e 3 de Abril.

A geração que cresceu ao som de Joy Division, The Cure, Gang of Four e Echo & the Bunnymen entrou e saiu do poder. No início do século aproveitaram a onda do hype, que teve ínicio na Europa, tendo invadio, de seguida, Nova York, mas hoje já vêem sucessores como Clap Your Hands and Say Yeah e Vampire Weekend. Absorvidos num saco de efemeridades, novos grupos como Editors já carregam a alcunha de "o Interpol de Londres". Há uma década, eram os Interpol que surgiam ligados à sua sonoridade: Joy Division.

Os Editors são uma banda britânica de indie rock de Birmingham, Inglaterra que conheceram-se na Universidade de Staffordshire. Os membros que a compõem são Tom Smith (letrista/vocalista/guitarrista), Chris Urbanowicz (guitarrista), Russ Leetch (baixista) e Ed Lay (baterista).

O som radical e enérgico da banda é frequentemente comparado ao de bandas como U2, Joy Division, The Smiths, Echo and the Bunnymen, Kitchens of Distinction, The Chameleons e Interpol.
O grupo nem sempre teve este nome, eram previamente conhecidos como The Pride, antes de modificarem a formação e começarem a chamar-se Snowfield, tornando-se numa banda popular sem contrato.
Mantiveram o nome até assinarem com a Kitchenware Records em Setembro de 2004.
O seu primeiro single Bullets lançado em edição limitada de 500 cópias na mesma Editora a 24 de Janeiro de 2005; rapidamente ganhou o apoio das estações de rádio como a Xfm e 6 Music (britânicas). A sua popularidade foi aumentando conforme outros singles eram editados, conquistando cada vez mais fãs.
O álbum de estreia The Back Room foi editado a 25 de Julho de 2005, foi aplaudido pela crítica.
Nos estados Unidos, apenas a 21 de Março de 2006, onde o primeiro single foi Munich – bem recebido por diversas rádios americanas de música indie, o que fez crescer a fama da banda possibilitando a participação da mesma em variados festivais americanos em 2006. A banda actuou no Late Night with Conan O’Brien a 30 de Março do mesmo ano.
Bilhetes à venda:
Campo Pequeno (2 de Abril)
Plateia em pé ¬ 25,00 Euros
Bancada ¬ 30,00 Euros
Camarote 1ª ¬ 27,00 Euros
Camarote 2ª ¬ 24,00 Euros
Galeria 1ª ¬ 25,00 Euros
Galeria 2ª ¬ 22,00 Euros

Coliseu do Porto (3 de Abril)
Plateia em pé ¬ 25,00
EurosTribuna ¬ 28,00 Euros
Campo Pequeno, Coliseu do Porto, Worten, Fnac, CTT, Agências ABEP e Alvalade, Bulhosa (Oeiras Parque), Bliss (Oeiras Parque e Fórum Montijo) e Ticketline: (Reservas: +351 707 234 234) e www.ticketline.pt