domingo, 11 de maio de 2008

Semana Académica de Lisboa


António Pinto Basto
na Serenata a Lisboa


A Serenata a Lisboa, evento que marca oficialmente a abertura da Semana Académica de Lisboa 2008, realiza-se na próxima segunda-feira, dia 12, pelas 21 horas na Praça do Município, que vai estar especialmente iluminada e enfeitada para receber o fadista António Pinto Basto, um grupo de serenatas e as diversas tunas académicas que vão homenagear Lisboa durante esta noite.

A noite seguinte também será de entretenimento na Praça do Município.
Com início marcado para as 21 horas, o Arraial Académico “Cantar a Lisboa” promete muita festa e diversão.
Haverá grupos de cantares, tunas académicas, a presença de Quinzinho de Portugal e do DJ Enigma, num verdadeiro espírito académico na Baixa de Lisboa.
Estes dois eventos, organizados pela Associação Académica de Lisboa em estreita colaboração com o Departamento de Educação e Juventude da Câmara Municipal de Lisboa, são já uma tradição da comunidade de estudantes do Ensino Superior desta cidade.
Espera-se que, à semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, milhares de estudantes e outros munícipes encham a Praça do Município para desfrutar de duas noites de convívio e de celebração do verdadeiro espírito académico.

"Como havemos de estar" de novo em cena até 24 de Maio

Como havemos de estar
De 14 a 24 de Maio
Museu dos Transportes
Coimbra

"Em Como havemos de estar podemos encontrar o Sr. Júlio, Maria de Fátima, Vitor Remington, Francelina, Mafalda e Glória. Estas personagens trabalham numa repartição que todos podemos identificar como a nossa, com hábitos e rotinas muito particulares. Vivem quase sem viver, dentro de regras apertadas do procedimento administrativo. Vivem apenas na cabeça, sonhando com viagens fantásticas ou paixões avassaladoras. Sim, porque nós somos mais do que o sítio onde estamos."


Ficha Técnica e Artística
Encenação, Dramaturgia e Espaço Cénico: Nuno Pino Custódio
Assistência de Encenação e Movimento: Leonor Barata
Desenho de Luz e Operação de Luz e Som: Jonathan Azevedo
Figurinos: Marta Carreiras
Cabelos: Carlos Gago
Fotografia: Paulo Abrantes
Grafismo: Sofia Frazão
Montagem Cenário: José Baltazar
Montagem de Luz: Alexandre Mestre e Fréderic Pires
Confecção de Figurinos: Fernanda Tomás
Frente de Casa: Isabel Craveiro e Fredéric Pires
Interpretação: Adriana Campos, Cláudia Carvalho, Filipe da Costa, Inês Mourão, Margarida Sousa, Ricardo Brito
Direcção de Produção: Isabel Craveiro
Produção Executiva: Cláudia Carvalho, Margarida Sousa, Ricardo Brito
Intervenção: Adriana Campos
Divulgação: Inês Mourão
Direcção Técnica: Jonathan Azevedo
Uma Produção d’O TEATRÃO 2007
Informações
O TeatrãoOficina Municipal do Teatro
Rua Pedro Nunes
3030-199 Coimbra
Telef: 239 714 013 / Telm: 914 617 383

Flamenco no Museu do Oriente



Qawwali Flamenco
no Museu do Oriente
O Museu do Oriente apresenta o espectáculo Qawwali Flamenco, dia 14 de Maio, às 21h30, no Auditório.
O projecto Qawwali Flamenco, composto pelo músico Faiz Ali Faiz e pelo intérprete de flamenco, Duquende, traduz-se num encontro especial de culturas, sons e tradições, numa demonstração de virtuosismo e criatividade.
O espectáculo foi criado em 2003, sob a direcção artística da etnomusicóloga Martina A. Catella, tendo sido já apresentado, com enorme sucesso, em vários países europeus e do Norte de África.
O poderoso alcance das vozes e uma musicalidade única, são as principais características de um espectáculo que assenta sobretudo na força.

Desafio Verde hoje na RTP2



ESTREIA DE DESAFIO VERDE
DOBRA AUDIÊNCIAS DA RTP2


A estreia, no passado domingo, 4 de Maio, do programa DESAFIO VERDE teve como resultado dobrar a quota de mercado que a RTP2 registou este ano em média naquele horário, tendo esta passado de 4 para 7,7.
O programa foi contactado por 1.400.000 espectadores.
Face à média de 2008 aos Domingos na faixa de emissão, o programa incrementa a quota de mercado da estação em todos os segmentos sócio-demográficos.

Sublinham-se os resultados acima da fasquia dos 10% alcançados junto dos grupos 15-44 anos, Classe A e Litoral Centro.Comparando com a média na faixa de emissão do programa ao Domingo, o resultado de rating obtido por Desafio Verde (2,8%) só é superado pelo resultado verificado há cerca de 10 anos, exactamente em Outubro de 1998 (3,2%).
DESAFIO VERDE é um programa apresentado por Sílvia Alberto, inovador e educativo que demonstra como é possível ser amigo do ambiente sem ser extremista.
Desde as minhocas da quinta, às caleiras para aproveitamento da água da chuva, desde a energia solar até às “bombas de calor”, a equipa do DESAFIO VERDE entra na casa dos consumidores à procura de “atentados” ecológicos, transforma-as num paraíso limpo e “verdejante”.
Durante todo este processo, o maior de todos os desafios é, logicamente, educar as famílias e espectadores.
DESAFIO VERDE é um formato televisivo premiado, com sucesso já confirmado em Espanha e na Nova Zelândia, e que se encontra em fase de produção em países como EUA, Itália, Dinamarca, Finlândia, França, Israel, África do Sul e Tailândia.
O segundo programa será exibido hoje, domingo 11 de Maio às 21h00 na RTP2 e é dedicado à Família Coelho
Poderíamos dizer que os Coelho são a típica família portuguesa do século XXI.
Paula vive com as suas duas filhas, Mariana e Inês.
São acusadas dos seguintes eco-crimes: utilização desmesurada de sacos de plástico; não reciclagem; embalagens de plástico em excesso; consumo supérfluo de carne; equipamentos em modo “stand by”.
O desafio da família Coelho? Queremos impedir que Mariana e Inês despejem em aterro mais de 966 embalagens de plástico por ano.
Com a ajuda de uma iogurteira passam a fazer os seus próprios iogurtes.
Os sabores ficam à sua escolha desde que sejam ambientalmente correctos.
Quanto a Paula, é urgente a alteração de alguns comportamentos como a substituição de alguns pratos de carne por pratos vegetarianos e as “luzes” da casa.
Ao optarmos pelas novas lâmpadas eficientes estamos a reduzir as emissões de CO2 para a atmosfera.
Patrocinado pela Fundação EDP, DESAFIO VERDE inaugura um novo género televisivo em Portugal e pretende criar uma nova cultura de sustentabilidade energética a partir de uma linguagem jovem e ritmo dinâmico.

Noites de Primavera em Almada










Novos concertos de António Chainho


ANTÓNIO CHAINHO VOLTA À ESTRADA


Dia 11 Maio
Recital de Guitarra Portuguesa e Viola de FadoMúsicos: António Chainho e Fernando Alvim
Organização: Círculo de Cultura Musical da Bairrada
Local: Salão Nobre da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro (Aveiro)
Horário: 18h

Dia 16 de Maio
Músicos: António Chainho, Isabel de Noronha e Carlos SilvaLocal: Fnac Braga
Horário: 18h

Dia 16 Maio
Conversas de Voz e Guitarra
Músicos: António Chainho, Isabel de Noronha e Carlos Silva
Local: Auditório Vita, Braga
Horário: 21h30m


Dia 24 de Maio
Iº Encontro de Instrumentistas de Cordofones Tradicionais da Macaronésia
Local: Auditório do Jardim Municipal, FunchalHorário: 21:30hEntrada gratuita

A Associação Cultural Encontros da Eira organiza um "Encontro de Instrumentistas de Cordofones Tradicionais da Macaronésia" nos dias 23 e 24 de Maio.
O evento está integrado nas comemorações dos 500 anos da cidade do Funchal e tem como objectivos gerais divulgar e promover a interculturalidade, a educação musical e as tradições instrumentais de Portugal, Madeira, Açores, Lusofonia (esta edição terá um representante do Brasil) e das vizinhas Canárias.
Assim, os visitantes terão oportunidade de ver ao vivo, no Auditório do Jardim Municipal, músicos de cordofones credenciados, como o Mestre António Chainho na guitarra portuguesa.

Dia 24 de Maio

21h30António Chainho + Carla Sousa - Portugal e Madeira (guitarra portuguesa, flauta transversal).
22h30 - Encontros da Eira + António Chainho - Madeira e Portugal (viola de arame, rajão, viola madeirense, braguinha, braguinha de cordas duplas e guitarra portuguesa).

Dia 30 de Maio

"Fado e Tango"Músicos: António Chainho, Isabel de Noronha, Fernando Alvim
Bailarinos de Tango: Alejandro Laguna e Solange Galvão
Local: Cineteatro Municipal João Mota, Sesimbra

Só Visto, hoje com Júlio Magalhães




JÚLIO MAGALHÃES NO SÓ VISTO!


O “Só Visto!” deste Domingo vai ter em estúdio Júlio Magalhães.

O pivot da TVI regressa à RTP por uma tarde para falar com Marta Leite Castro sobre o livro “Os Retornados”, que constitui um enorme sucesso de vendas.

A conversa não se restringirá, no entanto, à nova faceta do jornalista.

A adolescência, o basquetebol que jogou e onde brilhou, e a informação em Portugal vão estar, também, em destaque.

Fora de estúdio vai estar a Margarida Barreiras com o Nilton e alguns amigos… especiais.

Museu do Oriente com muitos visitantes


Mais de duas mil pessoas já conhecem
o Museu do Oriente


O Museu do Oriente, à porta do qual se formaram já as primeiras filas para entrar, recebeu mais de dois mil visitantes desde que abriu as portas ao público.
Tem sido notório o interesse e a curiosidade manifestados pelos muitos visitantes, portugueses e estrangeiros, que, pacientemente, aguardaram a sua vez para entrar no Museu do Oriente.

Para assinalar a abertura do novo espaço de cultura e lazer, localizado na Doca de Alcântara, próximo de Belém, a entrada é gratuita até domingo, dia 11 de Maio.
Testemunho das relações históricas entre Portugal e a Ásia, o Museu do Oriente,
um desígnio a que a Fundação Oriente se propôs desde que foi criada há 20 anos, foi oficialmente inaugurado no dia 8 de Maio, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

O Museu do Oriente está aberto das 10h00 às 18h00, de Quarta a Segunda-feira, e às Sextas-feiras encerra às 22h00, com entrada gratuita a partir das 18h00. O museu encerra às Terças-feiras.

Transportes Públicos surpreendem!!!!


Na continuidade da campanha de rua que o Rock in Rio-Lisboa 2008 está a desenvolver nos diversos operadores de transportes, Vanessa Oliveira esteve esta tarde a surpreender os utilizadores dos transportes públicos que se encontravam na estação do Terreiro do Paço, da Transtejo.
Esta campanha que começou no passado dia 6 de Maio e vai continuar a premiar in loco e de surpresa as pessoas que estiverem a utilizar determinado transporte público – CP, Carris, Metro e Transtejo.
Até ao dia 20 de Maio os utilizadores de transportes públicos vão continuar a ser surpreendidos! Paralelamente está a decorrer a campanha “Eu Vou… de Transportes Públicos Públicos” que visa incentivar o público do Rock in Rio-Lisboa 2008 a deslocar-se até à Cidade do Rock de transportes colectivos.