terça-feira, 13 de maio de 2008

Nancy Vieira e Paulo Borges no OndaJazz



QUARTA PERFEITA



A cantora cabo-verdiana Nancy Vieira e o pianista açoriano Paulo Borges encontram-se para participar num espectáculo.

Aí, Nancy canta temas que fazem habitualmente parte do seu reportório e outros nunca apresentados em espectáculos seus…. A ideia sempre existiu… o sonho é antigo… o desafio é lançado…

Desenvolver um espectáculo composto por canções nunca cantadas ou gravadas pela cantora, mas que desde sempre ouviu e cantou para si própria.

Juntos, Nancy Vieira e Paulo Borges, propõem um rol de temas universais cantados em crioulo e não só…

OndaJazz (Junto ao Campo das Cebolas)

15 Maio, Quinta-Feira, 23h00

Fucking Sheffield passa no TAGV

Doc TAGV/FEUC
Fucking Sheffield
16 de Maio às 21h15
Teatro Académico de Gil Vicente
Coimbra



Fucking Sheffield
De Kim Flitcroft [Reino Unido/França, 2006, 74`]
Filme comentado por Joaquim Feio, Stuart Holland, Jörg Huffschmid e David Howell
Outrora, Sheffield foi uma das principais cidades industriais, orgulhosa do seu aço que foi a base da revolução industrial, mas o mundo mudou muito e as fábricas fecharam as suas portas. Sheffield não conseguir realizar a sua reconversão. Bem o tentou, bem o continua a tentar, procurando reinventar-se, ao centrar-se nas novas economias. Nada teve sucesso, nada tem sucesso. É aqui que começa Fucking Sheffield. Pequenas casas de tijolo vermelho de aspecto envelhecido, ruas de pedras iluminadas pelo néon dos sex-shops: Sheffield degradada está à procura de uma nova vocação. Uma cidade sem herdeiros, sem futuro, cuja população sobrevive graças a artimanhas, uma formidável habilidade e uma boa dose de humor. Durante meses, Kim Flitcroft acompanhou os destinos caóticos de quatro dos seus habitantes, oscilando entre o desespero e o sonho de dias melhores. Muito longe de qualquer miserabilismo, a sua câmara deixa-se surpreender pela capacidade de resistência e pela energia inalterável destes anti-heróis.
Organização TAGV e FEUC
Entrada gratuita
Informações e reservas
Teatro Académico de Gil Vicente
Praça da República, Coimbra
http://www.uc.pt/tagv
http://blogtagv.blogspot.com
Bilheteira
Horário 17h00-22h00
Telefone 239 855 636
E-mail
teatro@tagv.uc.pt

Contos das 1001 noites

CONTOS DAS MIL E UMA NOITES
Biblioteca Infantil
7 de Maio a 11 de Julho de 2008
Casa Municipal da Cultura
Coimbra

Contos das mil e uma noites é um programa de animação do conto, desenvolvido a partir de histórias tradicionais do Próximo Oriente.

Histórias para contar
“História das Mil e Uma Noites”
“Macacos”
“O Príncipe Ahmed e a fada Peri Banou”
Durante mil e uma noites a sensata Sherazade contou ao sultão Shariar os mais belos contos do Oriente: contos de amores e de aventuras, de magia e sabedoria, de mistério e de magia. Para que as histórias de Sherazade não caíssem no esquecimento, o sultão mandou reuni-las num grande livro: o Livro das Mil e Uma Noites.
É nele que encontramos as histórias que vamos contar e que trazem os mais poderosos encantamentos do Oriente, capazes de fazerem surgir do nada palácios, florestas, príncipes e fadas: a força das palavras e o poder da imaginação.
Público-alvo
Alunos do Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
[a partir dos 4 anos de idade]
Acesso gratuito
Os grupos escolares (que não devem exceder 25 crianças) devem inscerver-se através do telefone 239 702 630 ou na Biblioteca Infantil.
Horário
Segunda-feira: 13h00 –19h30 Terça a Sexta: 10h00 – 19h30
Informações
Casa Municipal da Cultura

Rua Pedro Monteiro; 3000-329 Coimbra Telef. 239 702 630 Fax 239 702 496
cultura@cm-coimbra.pt
http://www.cm-coimbra.pt/

Cinema japonês no Museu do Oriente


Cineasta japonês
revela a sua arte




O Museu do Oriente apresenta uma masterclass com Koji Yamamura, um dos maiores cineastas de animação japonesa da actualidade, no dia 16 de Maio, Sexta-feira, às 10h00, no Auditório.


Esta é uma oportunidade única para assistir a uma retrospectiva da obra de um dos mais invulgares realizadores de cinema de animação, da qual constam Mt. Head, de 2002, nomeado para os Óscares e vencedor do Grande Prémio do Festival de Annecy - sobre um homem que vê uma macieira crescer-lhe na cabeça - e, The Old Crocodile, de 2005, que narra a história de um crocodilo velho que não perde a voragem assassina.


Os filmes de Koji Yamamura, caracterizados por uma qualidade poética própria, sempre com algum humor e visualmente diferentes do habitual, resistem a qualquer classificação.

Exposição Fotográfica de Alxandre Magno


Fashion & ArteExposição Fotográfica
(Alexandre Magno)
A arte de Alexandre Magno revela a relação entre o natural e o artificial, a exaltação da forma , a destituição do “fashion” como um sinónimo de moda e sua utilização como elemento compositor da imagem, em resumo, apenas e tão-somente arte.
O prazer estético pode neutralizar o prazer sensível e vice-versa, o que não acontece na série “Fashion & Arte”, onde a estética nos traz em cada imagem o prazer de observar.
Inauguração: 17 de Maio às 19:00
Patente até 13 de Junho, de Terça à Sábado, das 13:30h às 19:00h.
Colorida Galeria de Arte Rua Costa do Castelo 63, Lisboa
Tel 211 512 142

Bobby McFerrin cantou e encantou no Coliseu de Lisboa


Bobby Mcferrin – Maestro de Emoções


Se dúvidas houvessem em relação ao estatuto de Bobby McFerrin, ontem há noite ficou provado no Coliseu dos Recreios que o artista nova-iorquino é, de facto, um cantor fora de série e provavelmente o melhor cantor do mundo.

Numa noite de grandes emoções, o público alfacinha acompanhou na perfeição as variações vocais de Bobby McFerrin e a certa altura tivemos um momento de rara beleza com o Ave Maria de Gounod cantado pelas 2500 pessoas que enchiam a mítica sala lisboeta enquanto Bobby McFerrin acompanhava vocalmente com um prelúdio de Bach.

Pedro Jóia, o convidado especial de Bobby McFerrin para os concertos em Portugal, protagonizou outros dos momentos altos da noite com a sua guitarra a desafiar a voz de Bobby Mcferrin, o resultado não poderia ser mais surpreendente tendo em conta que não houve qualquer tipo de ensaio.

Uma noite para mais tarde recordar.

Escola dos Açores, uma das vencedoras do concurso Rock in Rio Solar





Sistema fotovoltaico inaugurado hoje
na Escola Secundária Domingos Rebelo,
nos Açores




No âmbito do concurso “Rock in Rio Escola Solar”, do Rock in Rio-Lisboa 2008, é hoje inaugurado o sistema fotovoltaico na Escola Secundária Domingos Rebelo, nos Açores, e entregue o cheque no valor de 5 mil euros para a implementação do projecto – Aproveitamento da Geotermia para aquecimento de uma IPSS – que foi seleccionado como um dos três melhores entre as 20 escolas vencedoras.
Nesta cerimónia José Luís Amaral, Director Geral da Energia e Ambiente da Região Autónoma dos Açores, José Magro, Director Geral da Better World, e João Lobo, Presidente da Lobosolar, foram recebidos por Helena Lourenço, Presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária Domingos Rebelo, para inaugurarem oficialmente a instalação deste sistema fotovoltaico que vai permitir consciencializar alunos e professores de que o comportamento de cada um e de todos em conjunto pode contribuir “Por Um Clima Melhor”.

A Escola Secundária Domingos Rebelo, nos Açores, é a segunda das 20 escolas vencedoras do “Rock in Rio Escola Solar” a receber os painéis fotovoltaicos que vão captar a energia solar que posteriormente será vendida à rede pública, transformando-se em fonte de financiamento para projectos sociais ao longo de 15 a 20 anos (tempo de vida útil dos painéis fotovoltaicos).

Para além disso, os equipamentos instalados nas escolas incluem um ponto de informação interactivo, desenvolvido pela YDreams que vai incluir conteúdos educativos e informativos sobre energias renováveis e alterações climáticas, além de permitir monitorizar em tempo real a produção de energia dos 20 micro-sistemas instalados em todo o país e a contribuição para o Projecto Social do Rock in Rio-Lisboa 2008.

O Projecto vencedor da Escola Secundária Domingos Rebelo

No final de 2007 o Rock in Rio lançou o desafio a todas as escolas do país, do 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, para apresentarem projectos que conjugassem benefícios de carácter ambiental e social.

O projecto apresentado pela Escola Secundária Domingos Rebelo, nos Açores, tem como principal objectivo o aproveitamento racional da energia geotérmica da localidade das Furnas, reconhecida pela actividade vulcânica secundária, com vista, não só à redução do consumo energético e consequente diminuição das emissões de gases de estufa, como também à melhoria do conforto térmico numa habitação destinada a acolher idosos – Lar da Santa Casa da Misericórdia.

O projecto envolve a captação das águas quentes provenientes de uma das diversas ribeiras de água quente que percorrem a localidade das Furnas e posterior encaminhamento dessas mesmas águas, conduzidas por um circuito externo de canalização e um circuito interno no interior da habitação pertencente à Santa Casa da Misericórdia.

Mestre António Chainho com escola no Alentejo

Depois de percorrer o mundo e se consagrar como um dos maiores guitarristas portugueses, António Chainho regressou às origens, no Alentejo, onde hoje concretiza o sonho de ensinar a arte que começou por aprender com o pai na pequena aldeia de São Francisco da Serra.


A Escola de Guitarra Portuguesa Mestre António Chainho, em Santiago do Cacém, nasceu da vontade do guitarrista e do gosto do presidente da câmara local, Vítor Proença, por aquele instrumento.

Há cerca de dois anos que todas as segundas-feiras ao final da tarde soa o fado e a guitarra portuguesa no edifício do antigo Liceu de Santiago, agora alugado pela autarquia e onde estão instaladas diversas instituições. A escola de Mestre Chainho é uma delas.

"Nasci e fui criado aqui. Desde miúdo que comecei a ouvir fado, o meu pai tocava guitarra e a minha mãe cantava", recorda o guitarrista que, aos 70 anos, continua a fazer espectáculos dentro e fora de Portugal.

Sob a sua orientação, uma dúzia de alunos, dos nove aos 67 anos, aprende os segredos da sonoridade da guitarra portuguesa.

Começaram por ser 14 os alunos de Mestre Chainho, mas, apesar de uma ou outra desistência, "a base mantém-se", refere, orgulhoso do trabalho conseguido junto de crianças e adultos. Se em Castelo Branco, a pianista Maria João Pires deu corpo ao sonho de Belgais, no Alentejo António Chainho afirma-se convicto que da sua escola sairão "grandes talentos".

"Uma das coisas que pensei um dia foi fazer qualquer coisa em relação à guitarra portuguesa. Porquê? Quando chego a Lisboa ninguém ensinava, aprendi tudo à minha custa", conta. Chegado à capital conheceu os melhores guitarristas, mas era visto como "um alentejano que tocava bem" e teve alguma dificuldade em ser aceite no meio, algo que o traumatizou, desabafa.

Pensou então numa escola de guitarra portuguesa e depois na sua terra, mas o primeiro projecto viria a ser concretizado em Lisboa.

Porém, encontrava-se na altura, num período áureo da carreira, que coincidiu com o lançamento de um disco de grande sucesso, pelo que as inúmeras solicitações para espectáculos o impediram de desenvolver o ensino.

Mais tarde, iniciou conversações com a Câmara de Santiago para uma escola no concelho, que acabou por conseguir quando soube que o actual presidente do município era um grande admirador da guitarra portuguesa.

Assim, viu concretizado o grande sonho da sua vida. Agora falta-lhe ver o fado elevado a Património Mundial da Humanidade.

Acredita ainda que, dentro uma década ou duas, a guitarra portuguesa poderá vir a ser ensinada nas escolas como formação de base.

Enquanto tal não acontece, o pequeno Joaquim, nove anos, vai aproveitando o privilégio de aprender com Mestre Chainho.

É cedo para decidir se quer ser guitarrista. Começou com seis anos e ainda é com algum esforço que segura a majestosa guitarra nas frágeis pernas.

Já sabe tocar várias melodias e, segundo o seu mentor, revela potencialidades.

Uma das curiosidades da escola é a presença feminina, destaca António Chainho:"Não há grande tradição de mulheres a tocar guitarra portuguesa, há uma ou outra. Aqui há uma que se calhar qualquer dia vai substituir-me como a primeira guitarrista a ser conhecida de Santiago do Cacém".

Susana, 31 anos, é uma das alunas de António Chainho. Desde sempre ouviu fado por influência da família e quando soube da escola decidiu aprender a tocar, mas, garante, "é apenas pelo prazer".

António, 67 anos, é o sénior da classe. Engenheiro de profissão, antigo comandante da Marinha e actual gestor, já tocava há vários anos, mas "tinha aprendido mal", diz divertido, como se as falhas do passado o tivesse conduzido aos momentos que hoje partilha com o mestre e os colegas.

É que as aulas, às quais se dirige com ânimo, acabam por tornar diferentes estes finais de tarde no Alentejo.
Texto/Foto: LUSA

Rui Vargas na Vogue


Camané sobe a ouro com menos de um mês nas lojas

CAMANÉ ATINGE O GALARDÃO DE OURO
COM “SEMPRE DE MIM”
DIAS ANTES DA ESTREIA NO COLISEU

“Sempre de Mim”, o novo disco de Camané editado a 21 de Abril, atinge o galardão de ouro três semanas sob a sua data de edição. Depois da entrada directa para o 1º lugar do top nacional de álbuns na primeira semana de vendas, este é mais um marco para este disco que a crítica aclamou.
O galardão de ouro surge poucos dias antes da primeira actuação do fadista em nome próprio no Coliseu de Lisboa.

É já na próxima sexta-feira (16 de Maio) que Camané subirá ao palco da emblemática sala de espectáculos da capital para o grande espectáculo de apresentação do álbum “Sempre de Mim”.

“Sempre de mim”, quinto álbum de originais do fadista, é simultaneamente o primeiro disco de originais desde 2001 (o último, “Pelo Dia Dentro”, foi lançado em Novembro de 2001) e o primeiro depois da inesperada aventura dos Humanos em 2004 e 2005.
O disco é composto por 16 temas; dez são fados tradicionais com letras, propositadamente escolhidas para estas gravações, de grandes poetas ligados ao Fado e de cúmplices velhos e novos de Camané: Pedro Homem de Mello, Luiz de Macedo e David Mourão-Ferreira; Fernando Pessoa, Manuela de Freitas e Jacinto Lucas Pires.

Dois outros temas são inéditos absolutos, nunca antes gravados, do lendário compositor de Amália, Alain Oulman, com letras de Pedro Homem de Mello. Três são melodias originais de José Mário Branco, para letras de David Mourão-Ferreira e Manuela de Freitas.

A 16ª é um inédito que Sérgio Godinho ofereceu a Camané.

AXN estreia 4ª temporada de "As Feiticeiras"


Estreia da 4ª temporada de

As Feiticeiras no AXN



A 4ª temporada de As Feiticeiras tem estreia marcada no AXN na próxima quarta-feira 14 de Maio às 20h30.

Depois de sofrerem um ataque devastador por parte do líder dos demónios, Piper (Combs) e Phoebe (Milano) perdem a irmã mais velha Prue (Shannen Doherty), que morreu durante a batalha.
As duas irmãs sobreviventes, que tentam ultrapassar a dor pela perda da irmã, descobrem que têm uma meia-irmã Paige (McGowan) – resultado da relação proibida vivida pela mãe delas com o seu Luz Branca.

De novo a três, as irmãs devem ultrapassar a dor e continuar a proteger os inocentes.
Piper, antes a irmã do meio e normalmente uma pessoa muito pacífica, é catapultada para o papel de irmã mais velha, agora que Prue morreu.

Ainda na gestão do bem sucedido bar P3 e casada com o Luz Branca, protector das irmãs, Leo (Krause), Piper acaba por encontrar uma força interior que julgava não existir e que lhe permite assumir o papel de irmã mais velha e proteger Phoebe e Paige.
Phoebe, antes habituada à liberdade e mimos característicos de ser a mais nova, é agora a irmã do meio.

Tendo acabado os estudos na universidade, está agora preocupada com o seu amadurecimento e em desenvolver as artes marciais e a capacidade para levitar.
A relação com o meio-homem/meio-demónio Cole (Julian McMahon – ”Nip Tuck”) continua a crescer, apesar de ter a consciência que ele se debate com a sua própria natureza ao tentar fugir das forças demoníacas, o que põe a relação constantemente em perigo.

A agora irmã mais nova, Paige, foi criada por pais adoptivos mas sempre sentiu que havia algo de diferente e especial a seu respeito.

Apesar de gostar muito dos pais adoptivos, Paige procurou sempre as suas origens sabendo apenas que tinha sido abandonada à porta de uma igreja.

Paige sempre acreditou no poder dos cristais e nas coisas metafísicas.

Embora tenha herdado o poder de mover coisas com a mente, tal como Prue tinha, esse poder não se encontra desenvolvido.

Com a ajuda de Piper e Phoebe, ela vai aprender a usá-lo para as ajudar na batalha contra o Mal.
Apesar de terem que lidar com a perda de Prue, as irmãs encontram forças renovadas pela chegada de Paige. À medida que se vão reestruturando como família, também aprendem mais sobre os demónios e as formas de os combater e assim cumprirem o seu destino como As Feiticeiras.

Estreia: Quarta 14 de Maio às 20h30
Emissão: Segunda a Sexta às 20h30

Intérpretes: Alyssa Milano, Holly Marie Combs, Rose McGowan, Brian Krause e Julian McMahon

"O segredo do Cuzcuz" estreia dia 15



O SEGREDO DO CUSCUZ

de Abdellatif Kechiche.


Slimane
é um homem velho e cansado que é despedido do porto francês onde trabalha.


Ele encontra um novo objectivo de vida quando a sua extensa família, incluindo a sua mulher separada e a sua amante, que é dona do hotel onde ele reside, decidem abrir um restaurante de cuscuz.

Mas a noite de estreia tem algumas surpresas consequentes.

Abdellatif Kechiche apresenta a sua experiência sábia, ambiciosa e realista, explorando temas pessoais e sociais.



NOTA DE INTENÇÕES


Parti de uma pura fantasia popular, o género de histórias que se gosta de contar nos bairros, o mito daqueles que “se safaram”, dito de outra forma, que escaparam à escravidão moderna que representa uma situação profissional precária, ao criarem o seu próprio negócio; para o tratar com uma certa ironia e capacidade em soltar o relato que permite a escolha narrativa do conto.


Trata-se portanto de um relato de aventuras, onde a dimensão humana das personagens, mesmo quando elas se encontram num grupo, ou numa acção forte, como é o caso na precipitação dramática da segunda parte,tendem a constituir o motivo central.


Isto abstendo-me de me concentrar e de manter o interesse em volta desta acção principal, à qual me apego pela sua forte dimensão simultaneamente eufórica e simbólica, era para mim, paradoxalmente, importante deixar livre curso às digressões que se pudessem vir encavalitar ao relato, como a tantas escapadelas justificadas pelo simples prazer contemplativo dos acontecimentos da vida quotidiana desta novela familiar.


A aliança entre a dimensão romanesca, e a devolução das personagens e do seu ambiente, é para mim primordial pois, por um lado, o meio descrito é aquele ao qual pertenço, e por outro, porque é também em reacção a esses esquemas ainda demasiado frequentemente redutores, que eu queria representar esta família de “Franceses-Árabes” na sua complexidade, e investida na abertura de um restaurante familiar, portanto voltada para um futuro que não seja forçosamente sinónimo da negação da sua própria singularidade.


Isto diz o realizador sobre o seu próprio filme. Assim revela Kechiche o fio condutor desta história que conta o dia a dia sofrido de emigrantes árabes, contentes mas não muito com as condições que lhes são facultadas.
O Hardmusica.com guarda deste filme a memória de uma história de quotidiano, bela e violenta dentro do seu tom trágico.
A estreia é dia 15.
Um filme a não perder.

Jacinta tour "Convexo" passa por Coimbra

Jacinta
Tour «Convexo» 2008

15 de Maio às 21h30

Teatro Académico de Gil Vicente

Coimbra


Jacinta voz; Rui Caetano piano; Bruno Pedroso bateria

A melhor jovem artista de jazz do continente europeu em 2007, no âmbito da iniciativa “O Melhor da Europa”, transmite uma grande emoção e garra no timbre da sua voz que se define como quente, redonda e possante, sendo complementada com um swing sólido e natural.
A primeira artista portuguesa a ser editada na prestigiada Blue Note Records, bebeu o Jazz na sua essência ao realizar o Mestrado de Jazz performance na Manhattan School of Music, tendo actuado diversas vezes com grandes nomes do Jazz como Jane Monheit, Peter Eldridge, Greg Osby, entre muitos outros.
Em “Convexo” [a musica de Zeca Afonso], o seu novo trabalho discográfico, Jacinta tem como base a música de cariz popular português, transformando-a com uma abordagem jazzistica “cool”. As novas harmonias e a forte abordagem rítmica desenvolvem as composições e conferem-lhes frescura e modernidade.
Preçário: 1ª plateia 20,00€; 2ª plateia 15,00€; balcão 10,00€

Informações e reservas
Teatro Académico de Gil Vicente
Praça da República, Coimbra
http://www.uc.pt/tagv
http://blogtagv.blogspot.com
Bilheteira
Horário 17h00-22h00
Telefone 239 855 636
E-mail
teatro@tagv.uc.pt

INJAZZ em Beja

INJAZZ em Beja

A quarta edição do INJAZZ chega este fim-de-semana ao fim com os concertos de Maria João 4teto e Bernardo Sassetti, no Teatro Pax Julia em Beja.

16 de Maio - Maria João 4teto
Pax Julia – Teatro Municipal de Beja
17 de Maio - Bernardo Sassetti Piano Solo
Pax Julia – Teatro Municipal

Informações:
Raquel Lains
Email:
raquellains@letstartafire.com
Site:
www.letstartafire.com

Casting na Casa do Artista


CURSO DE TEATRO / CASTING

CASA DO ARTISTA - Teatro Armando Cortez
JULHO / 2008(Casting para 7 espectáculos)


A companhia residente do Teatro Armando Cortez (À Procura de Shakespeare,lda), vai realizar no mês de Julho um Workshop de Teatro, para escolha de actores para projectos teatrais futuros.A companhia está em produção de 7 espectáculos para 2008/2009 e quer encontrar novas caras e novos talentos.

Além do casting, também há que ter em conta as técnicas teatrais que irão ser ensinadas e abordadas ao longo do curso.


DATAS e HORAS 5 Semanas / 3 Dias por Semana / 3 Horas por dia

1ª Turma - 3ª, 4ª e 5ª Feira / das 20h às 23h30

2ªTurma - 6ª, Sábado e Domingo / das 20h às 23h30


VAGAS / 15 ALUNOS POR TURMA

Temas:Construção, Ensaios, Dramaturgia, Textos, Improviso, Investigação, Viveiros, Exercícios, Teatro, Cinema,

Casting para 7 Espectáculos de Teatro, Cinema e Multimédia...

INSCRIÇÃO: 150€

CONTACTOS 919871256 961749593


Potugal Jazz em Soure dia 16 de Maio

Festival Itinerante de Jazz
Portugal Jazz
Sonic Jest
16 de Maio às 21h30
Átrio da Câmara Municipal de Soure


Sonic Jest
Jorge Reis Saxofone
Hugo Antunes Contrabaixo
Bruno Pedroso Bateria

"Trata-se do clássico trio de saxofone, contrabaixo e bateria cunhado pelo hard bop – Sonny Rollins recorreu ao formato com alguma frequência - e depois estabelecido pelo free jazz. Ao lado do líder, Jorge Reis, encontramos Hugo Antunes, uma das grandes revelações do contrabaixo na actualidade, e Bruno Pedroso, um sólido valor da bateria no nosso país, o que faz dele um músico particularmente requisitado. Reis iniciou-se na música clássica como violinista, para mais tarde se resolver por uma dedicação prioritária ao jazz, que vem tocando nos mais variados contextos: Sexteto de Jazz de Lisboa, Quinteto de Maria João, Septeto de Tomás Pimentel, Ficções, Quarteto de João Paulo Esteves da Silva, Big Band do Hot Clube de Portugal e muitas outras formações. Seja com composições originais ou com alguns dos mais conhecidos “standards”, faz questão de utilizar os conteúdos melódicos e estruturais dos temas da forma criativa só permitida pela improvisação, buscando «novas maneiras de abordar, exprimir e investigar esta música a que chamamos jazz»".
Entrada Livre
13 Maio 14H30
Acção Didáctica
Ora vamos lá improvisar
Centro paroquial
"No dia 13 de Maio (hoje), à tarde, no Centro Paroquial de Soure, terá lugar uma sessão didáctica dirigida às crianças das escolas locais. Com o crítico Rui Eduardo Paes a explicar o que é o jazz e a contar as suas histórias e Miguel Leiria Pereira a fazer demonstrações ao vivo com o seu contrabaixo, Ora Vamos Lá Improvisar apresentará personalidades históricas como Robert Johnson, King Oliver, Baby Dodds, Thelonious Monk, Sun Ra e Miles Davis, entre outras."
Informações: e-mail: geral@portugaljazz.org ; tel. 239 837 078

Laborinho Lúcio apresenta "Arte, Educação e Cidadania" na FNAC

Arte, Educação e Cidadania
de Álvaro Laborinho Lúcio
15 de Maio às21h30
FNAC FORUM COIMBRA


O ensaio constitui uma abordagem da relação entre Educação, Arte e Cidadania, trabalhada a partir do exterior e sustentada numa legitimidade própria do cidadão interessado em temas e problemas que tendem a marcar o fundamental do seu tempo. Álvaro Laborinho Lúcio, Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, desafia assim os leitores a participar na sua visão multifacetada de três das grandes questões que devem preocupar as sociedades modernas.

Informações
Departamento de comunicação
Fnac Forum Coimbra
Loja 1.03
Horário da Loja: 10h-24hE-mail:
fnac.coimbra@fnac.pt

Café Santa Cruz dá-lhe música

Noites de música
13, 14, 15 e 17 de Maio
Café Santa Cruz
Coimbra


Conversa com João Mendes Ribeiro no TAGV

Ciclo Teatro e Cenografia
Conversa com João Mendes Ribeiro
14 de Maio às18h00
Teatro Académico de Gil Vicente
Coimbra


Conversa com João Mendes Ribeiro, a propósito do seu trabalho de criação cenográfica.No âmbito do ciclo «Teatro e Cenografia», este mês dedicado à cenografia da peça «D. João», de Moliére, da autoria de João Mendes Ribeiro.

«D. João», de MoliéreEncenação Ricardo Pais produção Teatro Nacional de S. João fotografias João Tuna

Informações e reservas
Teatro Académico de Gil Vicente
Praça da República, Coimbra
http://www.uc.pt/tagv
http://blogtagv.blogspot.com/
Bilheteira
Horário 17h00-22h00
Telefone 239 855 636
E-mail
teatro@tagv.uc.pt

Quinzena dos Realizadores, 40ª edição

4 NOITES COM ANNA,
de Jerzy Skolimovski

É FILME DE ABERTURA DA 40ª EDIÇÃO
DA QUINZENA DOS REALIZADORES

4 NOITES COM ANNA, o último filme do incontornável cineasta Polaco Jerzy Skolimovski, é o filme de abertura nesta edição do 40º aniversário da Quinzena dos Realizadores, do Festival de Cannes, a decorrer entre 15 e 25 de Maio.

O filme é um verdadeiro acontecimento aguardado com enorme expectativa; de um realizador que já teve a honra de ser premiado nos 3 mais importantes festivais de cinema do Mundo, Cannes, Berlim e Veneza, autor de imprescindíveis filmes como Walkover, Le Départ, Deep End e Moonlighting.
4 NOITES COM ANNA tem a veia pessoal de Skolimovski ao propor um filme negro e intimista que disseca o universo mental do seu herói numa dialéctica entre o naturalismo e a poesia.
Numa pequena cidade da Polónia.
Leon Okrasa, 40 anos, trabalha no crematório do hospital.
No passado, ele testemunhou ou talvez, tenha cometido, a violenta violação de Anna, agora com 30 anos e a trabalhar como enfermeira no mesmo hospital.
Ambos vivem perto um do outro, ela num albergue para trabalhadores, ele numa velha casa de campo.
Leon espia Anna. Mas quer mais. A sua obsessão cresce.
E começa a entrar no quarto dela, noite após noite, só para a observar enquanto dorme.
Anna apercebe-se que andam a acontecer coisas estranhas à sua volta, mas acredita que se trata da sua imaginação.
Pouco depois, Leon é apanhado a sair pela janela do quarto de Anna.
Uma nova etapa começa, na qual ele vai provar os seus verdadeiros sentimentos.

Trata-se de mais uma produção internacional do produtor Português Paulo Branco cuja contribuição para a divulgação do cinema nacional e do mundo se pode espelhar na presença consecutiva ao longo de inúmeras edições do Festival de Cannes.

Festival Internacional de Marionetas


Festival Internacional de Marionetas
e Formas Animadas
13 a 25 Maio
O Grande Palco da Arte das Marionetas em Lisboa!



A Tarumba-Teatro de Marionetas realiza em Lisboa, de 13 a 25 de Maio, a 8ª edição do Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas – Fimfa Lx, com direcção artística de Luís Vieira.
Um projecto artístico renovador e aberto a novas tendências, onde cerca de 16 companhias profissionais apresentarão algumas das suas mais recentes criações.

Estão previstas cerca de cem representações, envolvendo espectáculos de sala, de pequenas formas e de rua.
É ainda desenvolvida uma componente laboratorial e experimental, que permite a aproximação e troca de experiências entre criadores, workshops destinados a profissionais, exposições, etc., num projecto de dimensão internacional que pretende promover e divulgar uma área específica de expressão artística: o universo das formas animadas.

Os espectáculos revelarão a multiplicidade da criação no Reino Unido, Holanda, China, Índia, França, Espanha, Argentina, Bélgica e Portugal.
Temas como a guerra, o amor, a arte, a memória, a desigualdade social, entre outros, serão alvo de diferentes abordagens.
A marioneta pode apreender o mundo com um outro olhar.
Desenhado numa perspectiva de transversalidade artística, o FIMFA Lx desenvolve uma programação que integrará uma enorme diversidade de técnicas (sombras, objectos,
manipulação directa, teatro visual, etc.) e propostas estéticas, estabelecendo ligações entre a marioneta, a dança, vídeo, circo, teatro, instalações plásticas...
Uma cruzada pelo reconhecimento da arte das marionetas como um dos campos artísticos mais inovadores na criação.
O FIMFA Lx8 é uma realização d’A Tarumba - Teatro de Marionetas em parceria com a EGEAC e co-produção do Museu da Marioneta, Teatro Maria Matos, Museu da Marioneta e Fundação Oriente


Monstra 2008

Cinema São Jorge e Teatro Maria Matos
[King e Museu do Oriente]
8 a 18 de Maio

Após o Brasil, a República Checa, a França, a Finlândia, a Polónia e a Rússia, o país convidado da Monstra é a Inglaterra, um dos mais ricos no que à animação diz respeito, com vários Óscares no currículo e estrelas de calibre mundial, como Nick Park, Joanna Quinn, Brothers Quay ou Mark Baker.
Um dos momentos altos do certame será a celebração dos 40 anos de uma das maiores obras-primas da animação: "O Submarino Amarelo" de George Dunning, assente na música dos Beatles.
O objectivo do certame é celebrar a animação em todas as suas vertentes, com uma forte aposta na formação (mais uma vez, estão garantidos workshops e masterclasses com alguns dos maiores mestres da animação mundial) mantendo uma programação assente na transversalidade e no diálogo entre artes apresentando projectos que unem o cinema às artes plásticas, performativas, musicais ou outras.

Este ano, a Monstra estreia a sua competição internacional de curtas-metragens, que será bienal, alternando com uma competição internacional de longas-metragens, estreada no ano de 2007.
A Monstra é uma realização da Triaxis em parceria com o Teatro Meridional e co-produção do Teatro Maria Matos e do Cinema São Jorge.
Conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e de outras entidades públicas e privadas.

"Senhora do Mar" rumo a Belgrado

Depois de um jantar de despedida, ontem, num restaurante da capital, a delegação portuguesa que acompanha os seis elementos, Vânia, Eveline, Jonas, Joana, Luis e Jessica, que nos irão representar no Eurofestival no próximo dia 24, sairam pelas 9.40h num voo TAP em direcção a Munique onde irão tomar o voo que os levará até à Sérvia.


A acompanhar os cantores estavam Carlos Coelho (autor/produtor), Carla Bogalho (produtora), Isabel Angelino, que fará os diários e a apresentação, João Morais (chefe da delegação), Cátia Castel-Branco (Guarda Roupa), entre outros num total de 15 pessoas. Hugo Andrade (director-adjunto de programas) juntar-se-à à comitiva na próxima segunda feira, como nos confirmou Carla Bogalho.

O espirito era animador e de festa no aeroporto de Lisboa, pois desde bem cedo estava um grupo de fãns a dar força e a apoiar os cantores.

E Isabel Angelino, que chegou pouco depois das 8.20h, confessou-nos que está com uma enorme esperança, pois "houve muita promoção, foram acarinhados pelo publico e é sinal que este ano vamos marcar a difrença até porque a musica é muito competitiva. Temos tudo para chegar à final". Falou também sobre a voz da interprete pincipal, Vânia Fernandes, "tem uma presença fantástica em palco e boa voz."

Lembramos que Vânia Fernades e Carlos Coelho, o autor e produtor, estiveram a fazer promoção em Malta e na Bulgária da música que nos vai representar em Belgrado.

Vânia Fernades que venceu o Operação Triunfo e o Festival da Canção escolheu, a pedido do seu produtor mais cinco elementos, elementos esses que foram seus colegas na Escola de Música da Operação Triunfo.

O Hardmusica.com agradece as facilidades de trabalho que a ANA nos proporcionou, na pessoa de Pedro Amorim.

Caldas da Rainha inaugura espaço multicultural

A cidade das Caldas da Rainha quer entrar no circuito dos grandes espectáculos, com o recém-construído Centro Cultural e de Congressos (CCC) que pretende ser uma referência na região.

Com inauguração prevista para o próximo dia 15 de Maio, o CCC promete animação constante, com novos espectáculos, performances artísticas e vários eventos, apostando em novas funcionalidades e na versatilidade dos projectos.

O grande auditório é a estrela maior desta nova oferta cultural para a região Oeste, permitindo a realização de concertos tradicionais com um dos maiores palcos do país (600 metros quadrados) mas também a criação de um espaço multifuncional, semelhante às arenas de circo.

Esta versatilidade é única em Portugal, podendo a sala ser ainda transformada num espaço mais pequeno, com bancadas amovíveis que podem ser substituídas por um palco central.

Para o director artístico do CCC, Carlos Mota, é esta “versatilidade que a tecnologia permite” que dá ao edifício uma “capacidade única de oferta” de eventos.

“Isto permite pensar não apenas em produção de concertos tradicionais mas também trazer espectáculos difíceis de apresentar como o circo”, explicou Carlos Mota, salientando ainda que o espaço pode ser readaptado facilmente para congressos ou conferências.

Uma das novidades técnicas deste grande auditório é a possibilidade dos actores utilizarem uma sala contígua com as medidas exactas do palco.

“Isso permite poupar o grande auditório aos ensaios” já que as “marcações (das peças) podem ser ensaiadas sem prejudicar as actividades normais” do CCC, disse Carlos Mota.

Além da sala maior - com capacidade máxima de 800 lugares -, existem outros espaços multifuncionais que permitem acolher outros eventos, como um café-teatro com palco e um pequeno auditório, com uma bancada retráctil que permite criar uma zona ampla para “concertos, performances artísticas e projectos multidisciplinares”.

Associado a estas valências, o CCC conta com uma galeria de arte que terá sempre colecções temporárias, devendo abrir ao público com fotos da colecção Berardo, numa exposição denominada “Rosto e Identidade”.

Para Carlos Mota, o sucesso do CCC vai depender também dos públicos que se consigam atingir com a programação, já que a região Oeste tem um grande afluxo de pessoas nas férias e ao fim-de-semana, que pode ser um “acrescento importante” à procura local.

“Estamos a falar de um grande centro urbano” que “tem condições para potenciar” o CCC, até porque na cidade está instalada a Escola Superior de Arte e Design (ESAD), com um “público mais exigente”.

O CCC quer assim assumir-se como “um interface entre a população local e a população flutuante” pelo que a programação prevista deverá incluir não apenas projectos de massas mas também ofertas de maior referência.

“Estamos a fazer uma programação baseada em projectos originais da música portuguesa como Rodrigo Leão ou Camané” mas também em “grandes iniciativas culturais dos Estados Unidos e de Espanha”, transformando o CCC numa “espécie de biblioteca cultural disponível do que existe para todos os cidadãos da região”, explicou Carlos Mota.

“Abordaremos todos os pontos artísticos de modo a que as pessoas consigam confluir neste espaço”, prometeu o director artístico, salientando que já existem protocolos em curso com outras instituições para potenciar a oferta.

Além de Camané e Rodrigo Leão, para o mês de Maio o CCC apresenta uma programação variada, desde a actuação de António Pinho Vargas a David Fonseca, passando uma encenação teatral de Barcelona denominada Tricicle.

O entusiasmo com o projecto é evidente em todos os elementos que ultimam os pormenores do CCC, confessa José Manuel Ramalho, director técnico do equipamento e responsável pela companhia Marionetas de Lisboa.

“Estamos a abrir uma casa única em Portugal” e o país passa a ter “mais um centro cultural” ao seu dispor que pode acolher grandes eventos, considerou.

Por outro lado, Caldas da Rainha torna-se também numa “referência” porque passará a integrar o calendário dos grandes acontecimentos culturais do país, colocando o Oeste na “rota nacional e internacional” da cultura.
Texto e foto: LUSA

CP oferece entradas para o Museu do Oriente


Venha de comboio ao Museu do Oriente

Visite as exposições de arte chinesa, indo-portuguesa, japonesa e timorense e assista ainda aos espectáculos de música, dança, cinema, teatro, entre outras actividades proporcionadas pelo Museu.

Situado junto ao rio Tejo na zona de Alcântara, o Museu do Oriente tem acesso privilegiado de comboio.

Os comboios urbanos de Lisboa levam-no até à Estação de Alcântara-Mar, pela Linha de Cascais e adicionalmente pode ainda desfrutar de uma das mais belas viagens de comboio com vista para o mar.

A CP em parceria com o Museu do Oriente proporcionam 10% de desconto na entrada no Museu para Clientes portadores do Cartão Lisboa Viva com idade igual ou superior a 65 anos e para famílias de 2 adultos e crianças menores de 12 anos, sendo necessário que apenas um dos adultos seja portador de Cartão Lisboa Viva.

Durante o mês de Maio, os Clientes Alfa Pendular, Classe Conforto, e um acompanhante, terão oferta de entrada no Museu, mediante apresentação do respectivo título de transporte válido.

Abraham Lincon visto por Spielberg

Steven Spielberg irá realizar um filme sobre a vida de Abraham Lincoln, estando a estreia coincidir com o 200º aniversário do nascimento do ex-presidente dos Estados Unidos, segundo informou a imprensa especializada.

O galardoado cineasta deverá realizar o projecto em 2009, depois de terminar uma adaptação para cinema das aventuras de Tintin, cujas filmagens deverão começar em Setembro.

Spielberg revelou o seu projecto sobre Lincoln numa entrevista com a imprensa alemã, antes da informação ter sido confirmada pelo seu porta-voz Marvin Levy, segundo explica o Los Angeles Times.

O actor Liam Neeson, que protagonizou a "Lista de Schindler", deverá incarnar a personagem de Lincoln, o 16º Presidente dos Estados Unidos, que foi assassinado em 1865.

Histórias marcantes em "30 Minutos"



A RTP estreia hoje um programa de reportagens a que chamou “30 Minutos”.

Trata-se de um programa da responsabilidade da Direcção de Informação, que pretende levar até aos telespectadores histórias de vida, testemunhos de quem tem casos do quotidiano, que merecem ser contados através de médias reportagens.

Semanalmente, o programa lança um olhar sobre a actualidade, sobre as histórias mais marcantes. Histórias de vida entre 5 a 8 minutos cada, cujo espaço de reportagem, nos habituais serviços noticiosos da RTP, deixava muito por contar.
Cada programa terá 4 ou 5 reportagens médias. Será apresentado alternadamente por um dos dois pivots do Telejornal, José Alberto Carvalho e José Rodrigues dos Santos.

As reportagens serão produzidas pelos jornalistas das várias redacções da RTP, a partir da actualidade semanal.

À Terça-feira, logo a seguir ao Telejornal, “30 Minutos” um espaço de partilha de emoções.

Rádio France Culture dedica semana a Paulo Branco

A propósito do Festival de Cannes que tem início esta semana, a rádio France Culture, dedica o programa A Voix Nue a “Paulo Branco, ou l'amour du destin”, numa emissão diária de 30 minutos, de ontem até 6ª feira, sempre às 20h.

Conduzido por Leonor Baldaque, Paulo Branco fala-nos das suas histórias, ao longo de mais de 30 anos de carreira como produtor internacional e da sua relação com realizadores como Marguerite Duras, Manoel de Oliveira, João César Monteiro, Wim Wenders, Alain Tanner, Chantal Akerman, entre muitos outros.

«Paulo Branco nasceu em 1950 em Portugal e exerce a profissão de produtor há mais de trinta anos. É uma figura mítica no mundo do cinema. Um homem a propósito do qual se contam mil histórias. Um homem que suscita sentimentos contraditórios, tanto consensuais como fracturantes. Um homem nascido, indubitavelmente, para deixar um rasto naqueles que o frequentaram um dia. Um olhar evasivo, uma natureza indomável, uma alegria de rapaz, com o ar de ser sempre esperado nalguma parte, nunca nos apoderamos verdadeiramente de Paulo Branco. É a razão pela qual esta entrevista no microfone de France Culture tem nível de desafio.

Mas uma constância atravessa a vida deste produtor – a fidelidade para com os cineastas. Mais do que nas histórias, Paulo Branco parece acreditar nos sonhos desses realizadores – sonhos aos quais ele se encarrega de dar uma consistência, em fazê-los viver, viajar através do mundo, e perdurar na memória. Acaso? Instinto? Predestinação? Paulo Branco não necessitou tactear muito para produzir obras-primas. Não fora no fim de um longo caminho que ele encontrara os grandes. Logo a sua boca diz: Marguerite Duras, Manoel de Oliveira, João César Monteiro, Wim Wenders, Alain Tanner, Chantal Akerman. Na linha de uma personagem de Goethe, Paulo Branco poderia dizer dele próprio: “Dirão de mim o que quiserem, mas ninguém responderá que eu não sou um homem de hoje.”»
RÁDIO France CULTURE

Octagenário sai do Casino Estoril milionário




Um apostador, de 84 anos, ganhou

jackpot superior a 403 mil no Casino Estoril.


No passado fim-de-semana, o reformado, que desejou o anonimato, efectuou algumas apostas de 20 cêntimos, segundo disse a Estoril Sol à comunicação social, numa das modernas “slot machines” “Playboy”, recebendo um jackpot de 403.203 euros.

Aliás, o contemplado é visitante do Casino Estoril desde a sua inauguração, tendo recebido outros prémios de menor dimensão.

Trata-se do maior jackpot atribuído em 2008 pelo Casino Estoril.