quarta-feira, 4 de junho de 2008

Señor Coconut actua em Braga


SEÑOR COCONUTand his orchestra
ÊXITOS DA POP INTERNACIONAL

SOB A FORMA DE RITMOS TROPICAIS


Em digressão mundial, Señor Coconut e a sua orquestra apresentam em Braga, a 6 de Junho (22h00), o recém-editado “Around The World”, álbum composto por versões tão dançáveis quão “calientes” de temas como “Kiss” (Prince), “Smoke on the Water” (“Deep Purple”), “Around the World” (“Daft Punk”) ou “Sweet Dreams” (“Eurythmics”).
Inconfundível pela extravagante fusão de sonoridades latinas com a electrónica, Senõr Coconut, músico de origem germano-chilena que se faz acompanhar pelo seu cúmplice de longa data Argentis Brito e pela indispensável e enérgica orquestra de ritmos latinos, transforma em irresistíveis e divertidos mambos, salsas, merengues, boleros e cha-cha-cha’s os mais diversos sucessos da música “pop” e “rock”.
Presença assídua no cenário musical electrónico de Frankfurt no início dos anos 90, Uwe Schmidt, músico de várias identidades mais conhecido como Señor Coconut, regressa aos palcos internacionais com o seu quarto trabalho discográfico no qual recupera as versões electrolatinas dos maiores êxitos musicais.
Aclamado pelos adeptos da música techno, industrial e experimental através dos trabalhos editados sob outros nomes e pelas colaborações com inúmeros artistas, Schmidt criou o enigmático Señor Coconut em 1997, ano em que se mudou de Frankfurt para Santiago do Chile e lançou o seu primeiro álbum, “El Gran Baile”.
Contudo, foi apenas em 2000, com “El Baile Alemán” que “Señor Coconut y Su Conjunto” atingiu o reconhecimento público e o sucesso internacional.
Com este projecto, Schmidt fez a única coisa lógica que um músico de electrónica alemão, fascinado pelos ritmos e instrumentação latinos poderia fazer: versões, em estilo tropical, dos sucessos do mítico grupo alemão Kraftwerk, como “Showroom Dummies”, “Trans Europe Express” e “Autobahn”, entre outros.
Após uma aclamada digressão com este trabalho, Schmidt começa a apresentar-se em público como “Señor Coconut and His Orchestra” gravando êxitos como “Smooth Operator”, de Sade, ou “Riders on the Storm”, dos Doors, para “Fiest Songs”, álbum lançado em 2003 com o novo estilo electrolatino.
Em 2005 é lançado “Señor Coconut Presents Coconut FM: Legendary Latin Club Tunes”, primeiro trabalho editado pela “Essay Recordings” e composto por uma selecção de temas “reggaeton”, “funk” carioca e “cumbia” que esbatiam as fronteiras entre “underground” e “mainstream”.
Em 2006, para o lançamento de “Yellow Fever”, Senõr Coconut dedicou-se ainda à reinterpretação dos maiores êxitos dos japoneses “Yellow Magic Orchestra”, grupo dos anos 70 liderado por Ryuichi Sakamoto.

Embaixada do Brasil promove Concurso de Poesia em Língua Portuguesa


Concurso Internacional de Poesias, Contos, Crônicas e Trovas

em Língua Portuguesa


A Embaixada do Brasil em Lisboa tem o prazer de informar da realização do I Concurso Internacional de Poesias, Contos, Crônicas e Trovas em Língua Portuguesa, promovido pela Editora Gráfica Jornal da Cidade Ltda.

A referida iniciativa tem por objetivo descobrir e selecionar autores com vistas à publicação de novos trabalhos literários da Língua Portuguesa no volume "Caminhos Literários da Língua Portuguesa".

As inscrições, que deverão ser realizadas até o dia 30 de Junho de 2008, estão abertas a escritores de todos os países, desde que os textos enviados estejam em língua portuguesa.

Maiores informações sobre o concurso podem ser obtidas no seguinte endereço eletrônico: http://goinmac.sites.uol.com.br/concursointernacionalliterario.html

João Garcia regressa dia 6



João Garcia regressa a Lisboa após conquista
do topo da montanha Makalu


O alpinista português João Garcia, no âmbito do projecto "À Conquista dos Picos do Mundo", patrocinado pelo Millennium bcp, regressa da quarta expedição - Makalu - na próxima sexta-feira, dia 6 de Junho, às 14h35 ao aeroporto de Lisboa.

Ciclo de Cinema no AXN








CICLO DE CINEMA NO AXN


BASTA


Slim (Jennifer Lopez), uma empregada doméstica muito trabalhadora, acredita ter transformado por completo a sua vida quando conhece e se casa com Mitch (Billy Campbell), um homem encantador e um construtor rico.


Começam uma vida idílica juntos num bairro residencial, mas depois do nascimento da filha de ambos, Slim descobre que Mitch tem outras facetas… uma personalidade obscura e controladora, que transforma a confiança, o amor e a tranquilidade do lar numa espiral de terror e violência que se revela uma ameaça permanente.


Aterrorizada, para proteger a sua filha ,Slim abandona Mitch, mas este vai persegui-la e assediá-la constantemente.


Slim muda de nome, de aparência física e de identidade numa tentativa desesperada de escapar, mas Mitch acaba sempre por encontrá-la.

Ninguém a consegue ajudar, nem os amigos nem mesmo a polícia. Mas Slim chega ao limite e a um ponto de não retorno e tem uma determinação forte em acabar de vez com esta situação dramática...

Emissão: Sábado 7 de Junho às 22h30
Realizador: Michael Apted
Intérpretes: Jennifer Lopez, Billy Campbell, Juliette Lewis

MEDIDAS DESESPERADAS



O oficial da polícia Frank Connor (Michael Keaton) começa uma busca desesperada por um doador perfeito para o seu filho, gravemente doente. As coisas complicam-se quando se percebe que o doador é um perigoso serial killer, que vê na ida ao hospital a oportunidade perfeita para conseguir a liberdade.

Emissão: Sábado 14 de Junho às 22h30
Realizador: Barbet Schroeder
Intérpretes: Michael Keaton, Andy García, Brian Cox, Marcia Gay Harden

OS DIAS DO FIM


Cidade de Nova Iorque, ano 1979: num hospital de Manhattan um bebé acaba de vir ao mundo. É uma linda menina.

Nesse mesmo dia, numa igreja do Vaticano, um jovem sacerdote informa o Papa do nascimento da criança. Christine tem a marca do Anticristo e foi eleita para uma união profana.
Estamos em 1999, e Jericho Cane (Schwarzenegger), um ex-polícia amargurado que perdeu a família, salva uma jovem dos ladrões que tinham assaltado a sua casa.

O nome da rapariga é Christine, e não demora muito até que Cane se veja envolvido numa perseguição comandada por uma força sobrenatural aterradora…
Emissão: Sábado 21 de Junho às 22h30
Realização: Peter Hyams
Intérpretes: Arnold Schwarzenegger, Gabriel Byrne, Kevin Pollak


ASSASSINOS SUBSTITUTOS

John Lee é um assassino a soldo que trabalha para um chefe do crime, Terence Wei. Até hoje, John acatou sempre as ordens do seu patrão “mafioso”, quaisquer que elas fossem.
Mas quando Mr. Wei lhe pede que “trate” de um polícia que matou o seu filho, o até agora impiedoso “matador” acaba por não o conseguir fazer, impressionado pelo facto da sua vítima ser pai de um menino de 7 anos… e passa então a ser ele o “alvo”: ao saber da sua desobediência, Mr. Wei condena-o à morte, enviando no seu encalço outros assassinos profissionais.

E na sua fuga John Lee vai acabar por se envolver com uma falsificadora de documentos, Meg Coburn (Mira Sorvino), juntando-se então os dois numa tentativa desesperada de escaparem aos “assassinos substitutos”...

Emissão: Sábado 28 de Junho às 22h30
Realizador: Antoine Fuqua
Intérpretes: Yun-Fat Chow, Mira Sorvino e Michael Rooker

Clã e Pato Fu no Rock in Rio


Clã & Pato Fu juntos no Rock in Rio-Lisboa
a 6 de Junho

Patu Fu são os convidados dos Clã no espectáculo
que encerra o palco Sunset Rock in Rio


Os brasileiros Pato Fu são os convidados dos Clã para o concerto que encerra o Sunset Rock in Rio, a 6 de Junho, último dia do evento.

Depois da experiência dos Pato Fu no Rock in Rio em 2001, Fernanda Takai e John Ulhoa juntam-se agora a Manuela Azevedo, Hélder Gonçalves, Miguel Ferreira, Pedro Biscaia, Pedro Rito e Fernando Gonçalves num encontro inédito em Portugal.

A relação entre as duas bandas começou com a participação de Manuela Azevedo no tema “Boa Noite Brasil”, do álbum “Toda A Cura Para Todo O Mal” (2005), tendo sido depois convidada para alguns concertos dos Pato Fu em São Paulo, em 2006.

Por sua vez os Clã, dando continuidade à parceria que começou com o tema “Carrossel dos Esquisitos” (álbum “Rosa Carne”), que tem letra de John Ulhoa, e à recente participação de Fernanda Takai em “Amuo” (álbum “Cintura”), lançaram agora o desafio à dupla de Belo Horizonte que se vai juntar, pela primeira vez em Portugal, à banda nortenha.


Pato Fu
Considerada pela revista «Time» uma das melhores bandas do mundo, ao lado dos Radiohead e U2, os Pato Fu formaram-se em 1992 sobre a influência do pop-rock-experimental-electrónico cantado em português. Depois de “Rotomusic de Liquidificapum” (1993), “Gol de Quem?” (1994), “Tem Mas Acabou” (1996), “Televisão de Cachorro” (1998), “Isopor” (1999), “Ruído Rosa” (2001) e “Toda Cura Para Todo O Mal” (2005), o quinteto de Belo Horizonte editou em 2007 “Daqui Pro Futuro”, o oitavo registo de originais em 15 anos de carreira.

Paralelamente, Fernanda Takai estreou-se a solo, em Março deste ano, com “Onde Brilhem Os Olhos Seus”, onde faz releituras de músicas do repertório da cantora Nara Leão.
No regresso a Portugal, depois de terem apresentado “Toda A Cura Para Todo O Mal” na Aula Magna, Theatro Circo e Hard Club, no final de 2006, os Pato Fu juntam-se aos Clã no Sunset Rock in Rio para um momento de amizade e partilha, em exclusivo para o público da edição portuguesa do maior evento de música e entretenimento do mundo.

Feira Nacional de Agricultura em Santatém





De 7 a 15 de Junho:
45ª Feira Nacional de Agricultura


55ª Feira do Ribatejo


O Centro Nacional de Exposições, em Santarém, realiza de 7 a 15 de Junho a 45ª Edição da Feira Nacional de Agricultura, com o objectivo de dar a conhecer os produtos da terra, as tradições nacionais e estimular o crescimento do sector agrícola em Portugal.

Tendo este ano a “Alimentação Saudável” como tema central, o evento abrange o 1º Salão Nacional da Alimentação, o 2º Salão Nacional do Azeite e o já prestigiado Portuguese Wine Fair / Festival Nacional do Vinho.

A 45ª Feira Nacional de Agricultura / 55ª Feira do Ribatejo, a decorrer de 7 a 15 de Junho, no Centro Nacional de Exposições (CNEMA), em Santarém, é um evento de carácter nacional, impulsionador das tradições culturais do país, que presta um importante contributo na divulgação dos produtos agrícolas portugueses, contribuindo para a sua promoção quer no plano nacional, quer internacional.
Palco privilegiado para o debate das questões emergentes e decorrentes dos desafios que o sector enfrenta, a Feira Nacional de Agricultura representa uma oportunidade para as empresas partilharem com os seus actuais e potenciais clientes os produtos e serviços inovadores que dispõem conjugando, simultaneamente, a vertente negócio com momentos de lazer e convívio.
Com a “Alimentação Saudável” como tema central da edição deste ano, a Feira Nacional da Agricultura abrange ainda o 1º Salão Nacional da Alimentação, 2º Salão Nacional do Azeite e o Portuguese Wine Fair, o já conceituado Festival Nacional do Vinho.

Num espaço que leva ao contacto constante com o meio ambiente, contando o recinto do CNEMA com vários campos de cultivo de cariz pedagógico tais como cardo, colsa, girassol ou trigo, os visitantes da Feira encontrarão um ambiente de cariz tradicional, onde poderão ver e provar as mostras dos produtos nacionais e usufruir de espaços dedicados a iniciativas da região como por exemplo desfiles e provas de campinos, actividades equestres, exibições de folclore e música tradicional e popular.

Os visitantes poderão também disfrutar de diversas tasquinhas e restaurantes com os melhores sabores e paladares.
Nota de realce para as já famosas Largadas, este ano com Toiros que nunca foram corridos e para as Bandas que vão acompanhar este imponente espectáculo, à semelhança do que acontece nas Praças de Toiros.
À noite o lema será “o nascer do dia é o limite”. Uma Mega- Discoteca fará as delícias dos mais jovens e dos apreciadores das melhores batidas.


Bandas como os “Tara Perdida”, “Dezperados”, “Stone Free”, “Vulture”, Dj's como “Dj Chus”, “Dj Vassalo”, “Dj Balin”, “Dj Enigma” ou ainda artistas como José Cid prometem muita animação.
Numa vertente mais tradicional, o CNEMA realiza a 8 de Junho o Encontro do Folclore Português; uma iniciativa em colaboração com a Federação do Folclore Português que conta com cerca de 50 ranchos que animarão todo o recinto com cantares e demonstrações.
Nos dias 7, 10, 14 e 15 os visitantes da FNA poderão ainda encontrar um espaço dedicado exclusivamente aos produtos regionais portugueses, o denominado “Mercado de Produtos Tradicionais”.
Pensando nos mais jovens, o CNEMA preparou ainda o Espaço Criança, onde os pais poderão deixar os seus filhos junto de monitores devidamente preparados para realizarem actividades com os mais pequenos.

Entre estas actividades encontra-se a “Quinta do Arrife”, com a temática “Aprender a brincar”, conjugando a parte lúdica com uma componente educativa.
A 45ª Feira Nacional de Agricultura / 55ª Feira do Ribatejo, continua assim firme no seu propósito de ser a Montra por excelência Do Que Melhor se Faz e Produz no nosso País, apostando na inovação, na actualidade e na diversidade do mundo rural e agrícola.


1º Salão Nacional da Alimentação
Procurando alertar para a importância da alimentação saudável na qualidade de vida dos cidadãos, a edição deste ano da Feira Nacional de Agricultura contempla a realização do 1º Salão Nacional da Alimentação.
Neste espaço, para além de uma montra de produtos de qualidade nos sectores do leite e derivados, frutos, produtos hortícolas, bebidas, cereais e derivados, carnes, peixe, doces, compotas, méis, massas e pastas alimentícias, óleos alimentares, azeites, açúcar e derivados, os visitantes poderão ainda visitar uma área especialmente dedicada às entidades de investigação e de desenvolvimento de segurança alimentar.

2º Salão Nacional do Azeite
Após o sucesso da primeira edição, o CNEMA realiza este ano o 2ª Salão Nacional do Azeite onde apresenta uma mostra do melhor azeite produzido em Portugal.
No âmbito deste Salão vão-se realizar diversos seminários alusivos ao tema bem como cursos de iniciação de azeite.
É também durante este período que serão conhecidos os vencedores do 2º Concurso Nacional de Azeite e do Concurso Nacional de Packaging que este ano contou com 30 inscrições de todo o país pertencentes a 16 produtores entre os quais se encontram cooperativas, empresas e associações.

Portuguese Wine Fair / Festival Nacional do Vinho
Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados
No âmbito da Feira Nacional de Agricultura o CNEMA realiza ainda o Portuguese Wine Fair Festival Nacional de Vinho procurando retratar a produção Vinícola Nacional através da apresentação das principais denominações e marcas do sector e promover o encontro de produtores, empresas, técnicos, enólogos e curiosos.
Durante este certame serão ainda conhecidos os vencedores do Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados 2008 – a decorrer de 13 a 16 de Maio – que tem por objectivo estimular a produção de vinhos de qualidade, dar a conhecer os melhores produtos vitivinícolas produzidos em Portugal e contribuir para a cultura do vinho.
Trata-se de um concurso nacional que traz retorno comercial para os produtores na medida em que lhes proporciona a presença de canais de distribuição de grandes dimensões.

No fim de semana vá à Domus!




FIM DE SEMANA NO DOMUS!

Dealema, uma banda do Norte a actuar em Gaia




DEALEMA
Ao Vivo em Vila Nova de Gaia


Finalmente e depois de apresentações a Norte [ Braga, Chaves, Guimarães] centro [ Coimbra, Lisboa ] e Sul [ Beja, Loulé, Faro] durante o mês de Abril e Maio em espectáculos de Apresentação de V Império o novo Cd do colectivo Dealemático, o grupo de Gaia apresenta-se em casa para um espectáculo especial.
A entrada para este Concerto custa 7€ , e quem comprar o álbum no Corte Inglês recebe duas entrada para o dito Espectáculo.

Os bilhetes estão á venda no Corte Inglês de Gaia, brevemente mais informações deste espectáculo.

Señor Coconut no próximo sábado em Portalegre


Sab.07 Junho

Señor Coconut and his Orchestra feat.



Todos já ouviram falar da rubrica “Discos que Levaria para uma Ilha Deserta“, aquelas colecções de álbuns que temos absolutamente de ter à mão no caso de acabarmos um dia numa ilha no sul do Pacifíco...

Imagine por um momento, uma variação desse tema, e encontrará a música do misterioso Señor Coconut, com as suas versões de clássicos da música pop e rock, tingidos com roupagens originais, com um pézinho de dança latino, em tons de mambo, merengue, bolero e cha-cha-cha.

Kraftwerk, Sade, Michael Jackson e Deep Purple são apenas algumas das bandas modificadas pelo “electrolatino“ Señor Coconut, de origem alemã e chilena, que virá ao CAEP apresentar o seu estilo inconfundível, com a ajuda do cúmplice de longa data, Argenis Brito, que é apenas mais um de um grande número de colaboradores numa carreira iniciada nos anos 90 em Frankfurt.

A sua carreira discográfica iniciou-se em 1997, com “El Gran Baile“, que contém uma enorme variedade de estilos musicais: Nova Raro, Jive Ecléctico, Samba Virtual, que têm a particularidade de existirem apenas na mente fértil de Coconut.

A este projecto original, seguiu-se em 2000 “El Baile Alemán“, adaptação merengue da electrónica cibernética dos Kraftwerk, exemplificada em versões inesquecíveis dos hinos glaciais “Showroom Dummies," "Trans Europe Express" e "Autobahn“, já com a colaboração do vocalista Argenis Brito, do grupo Mambotour.

Em 2003, “Fiesta Songs“ adaptou Sade e The Doors, respectivamente com "Smooth Operator" e "Riders on the Storm“, ao já peculiar estilo “electrolatino“, e o álbum de 2005, “Señor Coconut Presents Coconut FM: Legendary Latin Club Tunes“, é uma colectânea de envolventes versões de reggaeton, funk carioca e cumbia que obliterou as distinções entre música alternativa e comercial.

Em 2006, “Yellow Fever“ colectou os maiores êxitos dos japoneses Yellow Magic Orchestra, grupo dos anos 70 liderado por Ryuichi Sakamoto, autor da banda sonora do filme “O Ùltimo Imperador“.

No início de 2008 foi lançado o seu mais recente álbum, “Around the World with Señor Coconut”, que contém versões dos Daft Punk ("Around the World") e dos Eurythmics ("Sweet Dreams are Made of This").

Entrevista com Manuel Alegre amanhã na RTP



DIA 5 DE JUNHO 21H00
GRANDE ENTREVISTA




Manuel Alegre é o rosto da notícia e vem à RTP responder às perguntas de Judite Sousa na Grande Entrevista.

Histórico do Partido Socialista, candidato presidencial e vice-presidente da Assembleia da República...A participação de Manuel Alegre, esta semana, ao lado do Bloco de Esquerda e dos Renovadores Comunistas não foi bem recebida por alguns sectores do Partido Socialista.

Uma iniciativa contra as desigualdades sociais e a corrupção.

Manuel Alegre é o rosto da notícia e vem à RTP responder às perguntas de Judite Sousa na Grande Entrevista, quinta-feira após o Telejornal.

Programação RTP hoje



DIA 4 DE JUNHO 21h00


EM REPORTAGEM"Um Murro na Adolescência"
uma reportagem da jornalista Teresa Botelheiro



Um em cada quatro alunos portugueses está envolvido em comportamentos de Bullying, na escola.

São sobretudo crianças dos 11 aos 15 anos.
Os rapazes optam pela agressão física, as raparigas agridem mais psicologicamente.

A violência entre pares, mais conhecida pela expressão inglesa Bullying, passa quase sempre ao lado dos educadores e famílias.
Em Portugal já existem casos de tentativas de suicídio.Face a esta realidade, o Programa Em Reportagem apresenta, na próxima quarta-feira dia 4 de Junho, um trabalho sobre o Bullying na escola.

"Um Murro na Adolescência" é o titulo da reportagem da jornalista Teresa Botelheiro, com imagem de Pedro Boa-Alma, edição de Pedro Pessoa e Pós Produção Áudio de António Garcia.


22h35 - A ILHA
Uma arrepiante visão do nosso amanhã


Ewan McGregor, Lincoln Six-Echo e Scarlett Johansson, Jordan Two-Delta, são dois fugitivos perseguidos por implacáveis agentes através de um mundo exterior, que nunca conheceram e mal compreendem.
Michael Bay dirige magistralmente este estonteante thriller de ficção científica, desvendando os chocantes mistérios que envolvem os fugitivos.

Uma história passada em 2019 que nos dá uma arrepiante visão do nosso amanhã, com deslumbrantes imagens e uma acção arrebatadora!

Autoria: Caspian Tredwell-Owen, Alex Kurtzman, Roberto Orci

Produção: Michael Bay, Ian Bryce, Walter F. Parkes

Realização: Michael Bay

Fotografia: Mauro Fiore

Música: Steve Jablonsky

Cenografia: Nigel Phelps

Com: Ewan McGregor, Scarlett Johansson, Sean Bean

Guernica-a história de um bombardeamento



Guernica
Espectáculo Teatral

“…dia 26 de Abril de 2008 cumpriu-se 71 anos do cruel bombardeamento da cidade de Guernica.

O primeiro sobre uma cidade aberta. A cidade ficou destruída mas permaneceu de pé a celebre árvore que simboliza a sua história e identidade.

Esse brutal acontecimento foi imortalizado por Picasso e hoje, nesse branqueamento da memória que diferentes interesses praticam, muitas pessoas, sobretudo jovens, pensam que «Guernica» é apenas um quadro de Pablo Picasso…”


Peça: “Guernica”
Texto: “Guernica” de Fernando Arrabal (1959).
Estreia: dias 5,6 e 7 de Junho de 2008 pelas 21.30h
Local: Sala Arlequim – Café Teatro, Santiago Alquimista
Hora: Quinta a Sábado pelas 21.30h.
Encenador Adolfo Gutikin


SINOPSE

“Fanchu e Lira” é um casal de idosos bascos que se conhecem desde miúdos, levaram uma vida rural e simples e há mais de cinquenta anos, vivem num pequeno casebre nos limites da cidade de Guernica. Daí, por uma janela, vê-se a famosa “árvore”.
Apesar do tempo, Fanchu e Lira continuam a amar-se e brincam como adolescentes, com o vigor que distingue os bascos, tratando de superar com gargalhadas amargas e humor negro, a catástrofe que se abate sobre eles.
A Peça é a história da destruição sistemática do Lugar destes anciãos.
Dois pequenos seres desprotegidos arrasados pelas bombas incendiárias da aviação nazi alemã que auxilia - em Espanha - os avanços brutais das tropas fascistas do General Franco, durante a Guerra Civil Espanhola (1936/1939).
É a história destes adoráveis, frágeis e simpáticos avós atrapalhados na sua humilde casa, numa guerra civil, no meio de um bombardeamento esmagador, suportando a destruição sistemática da inelutável queda da sua casa, sendo perceptível a impotência para se defenderem.

A desproporção das forças enfrentadas: por um lado, a delicadeza e fragilidade do amor de dois idosos que só se têm um ao outro e, por outro, as forças militares de enorme poder destrutivo, com as armas mais modernas e poderosas do seu tempo (sobretudo a aviação).

Da sua crueldade e abuso, disparando com a impunidade que permite a distância da superioridade aérea, resulta uma das imagens mais expressivas e comovedoras que o teatro contemporâneo conseguiu plasmar.
Sem escrever um panfleto, teatralizando o esmagamento daquelas pessoas do povo, desprotegidas, Arrabal apresenta um poderoso e poético manifesto a favor da paz e contra a guerra.
É uma imagem muito forte do destino de seres anónimos - população civil, normalmente mulheres, velhos e crianças, esmagados à distância com a impunidade de disparos pelo ar sem o perigo de serem alcançados pelas antiaéreas.
É a grande indústria mecânica alemã dedicada a construir uma maquinaria destrutiva, motivada pelo desejo do lucro e encarregue da tarefa pelo Estado dominado pela ideologia mais cruel e assassina do século XX.
A mulher, Lira, ficou enterrada debaixo dos escombros e, à medida que se sucedem os bombardeamentos, fica cada vez mais e mais enterrada; entretanto, Fanchu, desesperado, tenta por todos os meios ao seu alcance salvá-la, resgatá-la de entre os entulhos ou, pelo menos, aliviar os seus sofrimentos com piadas e auxílios mínimos. Muitas vezes ridículos.

Neste primeiro bombardeamento da Segunda Guerra Mundial, como ficou conhecido o ataque da aviação nazi a Guernica, o mundo inteiro viu, com dois anos de antecedência como se aplicaria a politica nazi no resto de Europa (e do mundo) a força brutal de um exército que aplicou um genocídio sistemático e impiedoso, tendo como objectivo a aniquilação total do “inimigo”, aplicando critérios de limpeza étnica com o que, pouco tempo depois, conquistaria meia Europa.
Aquele brutal ataque nazi foi um ensaio do que se tornou depois familiar na Segunda Guerra Mundial a partir de 1939 nas cidades de Varsóvia, Londres, Leninegrado e em muitas outras cidades europeias e, no final da Guerra, também nas cidades alemãs que assim conheceram o brutal ataque contra uma povoação indefesa.

As mais célebres, pelo significado, do inicio da era nuclear, foram as cidades de Hiroshima e Nagasaki.
Desde então e até aos nossos dias, quer por ar quer por outros meios, assistimos a destruições maciças de cidades habitadas, por inimigos armados com explosivos cada vez mais poderosos e sofisticados.
As imagens de refugiados desprotegidos, andando pelos campos com a sua carga de restos palpitantes nos braços e de chagas nas suas costas, tornaram-se habituais e tragicamente comuns.
Contra a anestesia da repetição de imagens brutais, fica esta pequena esperança de um mundo diferente, melhor...

Camané continua no top!



Pela segunda semana consecutiva nº 1 do Top Nacional de Vendas “Sempre de Mim”, o mais recente trabalho de Camané, editado no passado dia 21 de Abril continua a dar que falar.


Depois da entrada directa para o 1º lugar do Top Nacional de Vendas na primeira semana de edição, da atribuição do galardão Disco de Ouro, e de uma noite memorável no Coliseu dos Recreios em Lisboa, “Sempre de Mim” é, pela segunda semana consecutiva, o disco mais vendido em Portugal.

As apresentações ao vivo do novo trabalho de Camané continuam e o fadista volta a actuar no dia 6 de Junho no Castelo de S. Jorge, num concerto especial inserido na Festa do Fado, onde irá partilhar o palco com José Mário Branco.

O público vai poder assistir a um desfile de fados e canções de dois dos intérpretes com maior carisma nas suas áreas musicais e cujo cruzamento resulta tão natural como se tivessem nascido e vivido um tempo do mesmo tempo.

Mazgani-música no Maria Matos


MAZGANI

SONG OF THE NEW HEART


7 Junho sáb. às 22H00


Após ter sido considerado um dos 20 novos artistas mais promissores da Europa pela prestigiada revista francesa Les Inrockuptibles e depois de inúmeros ensaios e concertos espalhados pelo nosso país, as músicas, os poemas de Mazgani (e de alguns outros poetas) estão prontos para serem apresentados ao público, num formato maioritariamente acústico, intimista e de uma paixão rara.

Song of the New Heart saíu em Outubro 2007.

São treze temas, todos da autoria de Mazgani (música e letra) com a excepção de “Song of the Old Mother”, com poema de William Butler Yeats, e “How Sweet I roam’d from field to field”, poema de William Blake, numa celebração da música que nasce da palavra.

Ao ouvirmos este disco damos por nós a ouvir na voz e no som de guitarra de Mazgani (assim como da banda que o acompanha) influências tão díspares como Leonard Cohen e Echo & the Bunnymen, Tom Waits e The House of Love.


voz / guitarra Shahryar Mazgani

guitarra Sérgio Mendes

guitarra baixo Vitor Coimbra

bateria Rui Luís

Novo trabalho de Aldina Duarte


MULHERES AO ESPELHO


Neste novo trabalho, o terceiro na carreira da artista, Aldina Duarte teve o desejo de contar uma história feminina, ao longo dos 11 temas que integram este CD.

Cada fado encerra uma história única, que vale por si, com princípio, meio e fim.

Tudo se pode misturar assim como separar, responsavelmente, quando se trata a liberdade como um valor supremo, individual e colectivo.

A complexidade feminina contém segredos e coragem, subtilezas e dúvidas, transgressões ponderadas e ousadia, impulsos e emoções incontidos, confiança e frontalidade, são estas algumas das vozes preponderantes quer na interpretação de Aldina Duarte quer nas metáforas poéticas que nos canta e escreve, quer no alinhamento que nos transporta por dentro de histórias quotidianas e familiares, que começam com No Fim (título do primeiro fado) e se vai desenrolando de trás para a frente com toda a liberdade interpretativa para os que a querem ouvir.

Exposição de finalistas no Casino Estoril



Quintanistas Ponto Final
Pintura jovem na Galeria de Arte do Casino


Quintanistas Ponto Final é uma exposição de pintura, que se inaugura na próxima quinta-feira, dia 5, às 21,30 horas, na Galeria de Arte do Casino Estoril, com a participação de 26 finalistas da Faculdade de Belas Artes de Lisboa, o último curso com a duração de 5 anos, realizado nesta Faculdade, pois a partir de agora, segundo os ditames do “Processo de Bolonha”, o curso de Pintura passará a ter apenas 4 anos.
Daí o título da mostra – Quintanistas Ponto Final.
Esta exposição é como que um desdobramento do XXI Salão de Primavera, que decorreu nesta Galeria de 5 de Abril a 7 de Maio e na qual estes 26 jovens não puderam participar.
São os seguintes os artistas participantes nesta exposição: Ana Fradique, Ângela Serra, Betânia Pires, Carina Martins, Carolina Quirino, Catarina Aleluia, Denise Serra, Elisa Aragão, Fátima Spínola, Inês A. Henriques, Inês Girbal, Inês Reis, Joana Mota Guedes, Joana Polónia Barros, Joana Souto, Jorge Araújo, Jorge Catarino, Margarida Rodrigues, Mariana Pinto, Marlene Teixeira, Mónica Falcão, Mónica Santos, Paula Cruz, Susana Batalha, Susana Moura e Tiago Freire.
Da leitura desta lista conclui-se que de um total de 26 participantes, 23 são do sexo feminino e apenas 3 do masculino, tendência que, ano a ano, se tem vindo a acentuar.
As exposições de artistas jovens são sempre as que mais interesse despertam entre as pessoas que habitualmente visitam esta Galeria, certamente porque não desconhecem que é nestas mostras que em regra se revelam muitos dos bons artistas do futuro.

E é para nós certo que esta 22ª exposição de jovens finalistas da F.B.A.U.L. nada destoa em qualidade das anteriormente realizadas, anunciando-se algumas revelações, como poderá ser comprovado de 5 a 22 de Junho, todos os dias, das 15 às 24 horas.

Neco Novellas começa a fazer-se conhecer!



N e c o Novellas
New Dawn - Ku Khata

Num tempo em que a música moçambicana passa por um festejado período de reconhecimento internacional - com nomes como os dos Gorwhane, Mabulu, Timbila Muzimba, Kapa Dech, Eyuphuro, Massukos, André Cabaço ou Deodato Siquir a terem o reconhecimento que, muito justamente, merecem ter... - outro nome vem juntar-se, e com um brilho imediatamente reconhecível, a este rol: o de Neco Novellas.

Guitarrista, cantor, percussionista e compositor, Neco Novellas nasceu no seio dos chopes, etnia do sul de Moçambique, próxima da África do Sul - e o início deste seu álbum, o tema-título, revela bem as suas ligações às raízes, com uma canção (em inglês e chope) que poderia pertencer ao reportório dos Ladysmith Black Mambazo.
Mas não se pense que Neco Novellas está agarrado à tradição pura e dura.


Não! Na sua música há muitas outras músicas: influências da música urbana moçambicana marrabenta, da música brasileira, do jazz, do reggae, do funk, da soul, do rock, do afro-beat tal como estabelecido por Fela Kuiti, tudo junto num todo único, pessoalíssimo, global e extremamente inventivo e variado.


Cantado em várias línguas - inglês, chope, português, ronga, xangana, francês, hebraico e espanhol -, «New Dawn - Ku Khata» tem edição da prestigiadíssima World Connection (a mesma de Mariza, Bole 2 Harlem, Sara Tavares, Tito Paris e Waldemar Bastos, entre outros) e distribuição em Portugal através da EMI.

Nele, ao lado de Neco Novellas, estiveram em estúdio os seus irmãos Isildo Novela (baixo, guitarra acústica, bateria) e Nelson Novela (guitarras eléctricas e semi-acústicas, bateria e percussões) e as suas irmãs Cidália Novela e Isilda Novela (ambas nos maravilhosos coros femininos que se podem ouvir ao longo de todo o álbum) e ainda uma convidada muito especial, a cantora brasileira Lilian Vieira, dos Zuco 103, para além dos músicos Gideon van Gelder e Ben van Gelder.
Neco Novellas (Anselmo João Johanhane de seu verdadeiro nome) estudou guitarra clássica e canto lírico em Lisboa e em Roterdão, antes de se dedicar à composição da sua própria música.


Radicado na Holanda, Neco está agora a dar-se a conhecer com um álbum que já lhe valeu a entrada para o top World Music Charts Europe (13º lugar em Março, à frente de nomes como Mercan Dede, Robert Plant, Vocal Sampling ou Dulce Pontes) e variadíssimos elogios da crítica especializada.

Nova Obra de Rodrigo Leão a ouvir no Casino Lisboa


RODRIGO LEÃO ESTREIA NOVA OBRA

21 e 22 de Junho

Auditório dos Oceanos


Rodrigo Leão subirá ao palco do Auditório dos Oceanos do Casino Lisboa para uma ocasião muito especial: a apresentação de uma peça original que resulta de uma encomenda da empresa Estoril Sol que assim assinala meio século de existência.

Nesta ocasião, além do Cinema Ensemble que normalmente acompanha Rodrigo Leão, estará em palco a orquestra Sinfonieta de Lisboa dirigida pelo maestro Vasco Pierce de Azevedo, reeditando assim o encontro registado o ano passado num espectáculo da Torre de Belém onde se quebraram recordes de audiência.

Estes dois concertos no Casino Lisboa serão únicos e irrepetíveis.

A primeira parte está reservada à apresentação da peça original, cujos arranjos para orquestra são da responsabilidade de Pedro Moreira, e a segunda será constituída por uma viagem pela obra de Rodrigo Leão que, como se sabe, é internacionalmente reconhecida pela sua beleza e singularidade.

" Trash Pour 4 " em Braga


TRASH POUR 4

RECICLAM CLÁSSICOS DA “POP”


Do Brasil, embora em vários idiomas, chegam a Braga a 4 de Junho (22h00) os “Trash Pour 4”, banda que se afirmou internacionalmente pela «releitura inteligente e bem-humorada» de clássicos da música “pop”, de várias épocas e estilos como “Material Girl”, de Maddonna; “A Little Respect”, dos Erasure; “Billie Jean”, de Michael Jackson; “Take On Me”, dos A-ha; “Father Figure”, de George Michael, entre muitos outros.
Em contexto de primeira digressão europeia, que incluiu já a passagem pelo palco do Festival de Cinema de Cannes e por Londres, os “Trash Pour 4” trazem a Braga o resultado de quatro anos de carreira artística assinalados por dois álbuns de sucesso, estando previsto o lançamento do terceiro para 2009, e por inúmeras e entusiásticas actuações ao vivo compostas também pela interpretação de temas originais.

A premissa do grupo oriundo de São Paulo, que se destaca pela sonoridade acústica, figurinos sofisticados e “lay-out” elegante, é não só entreter, fazer cantar e dançar, mas também «contribuir para a criação de novos critérios, novas formas de ouvir música popular, criar plateias mais abertas, com mais interesse em descobrir o diferente, o surpreendente e a mistura de géneros e linguagens».

Formado em 2004 a partir da fusão dos talentos de Natália Mallo (voz, baixo e produção), de Mariá Portugal (bateria e voz), de Gustavo Ruiz (guitarra e violino) e de Dudu Tsuda (teclados), os “Trash Pour 4” emergiram da vontade comum de, num ambiente de total despretensão e liberdade, produzir novos arranjos para músicas conhecidas, clássicos da “pop” e, em alguns casos, canções esquecidas pelo público devido à sua sonoridade “demodé”.

Contudo, a transformação do projecto num produto de sucesso entre o público e a crítica especializada aconteceu apenas em 2005 com o interesse da editora “MCD” e consequente lançamento do álbum de estreia, “Recycle Vol.1” que conquistou a nomeação para os “Prémios TIM de Música”, na categoria de “Melhor Disco em Língua Estrangeira”.

Num verdadeiro processo de reciclagem, a banda, que adopta como referências vários quadrantes musicais, que vão de nomes como Caetano Veloso ou Beatles até géneros como música cigana ou clássicos judaicos, apresentou no seu primeiro trabalho um reportório constituído por uma versão jazzística de “Material Girl”, de Madonna, pelo clássico “Close To You”, de Burt Bacharat e Hal David em estilo “up beat”, “Volare” de Domenico Modugno e mesmo pelo famoso bolero “Quizás, Quizás, Quizás”, entre outros.

Intitulado “Super Duper” (2006), o segundo trabalho discográfico do quarteto paulistano distingue-se do seu antecessor pela inclusão de temas clássicos da música popular brasileira, concretizando, desta forma, a releitura de autores consagrados como Chico Buarque, Dorival Caimmy ou Alcione.

Com um tom assumidamente mais roqueiro, resultado de um inevitável processo de maturação da banda, “Super Duper” chama a atenção ainda pelas recriações de “Careless Whisper”, de George Michael, “You’re So Vain”, de Carly Simon, e de “Lithium”, dos Nirvana, transformado num típico “chorinho” carioca.

Centro de Congressos de Lisboa debate Dias do Desenvolvimento

“Os Dias do Desenvolvimento”

A Cooperação Portuguesa:
A Língua e a Cultura na promoção do Desenvolvimento

O Centro de Congressos de Lisboa vai ser palco nos próximos dias 5, 6 e 7 de Junho da primeira edição de “Os Dias do Desenvolvimento”.
Este evento organizado pelo Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD) pretende ser um espaço de reflexão e de debate entre os vários actores da cooperação portuguesa.
“Os Dias do Desenvolvimento” tem como objectivo mostrar ao grande público a diversidade e a riqueza da cooperação, nomeadamente na promoção do desenvolvimento económico, social e cultural dos países de língua oficial portuguesa.
Esta primeira edição conta com a presença de mais de 50 organizações públicas e privadas.
Através de conferências, debates e exposições que pretendem promover as boas práticas e políticas de sensibilização e educação para o desenvolvimento, conta com a presença de diversas personalidades, para além do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, João Gomes Cravinho, do ex-Presidente da República, Jorge Sampaio que participará no dia 5 de Junho, na conferência de alto nível sobre os Objectivos do Milénio, e no dia 6 de Junho, o Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres que dará uma Conferência “Os novos desafios da ajuda global”.

A Presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza, apresentará o vídeo sobre o Prémio Champalimaud de Visão, e o jornalista da SIC, Ricardo Costa intervém no debate sobre a responsabilidade social dos media na Cooperação.
No campo cultural o evento apresenta um ciclo de cinema em português organizado pelo realizador Francisco Manso, que apresentará alguns dos realizadores como o guineense Flora Gomes, entre outros; uma exposição de pintura dos artistas Chichorro e Kiki Lima (presentes no evento); a exposição de banda desenhada “Vencer os Medos”, cuja apresentação no dia 6, será feita por Catarina Furtado com a presença dos autores, e outras exposições de fotografia organizadas pela ACEP e Fundação Agha Kan.
No dia 7 realizam-se vários eventos musicais e culturais particularmente destinados aos jovens. Um grande número de eventos paralelos sobre a temática do desenvolvimento são realizados pelas organizações participantes.
Esta iniciativa vai permitir que, pela primeira vez em Portugal, seja possível concentrar num só espaço vários actores da cooperação.
A partilha de experiências permitirá ao grande público tomar conhecimento das diversas vertentes da cooperação, desde projectos de educação e saúde à vertente oficial da cooperação técnico-militar, sem esquecer o comércio justo, e pretende igualmente conquistar “novos actores” e “novos públicos”.
“Os Dias do Desenvolvimento” conta ainda com outras iniciativas dirigidas ao público juvenil alertando para os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), uma vez que, pelo seu perfil e posicionamento na sociedade de informação, constituem um dos sectores da população mais motivados a participar em acções e actividades de cooperação e sensibilização.

Mais de 100 mil. pessoas na primeira fase do Rock in Rio


Nos três primeiros dias do Rock in Rio-Lisboa 2008

a Cidade do Rock recebeu 209 mil pessoas


Nos primeiros três dias do Rock in Rio-Lisboa 2008 (30 e 31 de Maio e 1 de Junho), o Parque da Bela Vista, que se transformou na Cidade do Rock, recebeu um total de 209 mil visitantes.
No dia que marcou o início do evento – 30 de Maio – a Cidade do Rock esteve com a sua lotação máxima de 90 mil pessoas, tendo os bilhetes esgotado dois dias antes.

As tão aguardadas actuações de Amy Winehouse e do veterano Lenny Kravitz, deram o mote para uma enchente neste dia de arranque, que contou também com a alegria eufórica e contagiante da brasileira Ivete Sangalo.
Também o cartaz do segundo dia do Rock in Rio-Lisboa, marcado pelo concerto memorável dos Bon Jovi – que regressaram a Portugal após um interregno de 13 anos –, arrastou até ao Parque da Bela Vista 74 mil pessoas.
O terceiro dia do evento, no Dia Mundial da Criança, contou com os grandes momentos musicais das 4Taste, Docemania, Just Girls, Xutos & Pontapés, Tokio Hotel, Joss Stone e o inigualável Rod Stewart, os quais actuaram perante uma plateia de 45 mil pessoas, das quais 8 mil eram crianças.

No dia em que as crianças até aos 9 anos (inclusive) não pagavam entrada no recinto, o sistema de segurança foi reforçado, com vista a minimizar as situações de perda de crianças.

No final do dia registaram-se duas ocorrências, rapidamente solucionadas devido ao eficaz sistema de identificação através de uma pulseira que era colocada às crianças com os contactos dos pais.


Transportes Públicos
A mobilização para que o público viesse de de transportes públicos parece ter tido efeito: dos 12 mil inquéritos efectuados pela equipa do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações às pessoas na Cidade do Rock, cerca de 90% respondeu ter utilizado os transportes públicos, tendo inclusivamente feito prova de tal através da apresentação do respectivo título de transportes.

Ocorrências médicas
Durante os três dias do evento, o INEM registou 611 ocorrências médicas, um número próximo do registado na edição anterior, em 2006.

No primeiro dia, verificaram-se 286 ocorrências, ao passo que no segundo registaram-se 183 e no terceiro 142, nenhuma delas com gravidade.

As situações mais frequentes registadas pela equipa do INEM destacada para o evento foram de traumas menores (entorses, contusões, etc.), picadas de insectos e intoxicações alcoólicas – de salientar que não se verificou qualquer registo de intoxicação alimentar.

Ao longo dos três dias do evento, houve necessidade de apenas uma evacuação do recinto, por motivos de doença pré-existente.


Ocorrências de Segurança
A nível de ocorrências de segurança, a equipa responsável registou um furto de telemóvel, uma tentativa de acesso ao evento com bilhete falsificado e três tentativas goradas de intrusão no recinto que foram rapidamente solucionadas.


O Rock in Rio-Lisboa 2008 continua agora para mais dois grandes dias – 5 e 6 de Junho – sendo de esperar que os bilhetes para dia 6 também se esgotem em breve.