quinta-feira, 19 de junho de 2008

Coreografia de norte americana com bailarino português recebe prémio.


BLESSED de Meg Stuart/Francisco Camacho
recebe o prémio da crítica francesa

para o Melhor Espectáculo Estrangeiro


BLESSED, a coreografia que retoma a antiga colaboração da coreógrafa norte-americana Meg Stuart com o bailarino português Francisco Camacho, recebeu ontem o prémio da crítica francesa para o ‘Melhor Espectáculo Estrangeiro’.

Esta coreografia foi apresentada no Pequeno Auditório do CCB, em Julho de 2007, integrando o Ciclo Meg Stuart, uma co-produção com a Culturgest e a CNB/Camões.

Este espectáculo foi uma produção entre a Damaged Goods (BE) e a EIRA (PT) e o CCB foi co-produtor juntamente com o Kunstencentrum Vooruit (Gent), PACT Zollverein (Essen), VolksBühne am Rosa-Luxemburg-Platz (Berlin).

O Prémio de ‘Melhor Espectáculo Estrangeiro' é uma iniciativa do Sindicato Professional da Critica de Teatro, Música e Dança francesa .

Esta organização é composta por 140 jornalistas franceses e estrangeiros e foi fundada em 1877. Todos os anos, distingue artistas nas áreas do teatro, dança e música, que se evidenciaram na temporada anterior.

Concerto na Basílica dos Mártires



O coro Polyphonia Schola Cantorum, a orquestra Concentus Musicus de Lisboa e os cantores solistas Susana Duarte (soprano), Joana Nascimento (meio-soprano) e Carlos Pedro Santos (barítono) apresentam-se no Domingo, 22 de Junho, às 16.00, na Basílica dos Mártires, em Lisboa.

Sob a direcção do maestro Sérgio Fontão, serão interpretadas, de Johann Sebastian Bach (1685-1750), duas cantatas escritas para o dia do nascimento de São João Baptista: Christ unser Herr zum Jordan kam, BWV 7, e Ihr Menschen, rühmet Gottes Liebe, BWV 167.


Este concerto está integrado nos Concertos de Música Sacra nas Igrejas da Baixa-Chiado e é organizado em colaboração com o Centro Cultural Franciscano - Lux Mundi.


O coro Polyphonia Schola Cantorum, criado em 1941, foi dirigido, desde a sua fundação e até 13 de Maio de 1966, pelo ilustre musicólogo Mário de Sampayo Ribeiro.

Atendendo à elevada contribuição do coro em prol da música, foi-lhe atribuída, em 1985, pelo Ministro da Cultura, a Medalha de Mérito Cultural.

Como membro ou director de diversas formações vocais e instrumentais, Sérgio Fontão realizou concertos em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Holanda, Reino Unido, Áustria, Itália, Malta, Brasil, Argentina, Uruguai, México, EUA, Canadá, Índia, Japão e China.

Participou, também, em espectáculos de ópera e teatro e efectou gravações para cinema, rádio, televisão e em disco, para as etiquetas Aria Music, Dinemec Classics, EMI Classics, Fnac Music, Milan, Movieplay Classics, Numérica, Philips, Sole mio, PortugalSom, Virgin Classics e Virgin Veritas.

Optimus Alive!08 abre com os Kalashnikov


KALASHNIKOV * 10 DE JULHO ABREM AS

“HOSTILIDADES” DO OPTIMUS ALIVE!08


Os poderosos Kalashnikov, liderados por Duro, vão actuar no Optimus Alive!08, no dia 10 de Julho.


Os pioneiros do Wartime Rock n’ Roll vão ser a primeira banda a actuar no Maior Evento de Música e Arte do ano.


Madame Godard na FNAC Coimbra

Novos Talentos Fnac 2008
Madame Godard
21 de Junho às 22h00
FNAC Forum Coimbra


Os Madame Godard chegam de Viana do Castelo e assumem um vasto e variado leque de influências musicais. As tonalidades sonoras da banda pintadas por trompetes, violinos e teclados vintage transportam o ouvinte para cenários singulares. A banda cruza a chanson française com ritmos sul americanos, a pop e o rock de sessenta com o funk de setenta, a confusão concertada da música de leste com a lógica desconcertada das bandas sonoras de Tarantino.

Informações
Departamento de comunicação
Fnac Forum Coimbra
Loja 1.03
Horário da Loja: 10h-24hE-mail:
fnac.coimbra@fnac.pt

Olhar dos Afectos

Olhar dos Afectos
Exposição de Fotografia Documental
Até 2 de Julho
Galeria Almedina Coimbra

HORÁRIO: Terça a Sexta11h00 - 19h00; Sábado10h00 -13h00 e 14h00 – 18h00; Encerra Domingo, Segunda-feira e feriados

" Rituais Assassinos " nova temporada estreia amanhã



Estreia da 2ª temporada de Rituais Assassinos

no AXN


O AXN estreia a 2ª temporada da série alemã Rituais Assassinos estreia, amanhã, sexta-feira dia 20 de Junho às 22h20.
Esta série da RTL, que combina de forma original grandes doses de intriga e acção, teve uma grande aceitação por parte do público português e por isso o AXN estreia a segunda temporada logo a seguir à emissão dos primeiros capítulos.
As mortes estranhas são um ritual para os culpados. Os assassinos são frios, impiedosos, perturbados e cada crime distingue-se por rituais únicos…
O psicólogo criminal Dominik Born e a inspectora chefe Eva Glaser são agentes federais dedicados a investigações especiais chamados quando se esgotam os métodos tradicionais da polícia.

Ambos são inteligentes e pouco ortodoxos. Sabem mais dos assassinos e do que os impulsiona a cometer os crimes que qualquer outra pessoa.
Uma das novidades desta 2ª temporada, além da evolução da relação sentimental entre Eva e Dominik, é o desaparecimento dramático de Eva Glaser como inspectora chefe, que será substituída pela actriz Delia Mayer no papel de Isabell Becker.


Rituais Assassinos traz-nos um novo olhar sobre as séries de suspense e intriga policial. Contrastando com as séries policiais habituais, esta série foca as suas atenções sobretudo nos perfis psicológicos dos criminosos e faz um estudo exaustivo dos diferentes rituais homicidas que correspondem a cada crime cometido.

O Dr. Dominik Born estuda, retrata e identifica as fisionomias dos assassinos e traça o seu perfil psicológico. Um formato original, que atrai os telespectadores exigentes e seguidores de produtos de ficção inteligentes.


Estreia: Sexta 20 de Junho às 22h20
Emissão: Sextas às 22h20

Woman Power no Budha


O Plátano de Portalegre vai ser monumento!



Começamos a aprender com os espanhóis, nem que seja num plátano sossegado que vai dando sombra a meia dúzia, pois Portalegre é o distrito com menos população e que mais a perde de ano para ano, já lá vão os tempos de Régio, das fábricas de cortiça e as famosas mantas, haverá ainda as tapeçaria afamadas no mundo inteiro.

Mas aprendemos com os espanhóis a saber usar o que também é nosso a Península, e assim a amior copa de plátano da Península é nossa! Assim tomássemos tudo tão a peito! E Portalegre e arredores tem tanto para explorar!

Plátano com a maior copa da Península Ibérica
vai ser alvo de conservação e manutenção



O plátano que, há 170 anos, o botânico José Maria Grande mandou plantar no rossio de Portalegre vai ser alvo, quarta e quinta-feira, de trabalhos de manutenção, substituição e pintura de suportes e tratamentos fitossanitários.
Segundo anunciou hoje a Câmara Municipal de Portalegre, a intervenção naquela árvore emblemática, que assinala este ano 170 anos de existência, vai ser efectuada pelo Serviços de Arboricultura da Fundação Serralves.

“Desafiando a passagem do tempo, a árvore cresceu e desenvolveu-se, sendo necessários suportes para os seus largos ramos.
Contudo, esses mesmos suportes estão a atrofiar o seu crescimento e o Serviço de Arboricultura da Fundação Serralves tratará de os substituir e pintar, permitindo, assim, o seu crescimento saudável”, revela o município.
Considerado de interesse público, o plátano do rossio de Portalegre, no Jardim do Tarro (ou Jardim da Avenida da Liberdade), apresenta uma copa com cerca de 34 metros de diâmetro médio, sendo a “maior da Península Ibérica”, segundo o município.

“Aproveitando a celebração do Dia Mundial do Ambiente, esta árvore emblemática da história de Portalegre e de Portugal será sujeita a uma operação de manutenção, de forma a manter-se viva por muitos mais anos”, realça.
Situado no “coração” da cidade alentejana, o plátano foi mandado plantar, em 1838, pelo botânico José Maria Grande e, sob a sua cerrada copa, muito episódios se têm passado ao longo dos tempos.
A árvore já abrigou feiras e negócios, conversas de ocasião, encontros de namorados, a primeira sede do Sport Clube Estrela e até reuniões políticas, “desafiando tudo e todos, vingando com o passar do tempo”, segundo o município.
O plátano do Rossio faz parte da história de Portalegre e é local de encontro de muitos amigos, que cresceram a vê-lo crescer”, sublinhou Ana Manteiga, vereadora com o Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Portalegre.
A árvore, que aproveitou uma linha de água que passa no local onde foi plantada para se desenvolver, tem grande parte do seu tronco soterrado (apenas cerca de 30 metros estão visíveis).
“Um dia a mão do homem decidiu condená-lo ‘à morte’, mas o povo portalegrense, orgulhoso deste ‘monumento’, revoltou-se e não permitiu que o plátano fosse deitado abaixo. Pelo contrário, tem sofrido operações de limpeza e manutenção”, acrescenta o município.




Jack Johnson faz campanha pela redução das emissões de CO2


JACK JOHNSON AJUDA A
REDUZIR EMISSÕES DE CO2

Por apenas mais 0,50€ por bilhete poderás compensar as emissões de carbono emitidas pelo teu carro na viagem para o concerto do Jack Johnson e reduzir a tua pegada ambiental!
Compra já o teu bilhete e ajuda-nos a minimizar as alterações climatéricas provocadas pela emissão de gases poluentes.
O valor das doações será utilizado para comprar fogões e fornos solares destinados a comunidades africanas (cada fogão ou forno poupa cerca de 3,4 toneladas de dióxido de carbono por ano, reduzindo a necessidade de queimar madeira e lixo) e evitar a desflorestação, permitindo assim a protecção de grandes áreas verdes.
As principais causas das alterações climatéricas são a utilização de combustíveis fósseis (gasolina, gasóleo e carvão) e a desflorestação.
Sobre a estratégia de Jack Johnson para a compensação de carbono: A tournée de Jack Johnson compensará as emissões de CO2 através da contribuição de 65% do valor angariado para o apoio a projectos de energias renováveis (energia eólica e solar), sendo os restantes 35% aplicados em programas de prevenção à desflorestação.
O bom surfista, Jack Johnson, apresenta um dia de música no Pavilhão Atlântico, dia 26 de Junho, acompanhado dos amigos G. Love & Special Sauce e Mason Jennings.
26 DE JUNHO (PAVILHÃO ATLÂNTICO)

Com apenas 32 anos, Jack Johnson já foi surfista profissional, compositor de bandas-sonoras, realizador de cinema e primeiro lugar dos tops de vendas americano, inglês e australiano, entre outros.
Aos 33 vai actuar no Pavilhão Atlântico, dia 26 de Junho, na companhia de G. Love & Special Sauce e Mason Jennings – há vidas assim!
Quando em 1999, Jack Johnson editou “Brushfire Fairytales” estava longe de imaginar o estrondoso sucesso mundial em que se viria a tornar.
Apenas dois anos depois, o surfista havaiano editou “On and On” e chegou ao terceiro lugar do top americano.
A explosão definitiva deu-se com “In Between” de 2005, lançado pela Brushfire Records (editora que entretanto criou), o disco atingiu o primeiro lugar do top inglês e americano, consagrando definitivamente Jack Johnson à escala global.
Para Fevereiro de 2008 está prevista a edição do quarto álbum de originais, “Sleep Through the Static”, do qual foi extraído o single “If I Had Eyes” que estreia hoje nas rádios de todo o mundo.
Para ajudar à festa, os convidados especiais do concerto, de dia 26 de Junho no Pavilhão Atlântico, são de luxo: G. Love & Special Sauce e Mason Jennings.
Os primeiros, G. Love & Special Sauce, são um trio norte-americano de culto, que lançou as bases para o que se viria a designar como Surf Music. G. Love foi um dos principais responsáveis pelo sucesso de Jack Johnson, ao ter convidado o, então desconhecido, músico havaiano para participar no seu álbum de 1999, “Philadelphonic”.
Mason Jennings chega de Minnesota e traz-nos uma pop-folk com alto sentido melódico. Senhor de uma assinalável carreira, editou no ano passado “Boneclouds”, disco que foi produzido por Noah Georgeson (conhecido pelo trabalho com Joanna Newsom e Devendra Banhart).

Em Braga S.João saíu à rua mais cedo!







S. JOÃO PARA SER VISITADO NO BRAGA PARQUE


Uma imagem de S. João com cerca de três metros de altura está em exposição no Braga Parque até ao finaldo mês.
Trata-se de uma imagem do padroeiro da cidade, que foi totalmente restaurada pelo artesão bracarense Luís Neto, que a apresenta pela primeira vez ao público aqui.

Associamo-nos assim às Festas da Cidade e cumprindo a tradição acolhemos mais uma obra de Luís Neto que em anos anteriores apresentou junto à escadaria central magníficas cascatas de S. João, que mereceram os mais rasgados elogios do nosso público.

Soundtribes selecciona banda para actuar no Optimus Alive!08



BANDA VENCEDORA DO SOUNDTRIBES
ACTUA NO OPTIMUS ALIVE!08

O SoundTribes, site internacional de descoberta de novos talentos musicais, está a realizar um concurso para seleccionar a melhor nova banda mundial, que terá como prémio actuar no Optimus Alive!08.
A banda vencedora terá honras de abertura do Metro On Stage no dia 10 de Julho, na companhia de grandes nomes da música como Rage Against The Machine, Cansei de Ser Sexy ou The Hives.

Ganhe convites para a antestreia

O Centro Nacional de Cultura e o Hardmusica.com têm o prazer de oferecer convites duplos para a antestreia do filme

Dia:23 de Junho (Segunda) .
Hora: 21h45
Local: Cinema Londres

Ano: 2007
Duração: 97 min.
Género: Drama/Romance/Thriller
Realização: Gillian Armstrong (Óscar e Lucinda; Mulherzinhas)
Elenco: Catherine Zeta-Jones (Sem Reserva; Terminal de Aeroporto; Chicago) Guy Pearce (O Conde de Monte Cristo; Memento; L.A. Confidential) Timothy Spall (Sweeney Todd; Harry Potter) Saoirse Ronan (Expiação)


Sinopse:
Em 1926, Harry Houdini - mágico e escapista - é o maior artista do mundo e o público reúne-se para assistir avidamente às suas proezas.
Determinado em desmascarar falsos videntes e charlatães, Houdini propõe oferecer dez mil dólares a quem conseguir comunicar com a sua defunta mãe.
Quando Mary, uma misteriosa e deslumbrante impostora (Catherine Zeta-Jones) aceita o desafio, Houdini não tem dúvidas que se trata de burla.Mas à medida que o mágico vai convivendo com Mary, vai sucumbindo ao seu charme, acabando refém dos seus próprios sentimentos.
Conseguirá o maior escapista do mundo libertar-se da força do amor?
Este será o desafio mais arriscado da sua carreira.

Com argumento de Tony Grisoni (Neste Mundo) e Brian Ward (A Intérprete), Gillian Armstrong (Mulherzinhas) realiza com grande sensibilidade este filme sobre o mítico Harry Houdini, com Guy Pearce no papel do mágico e a sensual Catherine Zeta-Jones no papel de uma falsa vidente.


Participe e habilite-se a um convite duplo respondendo acertadamente à pergunta deste passatempo:
Qual o verdadeiro nome de Harry Houdini ?
a) Aleister Crowley
b) Eliphas Levi
c) Ehrich Weiss

Na sua resposta, indique-nos:
Nome :
B.I. n.º :
E-mail :
Telefone :

Estreia hoje a terceira temporada de Friends


SONY ENTERTAINMENT TELEVISION ESTREIA
A TERCEIRA TEMPORADA DE FRIENDS


Quinta-feira 19 de Junho às 21h00 chega-nos a terceira temporada de Friends.

Novas aventuras dos seis amigos de Nova Iorque para desfrutar de segunda a sexta às 21h00.

FRIENDS
Friends
, uma série de comédia, conta as peripécias de um grupo de amigos, solteiros e todos na casa dos vinte e tal anos, que se debatem com os amores, as carreiras, os sonhos e as desilusões típicas desta altura da vida em que tudo parece possível de acontecer e alcançar.

Jennifer Aniston, Courtney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer são os protagonistas desta série que fala dos amores, de sexo, das carreiras de um grupo de amigos que vive em Nova Iorque.

Aos vinte e poucos anos tudo é possível, os sonhos são muitos e as expectativas são altas.

Friends aborda muitas vezes a busca incessante pelo compromisso, pela estabilidade e pela segurança… mas também do medo do compromisso, da estabilidade e da segurança.

Mas Friends é sobretudo uma série sobre a amizade, já que quando se é jovem e solteiro muitas vezes os amigos são uma segunda família.
Este divertido grupo de amigos vai descobrindo que à medida que procuram a felicidade vão surgindo pelo caminho mais perguntas que respostas.

E enquanto decidem quem querem ser “quando forem grandes”, vão-se apoiando uns nos outros em todos os altos e baixos que enfrentam antes de se tornarem verdadeiros adultos.

Estreia: Quinta 19 de Junho às 21h00
Emissão: Segunda a Sexta às 21h00
Intérpretes: Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry, David Schwimmer

Maria Rita de novo em Portugal


MARIA RITA NOS COLISEUS EM JUNHO

A diva da Música Popular Brasileira, Maria Rita, apresenta o novo álbum, “Samba Meu”, nos Coliseus de Lisboa, 24 e 25 de Junho, e Porto, 27 de Junho.
A história de Maria Rita será sempre marcada pela filiação, não fosse ela filha de Elis Regina e César Camargo, mas com três excelentes álbuns editados, a cantora brasileira é já dona de uma carreira que vale por si.
Em 2003, com 24 anos, edita o primeiro álbum, homónimo, que lhe valeu um imediato reconhecimento do público e da crítica especializada.
O disco vendeu mais de 500 mil unidades e valeu-lhe a conquista de três Grammys Latinos.
Dois anos decorreram até à edição do novo disco, “Segundo”, que a tornou numa estrela internacional – tendo alcançado vendas superiores a 700 mil cópias.
O terceiro álbum, “Samba Meu”, editado no ano passado, leva Maria Rita numa nova direcção – o Samba!
Composto por músicas tradicionais e algumas composições novas, o disco demonstra uma forma muito própria de ver e interpretar o Samba.

Nova temporada de Frasier estreia hoje!



FRASIER E DOIS HOMENS E MEIO

TERCEIRAS TEMPORADAS

NO SONY ENTERTAINMENT TELEVISION


De segunda a sexta a partir das 20h05 o bom humor impera no Sony Entertainment Television.
Na próxima quinta-feira dia 19 de Junho às 20h05 chegam as terceiras temporadas de Frasier e Dois Homens e Meio.

FRASIER
Para recomeçar a vida depois de um divórcio, o psiquiatra Frasier Crane (Kelsey Grammer) volta a Seattle, a sua terra natal, para dar voz a um programa de rádio.

Este regresso volta a juntá-lo ao irmão Niles (David Hyde Pierce), também ele psiquiatra, e ao pai Martin (John Mahoney), viúvo e polícia reformado por invalidez, depois de ter sido atingido por um tiro em serviço.
Preocupado com o bem-estar do pai, Frasier convida-o para vir morar com ele.

Com ele vem também o cão Eddie e Daphne Moon (Jane Leeves), a fisioterapeuta.

Muito rapidamente Frasier e Martin vão perceber que não é fácil voltarem a viver juntos… e Frasier vai desejar ter um psiquiatra só para ele para lidar com a situação!
No trabalho, Frasier não tem uma vida mais facilitada.

O psiquiatra apresenta um programa de rádio onde recebe chamadas e aconselha pessoas.

Para lhe dificultar a vida tem Roz (Peri Gilpin), a sua assistente, que filtra as chamadas e que o pressiona para dar conselhos rápidos, ao contrário das quase palestras que Frasier gosta de dar.

Roz abre uma excepção quando Martin liga para a rádio, fingindo ser um qualquer ouvinte e se queixa em directo que tem problemas de comunicação com o filho.

É então que Frasier e Martin percebem que necessitam de ser mais compreensivos um com o outro para que esta nova experiência de vida resulte.
Frasier, com um total de 11 temporadas, teve 191 nomeações em diversas cerimónias de prémios de televisão, tendo ganho 3 Golden Globes e 37 Emmy Awards ao longo de toda a série, sendo aquela que mais Emmy Awards recebeu até hoje.


Estreia: Quinta 19 de Junho às 20h05
Emissão: Segunda a Sexta às 20h05
Intérpretes: Kelsey Grammer, David Hyde Pierce, John Mahoney, Jane Leeves, Peri Gilpin