sexta-feira, 4 de julho de 2008

Teatro Grego encerra MIMARTE 2008




“As Bacantes” e “As Vespas” CLÁSSICOS ENCERRAM “MIMARTE 2008”
5 e 6 Julho > 21h45 > Museu D. Diogo de Sousa

“As Bacantes”, de Eurípides, e “As Vespas”, de Aristófanes, são os dois dignos representantes clássicos que sábado e domingo (5 e 6, 21h45) se apresentam no átrio do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, assim transformado em cenário das duas últimas sessões do “Mimarte 2008 – Festival de Teatro de Braga”.



Representada pelo Grupo Acutema, de Málaga (Espanha), “As Bacantes” aborda o culto dionisíaco e a introdução dos respectivos ritos na Grécia Antiga.

Última tragédia de Eurípides ainda em estado de conservação, narra a chegada de Dionísio a Tebas, cidade onde pretende introduzir o seu culto e onde encontra a oposição do rei Penteu, defensor das tradições antigas.

Deixando-se prender pelo seu opositor, Dionísio escapa de forma prodigiosa e, disfarçado de mulher, atrai o rei para uma intriga que culmina na sua decapitação.

Com encenação e adaptação de Andreu, esta interpretação de “As Bacantes”, que compõem a programação do nono dia do Festival de Teatro de Braga, resultou de um projecto conjunto da Escola Superior de Arte Dramática de Málaga e da Associação Cultural de Teatro Grego e Romano daquela cidade andaluza.

Pano de cena do “Mimarte” desce sobre “As Vespas”

Palco da última apresentação do “Mimarte 2008”, o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa recebe então no domingo (6, 21h45) a interpretação de “As Vespas”, pelo “Grupo Thíasos”, do Instituto de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Da autoria de Aristófanes, “As Vespas”, na circunstância encenada por Carlos Jesus, foi apresentada pela primeira vez em 422 a.C., em plena guerra de Peloponeso, por um reconhecido comediógrafo do contexto cultural ateniense e é habitualmente interpretada como uma reacção estilística à não atribuição de mérito à sua comédia anterior, intitulada “As Nuvens”.

Procurando satirizar em palco o mau funcionamento das instituições democráticas, designadamente dos tribunais atenienses, Aristófanes recria em cena um tribunal doméstico onde o arguido e acusado são representados por dois cães – analogias aos dois poderes políticos de destaque na época – e onde, com o decorrer da acção, se vai tornando mais evidente a corrupção que domina as instituições jurídicas do tempo.

Resultado directo de várias experiências de representação desenvolvidas no seio do Instituto de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, foi em 1998 que a Associação Cultural Thíasos se institucionalizou como grupo.

Com uma vasta experiência na representação de tragédias clássicas, foi com “Os Heraclidas”, de Eurípides, que o “Grupo Thíasos” se estreou, em 2001, no Mimarte.

Em 2003 apresentou também no Museu D. Diogo de Sousa a obra “Anfitrião”, de Plauto, e em 2004, no mesmo local, representou “As Traquínias”, de Sófocles, para no ano seguinte mostrar mais uma interpretação da célebre comédia de Aristófanes “As Mulheres no Parlamento”.

As suas mais recentes participações no “Mimarte” concretizaram-se em 2006, com “As Suplicantes”, e em 2007, com “Hécuba”, tragédias anti-bélicas do mais humanista de todos os tragediógrafos gregos, Eurípides.

" Crónicas Portuguesas no Museu da Imagem em Braga



“Crónicas Portuguesas” é o tema para a exposição de fotografia que o Museu da Imagem, em Braga, inaugura amanhã (sábado, 5 de Julho, 18h00).

Trata-se do trabalho de um prestigiado fotógrafo, Georges Dussaud, que visita o nosso país há cerca de 20 anos e cujo trabalho constitui um precioso testemunho sobre a gente e cultura portuguesas.

A mostra, que vai manter-se patente ao público até 30 de Agosto, é introduzida por Christine Dussaud, que assina o texto-suporte, espécie de roteiro de uma das viagens em que acompanhou o fotógrafo: «acompanhei – não me limitei a seguir – o meu marido, partilhei todos esses belos encontros que se fazem em viagem e fiquei maravilhada com a beleza desta“faixa de terra orlada de mar”», diz, citando Miguel Torga.

Aliás, é a literatura universal que serve de inspiração ao escrito da esposa Dussaud, como que citando em letras o que a objectiva do marido vai captando, assim perpassando o «reino maravilhoso» de Torga ou «o jardim de Portugal» que é o Minho, onde – diz – identifica o que escreveu Victor Hugo: «a natureza conhece o grande segredo e sorri».

GEORGES DUSSAUD

Georges Dussaud nasceu em Março de 1934, em Brou, França. Vive e trabalha em Châteaugiron, na Bretanha.
Desde 1975 que realiza regulamente reportagens em Portugal, Grécia, Irlanda, Índia e Cuba.
Em 1986 entrou para a agência RAPHO (Paris).
Em 1989 é finalista do conceituado prémio W: Eugene Smith, em Nova Iorque.
Em 1990 recebe uma encomenda do Ministério da Agricultura francês para desenvolver o projecto “Europa Rural”, tendo escolhido o nosso país para realizar as suas imagens.
Desde 2001 que é representado pela galeria “Esther Woerdehoff“, em Paris.
O seu trabalho, de profundo cunho humanista, tem sido exposto em todo o mundo e também muito publicado.
Desde 1978 que realiza regularmente exposições, um pouco por todo o mundo, e está representado em numerosas colecções institucionais e particulares.

Festas do Colete Encarnado

Dado que não foram criadas, pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, as condições necessárias para o desempenho do seu trabalho, o hardmusica.com não deu cobertura ao evento "Missa Rociera", que se realizou esta tarde na Igreja Matriz daquela cidade.

People+Arts apresenta agora Casamentos de Sonho!



PEOPLE+ARTS PREPARA O ENLACE PERFEITO EM
“CASAMENTOS DE SONHO”

Programa estilo “reality show”, produzido em Itália, que mostra uma nova profissão: especialistas em organizar casamentos
Como organizar o casamento perfeito? Aquele que é considerado o dia mais importante da nossa vida não pode ficar entregue ao improviso.

Em Itália copiou-se a moda norte-americana de contar com um assessor de cerimónias, um especialista em organizar casamentos, que supervisiona e se encarrega de todos os detalhes. Uma nova profissão inspirada no filme “O casamento dos meus sonhos” (“The Wedding Planner”), protagonizado por Jennifer López.
Dedicada a essa temática, chega ao People+Arts a produção italiana com o título “Casamentos de Sonho”, um “reality” muito divertido, que revela em cada episódio como organizar o “casamento perfeito”.

Exibição aos sábados e domingos, às 18h00.

O encarregado da organização do casamento é responsável de que nada falhe.
Em Itália há já várias empresas dedicadas a este serviço e muitos casais contam com um destes especialistas responsáveis pelo convite, eleição do lugar da cerimónia, o banquete, os trajes dos noivos e padrinhos, os arranjos florais ou o destino da lua-de-mel.

Tudo se prevê e desenha ao milímetro para que seja realmente um dia inesquecível.
Tendo como protagonista um destes organizadores italianos, o programa acompanha a actividade desse profissional em cada um dos casamentos que deve organizar.

Os caprichos das noivas, as preocupações das mães, os trajes, etc., fazem parte dos habituais “problemas” que tem de enfrentar.
Elegantes e sofisticados, os nossos especialistas em casamentos irão procurar soluções para tudo: investigam as melhores localizações, visitam alguns dos melhores costureiros do país e encarregam-se de detalhes vitais como a ordem em que se devem sentar os convidados, tanto na cerimónia como no banquete.
Cada episódio é dedicado a uma cerimónia diferente e à sua planificação do princípio ao fim.

O programa acompanha a actividade do organizador protagonista, mas também introduz declarações e testemunhos dos noivos e convidados, que transmitem as suas impressões diante da câmara.

A série mostra algumas das localidades mais belas de Itália, onde veremos aquilo que os italianos de hoje estão dispostos a fazer para que o seu casamento seja especial.
Tudo isso sem perder de vista que os casamentos se converteram num dos grandes negócios dos nossos dias, uma indústria que move um orçamento de dez mil milhões de euros por ano, algo como cerca de 25.000 euros por cerimónia.

Festival Estoril Jazz começa hoje



ESTORIL JAZZ COMEÇA HOJE!

Considerada hoje uma das mais importantes big bands da cena do jazz norte-americano e mundial, a Vanguard Jazz Orchestra é a herdeira actual de grande orquestra de Thad Jones-Mell Lewis criada em 1966 como banda residente do famoso clube Village Vanguard de Nova Iorque, onde actuava (e ainda actua) todas segundas-feiras.

Foi de facto naquele ano que o trompetista Thad Jones e o baterista Mel Lewis – tendo abandonado a sua colaboração, respectivamente, nas orquestras de Count Basie e Woody Herman – constituíram esta big band, um pouco na tradição e na continuidade das modelares grandes orquestras dos anos de 1940 e 1950, então incomparavelmente mais difíceis de manter em actividade regular.

Fazendo evoluir essa tradição no sentido de outro tipo de escrita e de arranjos instrumentais, o seu repertório é hoje constituído por originais clássicos de Thad Jones ou Bob Brookmeyer e ainda de outros músicos que se mantêm ou passaram pelas estantes da orquestra, como entre outros Slide Hampton ou Jim McNeely, sabendo sempre conciliar a grande sofisticação tímbrica com o forte impacto sonoro próprio.

Hoje à noite GNR + GNR em Coimbra

Hoje às 22h00
GNR + GNR
Estádio Cidade de Coimbra

FORDOC ruma a Seia com a tournée Publi... Cinema – The Hire

Publi... Cinema – The Hire
5 de Julho às 21H45
Casa Municipal da Cultura de Seia


A tournée do Festival Publi… Cinema – The Hire, promovida pela Associação Nacional de Jovens Formadores e Docentes (FORDOC), continua na estrada. Desta vez a próxima paragem é na cidade de Seia.

Com a assinatura da Associação Nacional de Jovens Formadores e Docentes (FORDOC), que tem sido nos últimos anos a entidade organizadora dos maiores eventos publicitários realizados nosso país, o PUBLI… CINEMA – THE HIRE é um projecto que conta com a passagem integral das 8 curtas-metragens da estratégia “BMW film séries”. O evento, com apresentação conjunta de Paulo Antunes e Pedro Motta da Silva (que dividem os seus comentários entre a publicidade e o cinema), teve a sua estreia, em formato workshop, no Auditório FNAC de Coimbra e chega agora a grandes espaços de apresentações públicas.

Bilhetes Normal 2,5 €uros Com Cartão Municipal 1,25 €uros
Informações
Casa Municipal da Cultura de Seia

Telf. 238 310 249 Fax 238 310 236 Telm 964862521 site: www.casadaculturadeseia.com

Actividade de Divulgação do Exército no Terreiro do Paço



Actividade de Divulgação do Exército Português
no Terreiro do Paço
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, e o Chefe de Estado-Maior do Exército, General José Luís Pinto Ramalho, participarão no dia 5 de Julho, pelas 18h00, no Terreiro do Paço, na actividade de divulgação do Exército, a decorrer no sábado e no domingo, entre as 10h30 e as 20h00, com o objectivo de promover e divulgar junto dos jovens e população em geral a prestação de serviço no Exército.
Do vasto programa de actividades, destacam-se a Exposição de Capacidades e Meios do Exército, os baptismos equestres, as demonstrações da Secção Cinotécnica, a apresentação da Classe Especial de Ginástica e os concertos da Orquestra Ligeira e da Banda Sinfónica do Exército.










" O Espião sou eu" hoje no AXN



O ESPIÃO SOU EU

Nesta aventura cómica baseada numa série de televisão dos anos 60, o agente especial Alex Scott (Owen Wilson) e o campeão de pesos médios Kelly Robinson (Eddie Murphy) têm que unir esforços, ainda que de forma muito relutante, e são destacados para uma missão perigosa para recuperar o “Switchblade”, um protótipo de avião-espião muito sofisticado.

Este caiu nas mãos do maléfico traficante Arnold Gundars (Malcolm McDowell), que planeia vendê-lo a um terrorista que tem acesso a armamento nuclear.

É pedido a Robinson que se infiltre no quartel-general de Gundar em Budapeste para participar num combate especialmente organizado para Gundar, um aficionado da modalidade. A nova amizade de Scott e Robinson é posta à prova quando supostamente têm que se tornar inimigos.
Os dois homens têm que correr contra o tempo para impedir que o “Switchblade” seja enviado numa missão fatal.

Estreia: Sábado 5 de Julho às 22h30
Realizador: Betty Thomas

Intérpretes: Owen Wilson, Eddie Murphy, Famke Janssen, Malcolm McDowell, Gary Colev

Go Fashion Party













na Vogue M.A.N.D.Y.













Be Aliure Festival na Paria do Tamariz













Tour "TERRA" chega a Coimbra no próximo sábado

Mariza
Tour "Terra"
5 de Julho às 21h30
Pateo das Escolas
Universidade de Coimbra



É já no próximo sábado, que as escadas da Via Latina da Universidade de Coimbra vão receber a tournée "Terra" que a fadista Mariza está a promover por diversos monumentos nacionais.
Bilhetes à venda na FNAC
Informações: www.mariza.com

Vila Franca assina protocolo com ACIDI !



Assinatura de Protocolo
com Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural


Sexta-feira, dia 4 de Julho, pelas 16.00 Horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Vila Franca de Xira.

É objecto deste Protocolo de Cooperação o reforço do parceria entre as duas entidades, no âmbito da existência dos Centros Locais de Apoio à Integração de Imigrantes, definindo-se a abertura de um novo CLAII no Concelho, a juntar aos quatro já em funcionamento, ao mesmo tempo que se reforçam as funções de atendimento, aconselhamento e apoio à integração de emigrantes em toda a Rede.

segunda temporada de Todos gostam de Raymond



SONY ENTERTAINMENT TELEVISION ESTREIA
A SEGUNDA TEMPORADA DE TODOS GOSTAM DO RAYMOND


A segunda temporada de Todos Gostam do Raymond tem estreia marcada no Sony Entertainment Television na próxima sexta-feira 4 de Julho às 22h20.

Todos Gostam do Raymond faz parte da Noite de Comédia, às sextas.


O actor de “stand-up” Ray Romano é o protagonista de Todos Gostam do Raymond, uma série que retrata a vida do “chefe” de uma família dos anos 90 numa casa dominada pelo caos – os três filhos, a mulher, mais os pais e o irmão que apesar de viverem do outro lado da rua insistem em não os deixar em paz.


Raymond Barone é um jornalista desportivo com uma família adorável – a mulher Debra (Patricia Heaton), a filha de 5 anos Ally (Madylin Sweeten) e os gémeos de 20 meses Michael e Geoffrey (Sullivan e Sawyer Sweeten).

Estas são as boas notícias. As más? Os pais e o irmão de Raymond. Eles vivem do outro lado da rua e são apologistas da velha frase “a tua casa é a minha casa”, arranjando sempre maneira de não saírem da casa do filho e da nora.
O pai, Frank (Peter Boyle), obteve o código do atendedor de chamadas de Raymond e gosta de ouvir as mensagens privadas do filho.

A mãe, Marie (Doris Roberts), tem o péssimo hábito de “bisbilhotar” as gavetas dos armários do casal e dar palpites acerca das contas da família.

Já o irmão, Robert (Brad Garrett), um polícia solteirão de 40 anos e ainda a viver em casa dos pais, aparece por arrasto, apesar de sempre ter pensado que os pais preferiam o irmão. Compreensivelmente, Debra gostaria de minimizar a exposição das crianças à restante família e desfrutar de algum tempo de qualidade apenas na companhia do marido e na casa que sempre julgou só sua.


Estreia: Sexta 4 de Julho às 22h20 (episódio duplo)
Emissão: Sextas às 22h20 (episódio duplo)
Intérpretes: Ray Romano, Patricia Heaton, Doris Roberts, Peter Boyle, Brad Garrett