sexta-feira, 25 de julho de 2008

Evocação na Câmara de Lisboa da primeira vereação republcana



Centenário da Eleição da Primeira Vereação Republicana em Lisboa (1908-2008)


Teve hoje lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a apresentação do programa comemorativo e lançamento da vinheta comemorativa do Centenário da Eleição da Primeira Vereação Republicana em Lisboa (1908-2008).

A programação para esta comemoração, que incluirá, entre outras acções, exposições, colóquios com diversos painéis, publicações, ateliers, visitas guiadas e recriações históricas, tem como Comissário Científico o Professor António Reis (FCSH/UNL) e como Coordenador Geral do Projecto Álvaro Costa de Matos (Hemeroteca Municipal).

Na ocasião, foi lançada uma vinheta comemorativa do histórico acontecimento (um pormenor da obra do pintor Veloso Salgado, de 1913, na altura intitulada “A Cidade de Lisboa elege a sua primeira Vereação”, mas posteriormente conhecida por “O Sufrágio” e que, nos termos da deliberação camarária de 14 de Maio de 2008, será aposta no estacionário municipal ao longo do corrente ano, tendo sido produzida uma versão digital para ser incluída em toda a documentação electrónica (correio electrónico, modelos, etc.).

A pintura “O Sufrágio”, do espólio do Museu da Cidade, encontra-se em exposição no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A evocação deste acontecimento, tem como propósito valorizar o legado republicano da defesa de liberdade, igualdade, democracia participativa, cidadania, emancipação pela educação, inclusão social, descentralização e autonomia administrativa, permitirá tratar e divulgar os fundos patrimoniais dos equipamentos municipais culturais e enriquecer a oferta cultural da cidade, com uma programação de qualidade.

Atenção: qual é o menino que quer ser artista?

Entra no Mundo das Estrelas
O teu sonho poderá ser uma realidade!


De 18 de Julho a 17 de Agosto, as "Jovens Estrelas" do Odivelas Parque são convidadas a inscreverem-se com o objectivo de obterem um agenciamento por parte da L'Agence Kids para serem chamados para castings para possíveis trabalhos futuros na televisão, programas como a Floribela, Morangos com Açúcar e Chiquititas e outros trabalhos como modelos.
Ao se inscreverem, a Fotosport convida os participantes a fazerem uma sessão fotográfica com o objectivo de dar a possibilidade de adquirirem um book (álbuns digitais), fotos, telas e outros serviços das sessões fotográficas.
De todos os inscritos serão seleccionados 20 finalistas pela L'Agence Kids, 10 meninos e 10 meninas.

Destes 20 finalistas serão posteriomente seleccionados dois vencedores (também pela L'Agence Kids) um menino e uma menina.
Os 20 finalistas receberão um "Prémio Surpresa" da Fotosport e um "Diploma" de participação da L'Agence Kids, e os dois vencedores receberão cada um, uma Máquina Digital (oferta Fotosport), passando a ser agenciados pela L'Agence Kids.

Romântica FM nas Festas do Concelho de Loures











A Romântica FM promoveu a noite passada a 2ª Noite Romântica, no Parque da Cidade de Loures, inserida nas Festas do Concelho e com o apoio da Câmara Municipal de Loures.



Apresentada por Carlos Ribeiro, sempre apoiado por Dora Isabel, a 2ª Noite Romântica juntou alguns dos melhores artistas que passam na Romântica FM: AlémMar, Ana Malhoa, Anjos, Axel, Docemania, Emanuel, Leandro, Lucas & Mateus, Maxi, Mickael Carreira, Miguel & André, Romana, Santa Maria, Sónia Costa e Toy foram os artistas que protagonizaram uma noite repleta de sucessos transmitida em directo pela estação da Media Capital Rádios.

O público aderiu muito bem à chamada da rádio mais romântica do país e cerca de 40 mil pessoas desfrutaram de uma noite cheia de música e paixão!
Quem não conseguiu comparecer a este momento tem ainda oportunidade de ouvir as retransmissões nos dias 27 de Setembro, das 20h00 às 23h00 e 28 de Setembro, das 09h00 às 12h00, através das frequências 107.2 (Lisboa), 100.8 (Porto) e 97.5 (Coimbra); ou online em http://romantica.clix.pt.

Grande Entrevista vai de Férias


Grande Entrevista despede-se para férias

com o melhor resultado de sempre!


A Grande Entrevista de ontem a Gonçalo Amaral, conduzida por Judite de Sousa, foi a recordista de share, deste ano e do ano passado.

O programa registou 13,5 de rating e 36,2% de share.

Globalmente, a entrevista de ontem teve o segundo maior rating deste ano, apenas superada pela Grande Entrevista a Simone de Oliveira (13,6 de rating).

No top das mais vistas nos últimos anos, a entrevista a Gonçalo Amaral ficou no quarto lugar em termos de rating, mas obteve o maior share de todas.

No ranking global das audiências de televisão de ontem, a Grande Entrevista foi o terceiro programa mais visto do dia e liderou todo o tempo que esteve no ar.

O programa interrompe agora a emissão e volta em Setembro.


Festival Rock na Praia 08 continua



Festival Rock na Praia 08 na Fnac


Bed Noise actuam nas apresentações do cartaz RnP08 nas lojas Fnac
A organização vai fazer a apresentação do cartaz do Festival Rock naPraia 08 nas lojas Fnac do norte, actuam os portuenses Bed Noise,banda vencedora da última edição, que estão convidados juntamente com os OIOAI para a grande final dia 9 de Agosto na Praia de Apúlia, onde estarão a concurso os Blá blá blá (Esposende), FM (Cascais), FriedChicken and Gasoline (Leiria) e os Pop Magazine (Celorico de Basto).
A apresentação vai ficar a cargo de Ana Galvão (Antena 3) e a Luta Contra a Sida é a causa que abraçamos nesta edição.
A entrada, como é da própria filosofia do festival, é livre a todos que gostem de rock,de boa música ou simplesmente procurem uma noite diferente e com bom ambiente.
Ao contrário de outras iniciativas do género, não há um qualquer interesse económico, o que é feito, é feito por amor à música.
Fnac Sta Catarina - Domingo - 27 - 17h
Fnac Norteshopping - Terça-feira - 29 - 22h
Fnac Braga - Quinta-feira - 31 - 22h

O Fado está de Luto!


MORREU FERNANDA BATISTA



Fernanda Baptista, criadora de êxitos como «Fado da carta», faleceu hoje ao princípio da madrugada, no hospital de Cascais, onde se encontrava internada, informou à Lusa um familiar.


Além do «Fado da carta» (João Nobre/Amadeu do Vale) a fadista criou vários outros êxitos e foi primeira figura de várias operetas e revistas, entre elas «Chuva de mulheres» e «Fonte luminosa».

A sua estreia na revista deu-se em 1945, em «Banhos de sol», a convite do compositor e maestro João Nobre, mas já anteriormente integrara o cartaz do Café Luso, a convite de Filipe Pinto, no início da década de 1940.

O êxito alcançado levou-a a deixar a profissão de costureira que exercia.

Ao longo de mais de 65 anos de carreira artística, a fadista e actriz actuou em cerca de 50 revistas e operetas, gravou centenas de discos e realizou várias digressões, tendo actuado nos Estados Unidos, Brasil, Argentina e Angola.

«Saudades de Júlia Mendes», «Fui ao baile», «Trapeiras de Lisboa», «Pedrinha da rua», «Fado toureiro» ou «Fado das sombras» foram alguns dos seus êxitos.

A sua última presença em palco foi no musical «Canção de Lisboa» de Filipe la Féria, em 2005.


Fernanda Baptista nasceu em 1920. Já aos dez anos de idade, a sua paixão pelo teatro era bem visível, a jovem Fernanda adorava mascarar-se e entrava já em peças infantis.

Tem a profissão de modista, que abandona, para se dedicar ao Fado.

Estreou no Café Luso, pela mão de Filipe Pinto, no início dos anos quarenta, onde logo teve um êxitto assinalável.

A sua estreia profissional no Teatro de Revista, ocorreu em 1945, na sequência de um convite do maestro João Nobre para participar na revista "Banhos de Sol", substituindo Leónia Mendes. Foi apenas a primeira de mais de trinta revistas em que participou.

Um dos seus maiores sucessos foi em 1969 na revista “Ena Pá Já Fala” com o fado Saudades da Júlia Mendes.

Teve no entanto outros grandes êxitos como o "O fado está-lhe nas veias", "Ai, ai, Lisboa", "Fado para esta noite", "Trapeiras de Lisboa", "Fui ao baile", "Fado das sombras", "Um fado para Stuart" e "Fado da carta", etc.

A sua gravação mais recente é de 1981, "Meus amigos, isto é fado", um êxito seu na revista "Dentadinhas na maçã" no Teatro Laura Alves, em Lisboa, em 1974.

Actuou também no Brasil, em Angola e na Argentina e, em 1968, viajou até aos Estados Unidos. Ao longo de 56 anos de palcos, Fernanda Baptista participou em mais de 45 espectáculos de revista e opereta.

Integou o elenco, do musical de Filipe la Feria "A Canção de Lisboa".

Em 2003 o Presidente da República condecorou-a com a Ordem de Mérito.



Fonzie em S.Martinho do Porto




FONZIE ao vivo hoje em
São Martinho do Porto!



Os Fonzie continuam na estrada a promover o seu mais recente trabalho, "Shout it out", do qual já foram retirados 3 singles: "Crashin' down", "Shout it out" e "Lost".

O próximo concerto é amanhã, dia 25 de Julho, em São Martinho do Porto no âmbito do II Festival Rock do Atlântico.
O concerto está marcado para as 21h e as entradas custam 5€.

" A Verdade da Mentira " segundo Gonçalo Amaral



" A VERDADE DA MENTIRA"

OU A MENTIRA DA VERDADE?


Perante uma sala cheia de jornalistas nacionais e internacionais Gonçalo Amaral disponibilizou-se a responder a algumas perguntas ( uma por cada orgão de comunicação social inscrito), embora condicionado por uma agenda sobrecarregada.

Para o ex-agente da Judiciária o livro que escreveu não é mais que a justificação perante a opinião pública do deu trabalho e do da sua equipa e da sua não aceitação pelos seus superiores.

A tese de Gonçalo Amaral ( Maddie morreu a 3 de Maio) é apresentada no seu livro com o conjunto de indícios que a comprovariam mas que o Ministério Público não aceitou como prova.

Para Gonçalo Amaral se outros fossem os ventos que soprassem na Procuradoria Geral da República outro teria sido o desfecho desta investigação incompleta segundo ele.

Por outro lado em nada o afectam as ameaças do casal Mac Cann realativamente ao conteúdo do livro." O 25 de Abril foi há muitos anos, vivo numa democracia, tenho direito à liberdade de expressão" disse quando confrontado com as " ameaças" do casal inglês.


O livro foi apresentado por Marques Vidal um ex-director da Polícia Judiciária que elogiou a coragem de Gonçalo Amaral e que para além de outros aspectos destacou a obra como esteticamente bem construída de uma literatura formal.


Gonçalo Amaral, agradecendo as palavras do orador que o antecedeu e a presença dos assistentes, acentuou que o livro não pretende ser um acto de vingança em relação a ninguém nem a nada mas tão sómente " um acto de liberdade e de respeito para com a vítima".


Resta-nos aguardar que se faça luz sobre este caso e que a pobre Madeleine, morta ou viva, possa enfim ser deixada em sossego