terça-feira, 5 de agosto de 2008

Experiência Polar- Veja onde!!!

Parque das Nações, entre dias 2 e 16 Agosto
Experiência polar no Festival dos Oceanos




O Polar Experience dá a conhecer os pólos Norte e Sul, entre os dias 2 e 16 Agosto, no Rossio dos Olivais, Parque das Nações, em Lisboa.


Trata-se de um espaço interactivo concebido para explicar estas regiões remotas e sensibilizar para a sua importância no equilíbrio do planeta.
Integrado na programação do Festival dos Oceanos, o espaço temático é composto por uma tenda com a forma de iglo, onde são recriados os vários ambientes gerados pelas formas puras e cores do gelo.


Desta forma, ao visitar a exposição fotográfica sobre os pólos, ou enquanto visualiza vídeos e experimenta as temperaturas extremas em salas climatizadas para o efeito, o visitante “viaja” para os territórios longínquos e gelados dos continentes Árctico e Antárctico.
Para sentir o ambiente inóspito das regiões polares, o visitante vai poder entrar em duas salas com neve real, construções em gelo, e os sons e imagens relacionadas com os pólos, depois de se equipar para o efeito numa antecâmara.
No iglo principal está patente uma exposição fotográfica, de autoria do fotógrafo e cientista polaco Piotr Angiel, que, entre 2005 e 2007, realizou duas expedições à Antárctica, enquanto geógrafo e membro do Grupo Científico de Verão na Estação Polaca naquela região gelada.


Para Setembro está programado um regresso àquele território, praticamente desconhecido pelo homem, para monitorização das colónias de pinguins que habitam as ilhas da região.
Além do trabalho fotográfico em exposição no Polar Experience, Piotr Angiel é um dos oradores presentes na Conferência Ano Internacional do Planeta Terra (UNESCO), que tem lugar no dia 11, no Oceanário.

A viagem termina com a exibição de documentários, que transportam os espectadores para um espaço sem fronteiras, um dos últimos redutos intocáveis do planeta, onde o passado e o futuro se encontram e cuja preservação depende o equilíbrio.



O Polar Experience é um dos eventos do Festival dos Oceanos que alerta para a urgência em preservar e respeitar a biodiversidade, de forma a manter o equilíbrio da vida na Terra.

As exposições da National Geographic, dedicadas aos ecossistemas marinhos e aos vulcões, e a conferência sobre o Ano Internacional do Planeta Terra, decretado pela UNESCO, inserem-se, igualmente, no âmbito de consciencialização ambiental do festival.


A programação do Festival dos Oceanos engloba, ainda, teatro, concertos, entretenimento, visitas a museus e desporto, com perto de duas dezenas de eventos que, até ao dia 16 de Agosto, vão encher de animação a cidade de Lisboa.

Esta é mais uma iniciativa do Turismo de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal e do Casino Lisboa, a que este ano se associa a Parque Expo para as comemorações dos dez anos da EXPO’98.

Polar Experience:
Datas: 2 a 16 de Agosto
Local: Rossio dos Olivais, entre o Pavilhão de Portugal e o Pavilhão Atlântico, no Parque das Nações
Horário: entre as 10 horas e as 19 horas
Entrada Gratuita

Mais uma platina para o homem dos óculos escuros!!


PEDRO ABRUNHOSA & BANDEMÓNIO
"LUZ" é Disco de Platina


O disco “Luz” de Pedro Abrunhosa & Bandemónio é Platina, por vendas superiores a 20.000 unidades.
Editado o ano passado, «Luz» atingiu o primeiro lugar do top nacional de vendas logo na primeira semana em que chegou ao mercado, mantendo-se ainda no Top 40 da AFP (semana 29/2008).
Deste álbum já foram retirados quatro singles: “Quem Me Leva os Meus Fantasmas”, “Pontes Entre Nós”, “Ilumina-me” e “A Dor Do Dinheiro”.
O videoclip do tema de estreia “Quem Me Leva os Meus Fantasmas” foi inteiramente protagonizado por sem-abrigo da cidade do Porto e “Tenho Uma Arma” foi registado ao vivo num concerto perante milhares de fãs da banda.
De notar ainda o mediatismo e o apreço do público em cada apresentação de “Balada de Gisberta”, inspirada na história do transexual morto no Porto em 2006.
Quatro é também o número de edições que este disco conhece: uma primeira edição (limitada) de luxo com um livro de 64 páginas; uma edição standard; uma edição especial que inclui o dueto de “Pontes Entre Nós” com Joana Morais, gravado no BOOM Studios; e uma edição económica em slidepack lançada há poucas semanas.
Com “Luz”, Pedro Abrunhosa & Bandemónio assumiram as preocupações ambientais na sua actividade, tornando-se a primeira banda a editar um disco "eco" em Portugal.
Pedro Abrunhosa tornou-se, ele próprio, embaixador da EDP para a eficiência energética, conceito que o acompanha na actual Digressão “Luz”.
Internacionalmente, a interpretação de Pedro Abrunhosa do tema “Se Eu Fosse Um Dia o Teu Olhar”, escrita pelo próprio, será a música tema de um dos principais casais amorosos da próxima telenovela da SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), a estrear em breve no Brasil.
Com o título “Revelação”, os protagonistas desta novela são Tainá Müller, Sérgio Abreu e Daniel Alvim que já gravaram os primeiros episódios em Portugal, Madrid e noutras cidades europeias e do Brasil.
Os actores portugueses Joana Solnado e Diogo Morgado terão participações especiais nesta produção brasileira.
A confirmar o bom período que Pedro Abrunhosa & Bandemónio atravessam, prossegue a digressão LUZ 20072009 com espectáculos em:

Santiago do Cacém 25 de Julho
Cantanhede 1 de Agosto
Machico - Madeira 6 de Agosto
Figueira de Castelo 16 de Agosto
Bragança 18 de Agosto
Cascais 22 de Agosto
Esposende 23 de Agosto
Lagoa - Fatacil 28 de Agosto
Sobral de Monte Agraço 19 de Setembro.

Festa do Cinema Francês



Festa do Cinema Francês2 de Outubro a 2 de Novembro 2008
9ª Edição
Nove salas em Lisboa, Almada, Coimbra, Porto e Faro acolhem a 9ª Festa do Cinema Francês que ganha este ano uma nova amplitude com mais duas secções – “Paris-Lisboa” – e – “Cannes em Portugal” – um Prémio do público, um cine-concerto, encontros e debates.
São 45 longas-metragens e uma grande diversidade de géneros. 36 nunca foram estreados em Portugal.
Muitos desses filmes estiveram presentes no Festival de Cannes e/ou em vários outros festivais internacionais.
Nesta edição podem marcar presença os mais recentes filmes de realizadores já consagrados ou em franca ascensão, mas também primeiros filmes de jovens realizadores.
Em Lisboa, a inauguração terá lugar no dia 2 de Outubro no Cinema São Jorge que, para além da Secção Principal que termina a 12 de Outubro, acolhe também a Secção de “Cannes em Portugal” (4 a 12 de Outubro).
Ainda em Lisboa, a Cinemateca Portuguesa e o Instituto Franco-Português recebem a Secção “Paris-Lisboa” de 6 a 10 de Outubro.
Em Almada, a Festa assenta arraiais de 8 a 12 de Outubro no Auditório Fernando Lopes Graça do Fórum Romeu Correia.
Coimbra albergará a Festa do Cinema Francês de 13 a 18 de Outubro no Teatro Académico Gil Vicente.
O Porto, para além da secção principal, irá também receber a secção “Cannes em Lisboa”.
A inauguração da Festa será na Fundação de Serralves a 21 de Outubro.
A restante programação será apresentada nos Cinemas Cidade do Porto até ao dia 26.
Em Faro, a inauguração terá lugar no dia 28 de Outubro no Teatro Municipal passando depois para os Cinemas SBC até ao dia 2 de Novembro.
A programação e a constituição da delegação artística (actrizes, actores, realizadores, etc.) que virá a Portugal para a apresentação dos respectivos filmes, serão anunciadas em conferência de imprensa a realizar dia 15 de Setembro no Instituto Franco-Português.
Lembramos que até à data, a Festa do Cinema Francês teve o prazer de receber, entre outros: Costa-Gavras, Melvil Poupaud, Jean-Pierre Daroussin, Isabelle Adjani, Sergi Lopez, Sophie Marceau, Arnaud Desplechin, Éric-Emmanuel Schmitt, Benoît Jacquot, Catherine Breillat, Denis Podalydès, Jean-Marc Barr, Jocelyne Saab, Richard Anconina, Anne Parrillaud, Andrzej Zulawski, Christophe Honoré e Louis Garrel.
Mais uma vez se associam à Festa do Cinema Francês as Câmaras Municipais de Lisboa, Almada, Porto, Coimbra e Faro, a Fondation Groupama Gan pour le Cinéma, a EGEAC, e a Cinemateca Portuguesa. Os distribuidores portugueses são, como habitualmente, parceiros fundamentais da Festa do Cinema Francês. Temos também o prazer de anunciar que, até ao momento, os nossos parceiros Media são a RTP, a TV5 MONDE, a France 24, o Diário de Notícias, a Antena 1 e a Rádio Europa Lisboa.


A PROGRAMAÇÃO DA FESTA DO CINEMA FRANCÊS
Secção Principal
O núcleo central da Festa do Cinema Francês apresenta este ano um total de 25 antestreias. Porque 2008 é o Ano europeu o Diálogo Intercultural, nesta secção, daremos uma maior atenção a co-produções com países de todos os continentes, cruzando olhares diversos.
Duas Novas Secções1 - Paris-Lisboa – Organizada com a Cinemateca Portuguesa, esta secção, que apenas se realizará em Lisboa, apresentará 10 filmes rodados nas cidades de Paris e de Lisboa.
Uma viagem através do tempo no coração das duas cidades.
Assinala-se assim o 10º Aniversário do Pacto de Amizade assinado entre as cidades de Paris e Lisboa.
Um cine-concerto abrirá esta secção, tendo a presença de uma delegação de Mairie de Paris, que este ano se associa ao nosso evento.
Cannes em Portugal –
Esta secção é uma homenagem à Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes.
Serão exibidos 10 filmes que passaram na Quinzena nestes últimos anos e que nunca foram estreados em Portugal.
Será apresentada em Lisboa e no Porto.
Prémio do Público
Uma outra novidade nesta 9ª edição é o Prémio do público, a ser oferecido pela TV5 MONDE.
A concurso, para este Prémio, estarão os filmes que ainda não tenham sido até então adquiridos pelos distribuidores portugueses.
O prémio consiste na ajuda à sua difusão em Portugal.

Júlio Iglesias encanta em Portimão


Um convidado especial na primeira fila...

JULIO IGLESIAS antigo guarda redes do Real Madrid, é um grande amante defutebol, e já afirmou publicamente que um dos seus maiores sonhos era veraquele que ele considera um dos melhores jogadores de futebol da actualidade, o CR7 do Manchester United (Cristiano Roanldo) vestir a camisola do Real Madrid. Em entrevista a um dos maiores matutinos de Portugal, o artista afirmou mesmo, que caso Cristiano Ronaldo integrasse a sua equipa do coração JULIO IGLESIAS cantaria completamente de graca para o menino de oiro. Parece que a admiração é reciproca, pois Cristiano Ronaldo mostrou interesse em assistir ao Concerto que se realiza no Estadio do Portimonense a fim de assistir com a familia ao espectaculo daquele que é considerado o maior cantor latino de todos os tempos.
O estádio vai estar cheio para aplaudir cantor e jogador esta noite.











Tony Carreira assina pela Farol


TONY CARREIRA ASSINA PELA FAROL MÚSICA


No ano em que comemora os 20 anos de canções, Tony Carreira, o campeão nacional de vendas, assina por uma nova editora.
Foi na passada Sexta-feira, que Tony Carreira firmou o seu novo contrato discográfico.
A Farol Música, editora do Grupo Media Capital, será a responsável pelo novo disco do artista líder de vendas em Portugal e por aqueles que se seguirão.
O novo disco de inéditos de Tony Carreira está previsto para o último trimestre de 2008 e o início das gravações está para breve.
Durante os vinte anos de carreira o artista acumulou feitos inéditos: 16 discos editados, mais de 2 dezenas de galardões de platina, para além de ter esgotado, repetidamente, as principais salas de espectáculo do País e grandes salas europeias – como o Olimpya.
Inicia-se, assim, uma nova fase na carreira de Tony Carreira que promete continuar a sua trilha de sucesso

Museu de Carregal do Sal acolhe exposição de fotógrafa luso-brasileira



FOTÓGRAFA LUSO-BRASILEIRA É A PRIMEIRA
A APRESENTAR UMA EXPOSIÇÃO DE FOTOS
NO MUSEU DO CARREGAL DE SAL

A jornalista e fotógrafa Márcia d´Santos, nascida no Rio de Janeiro, será a primeira luso-brasileira a realizar uma exposição de fotografias no Museu do Carregal de Sal.
No dia 5 de Agosto de 2008, será inaugurada a mostra “Por Terras do Concelho”, que reúne 30 fotos em preto e branco tiradas nas aldeias de Pardieiros, Beijós, Cabanas de Viriato e Oliveira do Conde.
A fotógrafa estará presente a inauguração da exposição.
Além das imagens de vida nestas aldeias, o casario e algumas actividades, como a vindima, realizada em Setembro, também foram registadas em fotos a feitura de uma iguaria muito apreciada na região, a bola de sardinha.
A exposição “Por Terras do Concelho” é, sobretudo, uma homenagem às pessoas que trabalharam e que ainda trabalham no campo, debaixo de sol e chuva, às vezes na base do sacrifício, 365 dias por ano.
A mostra também é um reconhecimento pelo trajecto de vida dos pais e avós da fotógrafa na aldeia Pardieiros, onde nasceram, cresceram e seguiram vivendo antes de emigrarem para o Brasil nos anos 1950.

Exposição: Por Terras do Concelho
Local: Museu do Carregal de Sal (Rua Alexandre Braga, n0. 32 - Carregal do Sal - Tel: 232 960 404)
Inauguração: 5 de Agosto de 2008
Encerramento: 31 de Agosto de 2008


BIOGRAFIA

Márcia d´Santos tem ascendência portuguesa - pais e avós - e naturalizou-se em 1990, tornando-se uma carioca luso-brasileira.
A jornalista e fotógrafa já viveu em Portugal durante 1 ano, entre 1999 e 2000, quando desenvolveu o projecto “A Cultura Portuguesa Contemporânea Sob a Óptica da Comunicação Social”, através de uma bolsa de pesquisa obtida pelo Instituto Camões, na qual abordou os temas: cinema, literatura, mass media e música.
Actualmente, Márcia d´Santos desenvolve jornalismo, na organização de pautas e produção de noticiários para a Rádio Antena 1 Lite FM, no Rio de Janeiro.

Na área da fotografia, já participou - e foi premiada - nos concursos (todos no Brasil):
PRÉMIO ELETRONUCLEAR DE FOTOGRAFIA - 2004
CONCURSO NACIONAL DE FOTOGRAFIA ANGRA 500 ANOS - 2002
CONCURSO DE FOTOGRAFIAS “OLHOS DE VER” – VILA ISABEL, RJ - 2001
Exposição: Por Terras do Concelho
Local: Museu do Carregal de Sal (Rua Alexandre Braga, n0. 32 - Carregal do Sal - Tel: 232 960 404)
Inauguração: 5 de Agosto de 2008
Encerramento: 31 de Agosto de 2008

É já no dia 7 que começa mais um Festival deste Verão



TMN proporciona 4 dias de SWtmn
que prometem durar para sempre


Faltam dois dias para o arranque de um dos maiores eventos do Verão – o Festival do Sudoeste TMN.

Este ano, com Björk à cabeça, o SWtmn traz a palco cantores e bandas de diversas nacionalidades, do Brasil a Israel, e uma grande variedade de géneros musicais, que vão da world music ao reggae passando, até, pelo fado.

Para além da música, um conjunto de acções e espaços TMN prometem fazer as delícias dos festivaleiros e transformar o SWtmn no grande palco de entretenimento do país, que este ano é também um mega hotspot wi-fi green com acesso gratuito.
Entre 7 e 10 de Agosto de 2008, de novo com lugar na Herdade da Casa Branca, na Zambujeira do Mar, o SWtmn traz a palco nomes sonantes da música internacional, como Vanessa da Mata, Tinariwen, Chemical Brothers, Tindersticks e Nitin Sawhney, e da música nacional, como Clã, David Fonseca, Jorge Palma, Camané e Xutos e Pontapés & The Rock n’ Roll Big Band, num cartaz que à cabeça apresenta um título incontornável: Björk.
Os clientes da TMN que entretanto trocaram pontos através do programa ponto t ficam hospedados na ‘tmn village’ – um espaço com diversas mordomias e muitas surpresas na zona de campismo –, tendo ainda acesso exclusivo ao ‘Trio Eléctrico tmn’, um camião transformado em plataforma VIP que estará estrategicamente posicionado, de modo a que os seus ‘passageiros’ tenham vista privilegiada sobre o palco TMN.

Na 4ª feira, véspera do início do SWtmn, este camião andará pelas praias da região a oferecer música e a promover o festival.

Já no SWtmn e durante o dia, o ‘Trio Eléctrico tmn’ “dará música” a todos os festivaleiros.
Diversas actuações musicais estão previstas no palco reservado à zona do campismo, que este ano abre no dia 2 de Agosto.

No dia 6, os festivaleiros que entretanto já estiverem na Herdade da Casa Branca contam com a actuação do mediático Bob Sinclair.

Também a marcar o cartaz do SWtmn de 2008, com uma vertente multidisciplinar, estarão três companhias de teatro de rua: Transe Express – Mobile Homme, Strange Fruit e João Paulo Santos – Mastro Chinês.

Mas porque o SWtmn vai muito para além da música, a TMN apresenta ainda um conjunto de espaços de paragem obrigatória, a começar pelo ‘lounge tmn’, onde é possível experimentar e aderir a diferentes serviços da TMN: Banda Larga TMN, Music Box, Meo Mobile, Moche, internetnotelemóvel, e.escola tmn, jogos Java e o recém lançado Zlango.
Aquele que foi considerado um símbolo forte do SWtmn em 2006, a ‘roda t’, está de volta este ano.

Com 28 m de altura e capacidade para 120 pessoas, a ‘roda t’ estará em pleno funcionamento 8 horas por dia.
E depois de, no SWtmn de 2007, terem sido transaccionados mais de 40.000 ‘ecos tmn’, a TMN traz também de novo ao SWtmn esta acção, que premeia com ‘ecos tmn’ os festivaleiros que contribuirem para a limpeza do recinto, válidos para troca de brindes e experiências TMN, como é o caso da ‘roda t’ ou do merchandising Zlango (t-shirts, crachás, bodypainting).


Em pleno recinto, e a avaliar pelo sucesso de 2007, ano em que foram carregadas mais de 18.000 baterias no SWtmn, estarão nesta edição disponíveis duas tendas, com quatro máquinas de carregamento de baterias, cada uma com 18 pontos de carregamento para todas as marcas.
A pensar no acesso à Internet e, sempre, no ambiente, o serviço Wi-Fi disponibilizado pela TMN será alimentado, nesta edição do SWtmn, por uma solução de energia ecológica (solar e eólica), materializada num hotspot wi-fi green com acesso gratuito.
No canal, entre as 12h00 e as 20h00, os presentes contarão com o espaço Music Box, onde diversos DJs nacionais e internacionais, como Vasco Fortes, Tiago Santos, Tozé Diogo, DJ Vahgan, entre outros, se preparam para alternar entre as suas próprias músicas e as escolhidas pelos festivaleiros de entre uma play list ‘music box tmn’.
Ao cair do dia, todos serão surpreendidos com uma ‘brigada moche’ que se propõe invadir o recinto do SWtmn, à semelhança do spot publicitário da TMN, e oferecer cartões moche. Quando estiver noite cerrada, por detrás do palco Positive Vibes, os festivaleiros serão desafiados a deixar a sua própria mensagem num graffiti digital, seguindo o estilo do festival Offf, este ano inaugurado em Portugal pela mão da TMN.
Para marcar presença no SWtmn de 2008, que mais uma vez será palco de acções inéditas, basta àqueles que não foram contemplados com bilhetes gratuitos através dos passatempos TMN adquirirem um bilhete diário, no valor de 40 euros, ou um passe de quatro dias, pelo valor de 75 euros, neste caso com acesso ao campismo desde o dia 2 de Agosto.





Quinta-Feira Ala dos Namorados vai ao Casino Estoril



Ala dos Namorados actua Quinta-Feira
no Du Arte Lounge do Casino Estoril


É já na próxima Quinta-Feira, pelas 23 e 30, que a Ala dos Namorados regressa ao Du Arte Lounge para protagonizar mais um “Grande Concerto no Casino Estoril”.

“A actuação será baseada nas canções do álbum “Mentiroso Normal”, passando por alguns temas incontornáveis do nosso reportório”, sublinha Manuel Paulo.
Numa antevisão do concerto, Manuel Paulo adianta, “teremos ainda como convidados especiais, Rão Kyao e Nancy Vieira, que se conjugam excepcionalmente com o som da Ala dos Namorados, criando atmosferas e paisagens sonoras únicas”.

Em “Mentiroso Normal”, “a Ala dos Namorados visita várias linguagens, apropriando-se delas duma forma, ainda, mais madura.

Cria, uma vez mais, um som que, sendo híbrido, pois contém atmosferas que vão do fado ao cabaret, passando pelo jazz ou música clássica, não deixa de ter um cunho inconfundível, identificando imediatamente o grupo”, diz Manuel Paulo.
Editado em 2007, o mais recente êxito discográfico da Ala dos Namorados reúne temas como “Caçador de Sóis”, “Sem Vintém”, “Espaço Reservado”, “Voltar a Ser”, “Samba do Crime”, “Voltas” ou “A Passagem”.

Manuel Paulo manifesta-se satisfeito com a adesão do público aos novos temas da banda.

“A canção “Caçador de Sóis”, entrou no imaginário colectivo, pois o público canta-a nos espectáculos.
Mas é extremamente gratificante, ver como as pessoas ao longo do concerto aderem a todo o reportório do grupo”.
Após terem esgotado o Du Arte Lounge em 2005, a Ala dos Namorados está de volta ao Casino Estoril com uma nova formação.

Nuno Guerreiro e Manuel Paulo serão acompanhados por Pablo Banazol nas guitarras, Ruben Santos no trombone, Massimo Cavalli no contrabaixo, e Jaume Pradas na bateria.
Com um sugestivo cartaz, o Casino Estoril acolhe, logo às 21 e 50, o artista David Burlet, que apresenta um número de “Spinning Plates”.

A partir das 22 horas, o Quinteto Maria João Matos assegura a animação musical.

David Burlet repete a sua actuação, às 23 e 15, antecedendo o concerto da Ala dos Namorados, agendado para as 23 e 30.
A partir da uma hora, um conceituado DJ assegura um ambiente festivo até de madrugada.