domingo, 26 de outubro de 2008





Madeira com ligações aéreas low cost a partir do Continente
easyJet já amanhã 27 de Outubro




Amanhã, dia 27 de Outubro, a Madeira passa a contar com ligações aéreas low cost entre Lisboa e Funchal, no seguimento da liberalização do espaço aéreo iniciado no Inverno passado.
A easyJet estreia-se com dois voos diários e uma tarifa de 25,99 euros por percurso, incluindo taxas portuárias.



As expectativas apontam para um enorme crescimento da procura do destino Madeira, não só no mercado interno, mas também no mercado externo com voos de ligação através de Lisboa.
O voo inaugural desta rota conta com a presença da Secretária Regional do Turismo e Transportes, Conceição Estudante, e do Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade.
A easyJet encontrava-se já a operar no Aeroporto da Madeira desde o final de 2007, com voos provenientes de Londres, designadamente de Stansted e Bristol.



Esta operação revelou-se um êxito porque contribuiu para aumentar o número de turistas ingleses no Arquipélago.



Só entre Janeiro a Maio do ano corrente o número de hóspedes ingleses aumentou 34 por cento relativamente ao mesmo período do ano anterior.

Em termos de dormidas, e nesse mesmo período, o aumento foi de 27,7 por cento.
Com esta nova frequência da companhia aérea britânica a preços muito competitivos a Madeira deverá estabelecer-se, em definitivo, como um dos destinos preferidos para os "city-breaks" dos europeus.


'MALABAR', de Mário de Sousa Cunha

História de uma Viagem Malfadada


Recuemos no tempo. Portugal lança as suas naus à descoberta do mundo:África, América e, sobretudo, Oriente.

Estamos a meados do século XVI.Numa manhã de 1561, a nau São Paulo zarpa de Lisboa com destino a Goa.

Às 500 pessoas que seguem a bordo esperam-nas grandes provações e um destino trágico.

'Malabar', o novo romance histórico de Mário de Sousa Cunha, ficciona sobre umepisódio verídico da nossa História, recuperando e reconstruindo passo a passo o calamitoso percurso e o malfadado destino da referida embarcação e dos seus passageiros.

Devido às narrações das aventuras e desventuras das viagens dos portugueses além-mares, o naufrágio na Costa do Malabar tornou-se sobejamente conhecidoe faz parte da nossa história trágico-marítima.

De facto, desde a descoberta da Rota das Índias por Vasco da Gama, em 1498,uma armada em direcção ao Oriente deixava todos os anos o Porto de Lisboa, entre Março e Abril.

Composta por quatro ou cinco naus, saía do Tejo até ao Atlântico e dirigia-se então para Sul.

Os navios iam em busca de pimenta,cravo e canela, além de outras novidades que pudessem suscitar interesse nos mercados europeus.

E mesmo com riscos, não se cogitava interromper as aventuras. Muitos barcos e vidas eram perdidos, tal como aconteceu à nau SãoPaulo na Costa de Samatra, e 'Malabar' ficciona-o realçando aspectos informativos, curiosos e pitorescos desta viagem.


Sobre Mário de Sousa Cunha


Mário de Sousa Cunha é professor de História e um investigador apaixonado.

É mestre em História Medieval pela Faculdade de Letras do Porto e pós-graduado em História Medieval e do Renascimento pela mesma instituição.

Actualmente, é docente nas Universidades Lusíada e Lusófona do Porto, onde lecciona disciplinas nas áreas da História e História da Arte.

É autor de manuais escolares de "História" para o Ensino Secundário, e tem vários livros publicados, nomeadamente 'O Diário Íntimo de Marco Aurélio'(Editora Ésquilo).


O lançamento do livro 'MALABAR', editado pela Bertrand, realiza-se no dia 28 de Outubro, pelas 18 h, na FNAC do Norte Shopping (Matosinhos), estando a apresentação da obra a cargo do prof. doutor Luís Adão da Fonseca, especialista em História Medieval e docente da Faculdade de Letras do Porto e da Universidade Lusíada (Lisboa).

Dia da Biblioteca Escolar comemorado amanhã na Póvoa do Varzim





Segunda-feira, dia 27, comemora-se o Dia da Biblioteca Escolar e a Biblioteca Municipal irá celebrar esta efeméride em parceria com a Escola E.B. 2/3 de Beiriz, local onde vão decorrer as iniciativas.

O programa de actividades tem início marcado para as 10h00 e conta com uma intervenção do Vereador da Educação e Cultura, Luís Diamantino, sobre a relação da Biblioteca Municipal e Bibliotecas Escolares no concelho da Póvoa de Varzim e a sua importância no contexto sócio-educativo da formação de cidadãos no mundo de hoje.

Em nome do município, o vereador vai também proceder à oferta de edições municipais para enriquecimento dos fundos documentais das Bibliotecas Escolares do Agrupamento Campo Aberto.

Às 10h30, tem lugar a apresentação do livro Os Penedos dos Guizos de Sofia de Azevedo Teixeira, com Ilustrações de Elza Tavares.

O lançamento desta obra destinada ao público infanto-juvenil decorreu em Julho deste ano, revelando um pouco da misteriosa lenda de Argivai.

O dia termina com uma palestra, às 19h30, proferida pelo director da Biblioteca Municipal, Manuel Costa, subordinada ao tema “O papel dos pais e famílias no processo educativo”.

De acordo com os princípios estabelecidos pela IASL - Internacional Association of School Librarianship - Associação Internacional das Bibliotecas Escolares, o mês de Outubro foi instituído como o “Mês Internacional da Biblioteca Escolar”, permitindo aos responsáveis pelas bibliotecas escolares, em todo o mundo, escolherem um dia desse mês para celebrar a importância das bibliotecas escolares.

Em Portugal, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares decidiu declarar o dia 27 de Outubro como o Dia da Biblioteca Escolar, sendo que este ano o lema das comemorações é “Literacia e Aprendizagem na Biblioteca Escolar”.