terça-feira, 28 de outubro de 2008

Mesa Redonda em Vila Franca de Xira


Mesa Redonda: “De Olisipo a Ierabriga”



A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, através do Museu Municipal, promove, na próxima Sexta-feira, dia 31 de Outubro, a partir das 09.30 Horas, no Auditório do Museu do Neo-Realismo, em Vila Franca de Xira, uma Mesa Redonda subordinada à temática: “De Olisipo a Ierabriga”, dedicada à temática das vias de comunicação desde a época romana até ao século XVI.

José Castelo Branco em sessão de autógrafos


José Castelo Branco - O Rei do Jet Set Português – tornou-se famoso pelos seus modos exuberantes, extravagantes e polémicos.
Depois de ter passado por alguns reality shows e após vários meses de preparação com o produtor musical Luís Jardim, José Castelo Branco prepara-se para brilhar no mundo musical, com a edição do seu primeiro álbum.
Oui C’Est Moi - Novo Álbum
Nas lojas dia 3 de Novembro
Sessão de Autógrafos
7 de Novembro – 19h Worten do Vasco da Gama
Passatempo
Habilite-se a ganhar um DIAMANTE
Pelas mão de JCB durante um jantar de Natal
Saiba tudo em http://www.worten.pt/(de 3 e 24 de Novembro)










Agora já tem onde colocar as pilhas velhas!



ABERTURA DO MEGA PILHÃO
O vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Marcos Perestrello, estará presente amanhã, quarta-feira, dia 29 de Outubro, na abertura do Mega Pilhão, resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Ecopilhas (empresa responsável pela recolha e reciclagem de pilhas em Portugal), às 15h00, na Praça da Figueira.
O Mega Pilhão é uma réplica dos já conhecidos pilhões, mas com oito metros de comprimento e três de altura e estará colocado na Praça da Figueira, sensibilizando as pessoas para esta questão ambiental e permitindo-lhes participar e contribuir para a mudança de comportamentos.
Os cidadãos são, assim, convidados a depositar neste Mega Pilhão as pilhas e baterias que já tiverem utilizado, permitindo a sua reciclagem.

Novo Livro de Luis Sepúlveda acolhido com entusiamo na Póvoa do Varzim



A necessidade de contar histórias

Luis Sepúlveda apresentou ,na Póvoa do Varzim ,

novo livro de ficção



O Diana Bar foi ontem à noite palco de regresso e reencontros. Regresso de Luis Sepúlveda à ficção, com o novo livro que apresentou, A Lâmpada de Aladino, e de reencontros entre amigos, que cimentaram a sua amizade nas ondas das Correntes d’Escritas.



Já há muito que os leitores pediam um novo livro de ficção a Luis Sepúlveda, embrenhado nos últimos anos na escrita de crónicas jornalísticas.


Com A Lâmpada de Aladino, Sepúlveda volta em força, com um livro que reúne treze pequenos contos que se passam em sítios tão distantes como a Patagónia, Hamburgo, Alexandria ou Ipanema.


E na plateia estavam os amigos do Correntes d’Escritas onde, entre caras anónimas, se viam escritores como Ivo Machado, Rosa Lobato Faria e Aurelino Costa.


De facto, é impossível dissociar Luis Sepúlveda das Correntes d’Escritas, evento único na Península Ibérica que, desde há nove anos, reúne, em Fevereiro, na Póvoa de Varzim, escritores de expressão ibérica.


“Se a Póvoa de Varzim é conhecida pelas Correntes d’Escritas deve-o ao Luis Sepúlveda, que desde a primeira hora esteve connosco”, reconheceu Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Cultura, verdadeiramente agradado com o facto de a Póvoa de Varzim fazer parte do itinerário de Sepúlveda sempre que vem a Portugal.


O Vereador aproveitou ainda para agradecer à Porto Editora, que lança o livro em Portugal, e a Manuel Valente, o editor do escritor chileno.



“Ele é o nosso agente e assumiu a missão de promover a Póvoa de Varzim onde quer que vá.” Luís Diamantino confessou ter lido o livro de um só fôlego, e viu que Sepúlveda não esqueceu, nesta sua nova obra, os seus amigos portugueses. “Este livro fala muito dos portugueses, aparece sempre um português em qualquer lado, por isso há, de facto, muito de nós aqui”, explicou o edil. Em A Lâmpada de Aladino Luís Diamantino viu Luis Sepúlveda, as suas vivências, que transparecem pela contestação que marca a narrativa, pelas referências políticas e alusões ao fascismo e claro, pelos vários locais onde decorrem os contos: “É um retalho dos vários locais por onde ele foi passando. São marcas de alma”.
A Manuel Valente, da Porto Editora, não passou despercebida a presença dos muitos amigos. “Estava-me a lembrar do Diana Bar da minha infância. A ideia que eu tinha era que isto era um café enorme. Mas hoje percebi que o espaço até é pequeno, mas porque está cheio de amigos. E isso é que é importante”. O editor mostrou-se duplamente feliz por Luis Sepúlveda o ter acompanhado na sua nova fase profissional, marcada pela mudança de editora, e por terem iniciado este novo ciclo com o regresso de Sepúlveda à ficção e à sua “espantosa capacidade de contar histórias, com uma voz própria que conquistou milhares de leitores”.




E Manuel Valente adiantou ainda que é esperado um regresso em força deste vulto da literatura, com novas obras que estão já a ser preparadas.




Confessando-se emocionado, Luis Sepúlveda explicou que “estar aqui é muito mais do que vir a uma actividade profissional como escritor, aqui reencontro-me com amigos”, disse, recordando os debates sobre literatura no Auditório Municipal durante as sessões das Correntes d’Escritas e as noites passadas em branco no hotel, onde as horas de descanso eram trocados por conversas com escritores e editores. A palavra “regresso” foi uma incontornável durante a sessão de lançamento. E Sepúlveda justificou-se: “Nunca deixei de escrever ficção, o que aconteceu foi que nos últimos anos escrevi crónicas onde gritava contra as coisas com as quais não concordava e a isto dediquei mais de 12 anos”.




Este é um regresso que se explica não só por Luis Sepúlveda considerar a ficção “a literatura pura” mas também por respeito aos leitores: “nós temos a sorte de ter alguns leitores que não se limitam a comprar os nosso livros.




Eles levam-nos para casa, somos um familiar, entramos nas suas conversas do dia-a-dia e isso cria uma relação de nobreza e compromisso com os leitores”. Passado em locais “que fazem parte da minha geografia sentimental”, A Lâmpada de Aladino é, simultaneamente, uma homenagem de Sepúlveda “a gente que é importante para mim” e também à tradição oral.
O autor explicou ainda que esta é uma obra inspirada em As 1001 noites, um conto trágico sobre uma rapariga que todos os dias tinha que contar uma nova história que agradasse ao sultão, sob pena de ser morta. Aqui, Sepúlveda encontrou uma metáfora sobre a literatura em geral, pois todo o escritor espera sempre “ter a hipótese de contar outra história no dia seguinte”.




E a avaliar pela forma atenta como todos escutaram o rol de histórias que Sepúlveda partilhou com a audiência, marcadas pelo humor, e o conto “A Árvore”, um dos 13 de A Lâmpada de Aladino que Manuel Valente leu para a plateia, Sepúlveda terá sempre um sultão ávido por ouvir as suas histórias.

lado B apresenta Dead Combo




O mestre da Música contemporânea do Brasil toca em Portugal


Vinícius Cantuária nasceu em Manaus a 29 de abril de 1951.
Na década de 70, integrou a banda de rock progressivo O Terço. Entre suas composições, a mais famosa é Só você, da primeira metade dos anos 80 e que depois foi gravada por vários artistas, como Fábio Júnior e Fagner.
Outro sucesso seu é do início da mesma década: Lua e Estrela, gravada na voz de Caetano Veloso, de cuja banda de turnê, a Outra Banda da Terra, fez parte.
Essa música também foi gravada por Gilberto Gil em inglês em um disco seu para o mercado estado-unidense.


- LUPIN III -
NOVOS EPISÓDIOS NO ANIMAX



Animax estreou novos episódios e aventuras de um ladrão de longa linhagem, neto do famoso Arsène Lupin, que alia agora as mais modernas tecnologias às artimanhas mais clássicas para aplicar o melhor golpe.




LUPIN III
Lupin III
é a série sobre o ladrão mais conhecido do mundo. É conhecido de todos o personagem de Arsène Lupin, o famoso ladrão francês criado por Maurice Leblanc que se movia como “peixe na água” por entre festas e jóias.

Nesta série acompanhamos as aventuras da terceira geração da família, o seu neto, numa série clássica de enorme êxito no Japão: Lupin III.

Este dedica-se a executar roubos ao mais alto nível, empregando as tecnologias mais sofisticadas e demonstrando um domínio absoluto na utilização de uma ampla gama de disfarces.
Hoje em dia Lupin é perseguido pelo Inspector Basilio, que descende de uma família de inspectores que tem perseguido a família de ladrões e que promete não descansar enquanto não encontrar forma de deter o famoso ladrão.



A sua vida depende unicamente disto e por isso fracassa constantemente ao pensar que ao agarrar Lupin tudo terminará…
Mas Lupin não está sozinho.

Fazem parte do seu bando outros três membros: Óscar, um dos pistoleiros mais famosos e mais rápidos do mundo; Francis, um expert em espadas descendente de uma família prodigiosa e bem conhecida no meio dos samurais; e Patrícia, a terceira do grupo, que apesar de parecer uma boa rapariga só procura satisfazer os seus interesses e parece sentir alguma coisa por Lupin
O estilo visual desta série mistura-se entre a manga e o comic americano e neste ambiente apresenta-nos um grupo que enfrenta tanto a polícia como toda a espécie de ladrões e bandidos. Aventuras hábeis num jogo em que há que ser o mais astuto e, além de mais, contar com a sorte.

Emissão: Segunda a Sexta às 16h05
Realização: Hayao Miyazaki

Halloween é festejado na Fox e My Space



Noite de 31 de Outubro, a partir das 23h00

MySpace junta-se à FOX para animar a ‘FOX Bloody Halloween’ ·

Funkoffandfly, DJ Stikup, Makongo e DJ The FOX actuam no evento·


O MySpace Portugal junta-se à FOX International Channels (FIC) Portugal para animar e promover a ‘FOX Bloody Halloween’, a festa que a FIC está a organizar para celebrar o ‘Dia das Bruxas’, a 31 de Outubro, a partir das 23h, na Cordoaria Nacional.

As performances musicais desta mística noite vão estar a cargo dos Funkoffandfly, Makongo, e dos conceituados DJ do circuito nocturno nacional: Stikup e The FOX.